Quinta-feira, Junho 5, 2025
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Região do Japão quer contratar ninjas

Turismo de Aichi

Esta é uma das fotos promocionais do Departamento de Turismo de Aichi para tentar atrair candidatos a ninja de todo o mundo

Esta é uma das fotos promocionais do Departamento de Turismo de Aichi para tentar atrair candidatos a ninja de todo o mundo

O governo regional de Aichi, no Japão, abriu vagas para contratar seis ninjas com o objetivo de estimular o turismo na região.

Os ninjas devem ser contratados em período integral e vão receber ordenados de de 180 mil ienes (cerca de 1.430 euros), de acordo com o anúncio de emprego.

Entre os pré-requisitos do governo de Aichi para os futuros contratados estão a preparação física e as habilidades acrobáticas.

O objetivo é promover o “turismo envolvendo os senhores de guerra”.

Os ninjas eram mercenários japoneses do século XV, especialistas em espionagem, assassinatos e sabotagem, entre outras formas não convencionais de ataques e guerra.

Este tipo de guerreiro era considerado inferior aos samurais e à nobreza militar japonesa, que seguiam normas rígidas de honra em combate.

Relações públicas

O emprego de ninja vai envolver também apresentações em público e “trabalho de relações públicas” em rádios e canais de televisão.

No entanto, o governo de Aichi não requer que os candidatos tenham experiência em combate ou um “currículo de mercenário”.

O candidato ideal, de acordo com o anúncio de vaga, deve “gostar de ser o centro das atenções mesmo que seja um ninja secretamente”, disse à agência de notícias AFP Satoshi Adachi, do Departamento de Turismo de Aichi.

O grupo poderá apresentar-se em inglês, e por isso falar japonês é desejado mas não é essencial para conseguir o emprego, mas Adachi afirma ser necessário que o candidato tenha paixão pela história do Japão.

Qualquer pessoa acima de 18 anos poderá concorrer, e as inscrições estão abertas até 22 de março.

O treinamento para os ninjas será rápido: os candidatos escolhidos vão estar aptos para trabalhar no fim de abril.

Depois do treino, vão-se apresentar no castelo de Nagoya e outros locais famosos da região.

O governo de Aichi espera conseguir os mesmos resultados do governo da região vizinha, de Mie, que abriu um museu ninja na cidade de Iga, combinando detalhes históricos com apresentações acrobáticas inspiradas nas histórias dos antigos guerreiros.

Iga, que reivindica ser a cidade onde surgiram os ninjas, já foi o lar de muitos desses guerreiros – também conhecidos como shinobi -, que surgiram como um fenómeno peculiar num período do século XV no Japão, quando o país estava dividido em regiões e vivia um período de instabilidade.

Os ninjas desapareceram gradualmente depois do Japão ser unificado, no século XVII.

Os ninjas foram um fenómeno histórico real, mas muito do que se afirma sobre eles é baseado em lendas e mitos.

ZAP / BBC

Vodafone elimina tarifas de roaming na Europa

A partir desta segunda-feira, a Vodafone elimina as tarifas de roaming sobre as chamadas telefónicas, mensagens de texto e utilização de dados realizados na Europa.

Em comunicado, a operadora anunciou que os clientes que aderirem aos novos tarifários Vodafone RED ou pacotes convergentes (TvNetVoz+Móvel) passam a poder comunicar na Europa sem custos adicionais, garantindo o preço das tarifas em Portugal.

Os clientes da Vodafone podem usufruir da oferta mediante subscrição dos novos tarifários disponíveis através da campanha “Power aos Viajantes”, podendo falar, enviar SMS e navegar a preços nacionais no resto da União Europeia.

A eliminação das tarifas de roaming está sujeita a uma política de utilização responsável e a um período de fidelização de 24 meses ao novo tarifário.

A Vodafone antecipa assim os prazos determinados pela Comissão Europeia para o fim das taxas de roaming, com data marcada para 15 de junho de 2017.

A partir de maio de 2016, as taxas de roaming não poderão ultrapassar os 0,05 euros por minuto nas chamadas, 0,02 euros nas mensagens e 0,05 euros por megabite no uso de dados.

B!T

Jet Lag: 16 dicas de especialistas contra a maldição dos viajantes

Jet Lag – a sensação com que fica após um voo de longo curso, depois de voar através dos fusos horários, aquela sensação de cansaço extremo e mente difusa, de distração, de mal-estar no estômago e de transtorno e desorientação em geral que estraga as suas férias (ou lhe arruína o bem-estar pós-férias).

Os nossos corpos foram feitos para estar acordados durante o dia e para dormir durante a noite. Voar no meio da luminosidade quando o seu corpo acha que é de noite e comer comida de avião na altura em que costuma estar a dormir perturba o nosso ritmo circadiano.

No mundo existem 24 fusos horários e quantos mais atravessar durante o seu voo de longo curso, mais intenso pode ser o seu jet lag. O seu corpo não sabe se deve atrasar ou avançar, e esta confusão tem como resultado dias de exaustão e de desempenho abaixo do esperado.

Mas não desespere, o AEIOU e a momondo juntaram-se para lhe dar os melhores conselhos para vencer o jet lag. Dezasseis sugestões (e mais um comentário) sobre como controlar o jet lag – antes, durante e depois do seu voo.

 

ANTES

1. Voe para ocidente

O melhor jet-lag é o de oeste, dizem os entendidos. Ao viajar para oeste, está a voar para um dia maior. Está a aumentar o seu dia. Ao voar para este, está a encurtá-lo e a perder tempo. É mais fácil ficar acordado até mais tarde do que ir dormir quando o seu corpo não está preparado para descansar.

2. Escolha as horas do seu voo com cuidado

Voar em horas mais calmas como, por exemplo, a meio da semana, de manhã cedo ou muito tarde de noite (e evitando as férias escolares) poderá ajudar. Dependendo do trajeto e classe na companhia aérea, terá mais espaço para se esticar e respirar melhor.

3. Voe durante o dia

Adormece facilmente? É a única que pode saber. Ou consegue dormir no avião ou acha que é impossível adormecer, distraído pelos outros passageiros, pelos serviços de entretenimento e pelo ruído constante da cabina da aeronave.

É a perturbação do ritmo natural que conduz ao jet lag, por isso se tiver facilidade em adormecer, apanhar um voo noturno no qual pode manter a sua rotina irá ajudar a afastar o jet lag. Se não, voe durante o dia.

4. Arranje o melhor lugar que conseguir comprar

É simples. A Classe Executiva ou Primeira Classe com assentos totalmente reclináveis/cápsulas ou pods dar-lhe-ão mais oportunidades de descanso que a apartada Classe Económica. Pode pedir o upgrade só na ida? Comprar um lugar com espaço extra na fila da saída de emergência, arranjar um lugar virado para a parede (cuidado, as companhias aéreas geralmente atribuem estes lugares a famílias com bebés) ou apenas encontrar um lugar de coxia?

5. Faça escala

Num voo de longa duração, será necessário fazer escala. Aproveite esta oportunidade para esticar as pernas, descansar e ambientar-se. Dubai, Banguecoque, Kuala Lumpur, Singapura e Hong Kong são locais de escala habituais.

6. Reinicie o seu relógio

Alguns dias antes de voar, altere a sua hora de deitar em uma hora ou duas. Consulte o fundamental guia de jet-lag no site da British Airways.  Foi desenvolvido em parceria com o Dr. Chris Idzikowski, um grande especialista no sono.

Selecionando a sua hora normal de acordar, as horas no seu local de destino e as horas do seu local de partida, esta ferramenta irá dizer-lhe quando deve aproveitar a luz do sol e quando deve fechar as persianas.

7. Hidrate-se

Beba muita água antes de voar de modo a evitar a desidratação. E não beba álcool na véspera de voar.

8. Verifique as suas opções de refeições

Escolha hidratos de carbono para um voo noturno se planeia adormecer, ou proteínas para mantê-lo acordado e alerta. Leve algumas nozes, frutos secos e chocolate negro para petiscar.

 

DURANTE

9. Reinicie-se

Assim que entrar a bordo, acerte o seu relógio ou smart phone para o fuso horário para onde está a voar. Há uma aplicação, chamada Entrain, que indica aos utilizadores os horários de luz diurna – algo que está provado que o ajuda a ajustar-se a novos fusos horários tão rápido quanto possível.

Comece já a pensar como se já estivesse de férias. Ajudá-lo-á a entrar no espírito local.

10. Beba água

Diga não ao álcool e peça, em vez disso, água ou sumo. Os peritos dizem que deve beber um litro por cada hora que passa no ar para além das bebidas tomadas à refeição.

11. Zzzzzzzzzzzzzzzz

Se vai dormir, máscaras para os olhos, tampões para os ouvidos, uma almofada e uma manta quentinha irão ajudá-lo. Mantenha a sua rotina para adormecer tanto quanto possível, mesmo a mudança de roupa.

Diga ao seu parceiro do lugar do lado e à tripulação de cabina que vai tentar dormir um pouco.

 

DEPOIS

12. Durma

Quando aterrar, durma uma pequena sesta. Tente que esta dure meia hora ou menos, para que não arruíne o seu sono noturno.

13. Mantenha-se hidratado

Bebendo água. Outra vez! Manter-se hidratado irá ajudá-lo a lutar contra os efeitos do jet-lag. E evite o álcool.

14. Coma bem

Reabasteça-se sensatamente, comendo proteínas, um pouco de gorduras e verduras.

15. Tente respeitar os seus horários

Se fez um voo de longa duração por apenas alguns dias, mantenha as rotinas do costume. Se estiver numa viagem mais longa, viva como os habitantes locais.

16. Cafeína? Melatonina? Exercício?

Uma chávena de café ajuda a aumentar a sua energia! O exercício também, contudo, não o faça muito próximo da hora de deitar.

Muitos viajantes defendem a melatonina. É uma hormona do sono que o corpo liberta durante a noite, ajudando-o a perceber que está na hora de descansar. Está disponível nos Estados Unidos da América e pode ser receitada no Reino Unido, por isso confirme com o seu médico com antecedência.

 

E finalmente terapia

Re-Timer – terapia de luz para combater o jet lag

Parecendo-se um bocadinho com o Google Glass, o Re-Timer é um dispositivo conveniente, o mais moderno na luta contra o jet lag. Baseado em 25 anos de investigação, foi desenvolvida por psicólogos do sono na Universidade de Flinders na Austrália.

Os óculos, que podem ser usados por cima dos óculos de ler, produzem um leve brilho verde. Esta luz verde estimula a parte do cérebro responsável pelos ajustes do seu relógio biológico.

re-timer.com

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A fonte de luz verde sem raios UV está ao melhor comprimento de onda para acertar o seu relógio e reduzir o jet lag. Também funciona em quem trabalha por turnos e em quem sofre de insónias, ajudando a lidar com a Melancolia de Janeiro (também conhecida como Desordem Afetiva Sazonal – DAS).

O website tem uma calculadora do sono, fácil e rápida de usar. Eis como funciona:

– Para adormecer mais cedo, use o Re-Timer durante 50 minutos depois de acordar.
– Para adormecer mais tarde, use o Re-Timer durante 50 minutos antes de dormir.

Os óculos são leves e os benefícios serão evidentes apenas após três ou quatro dias de utilização. A bateria é recarregável e tem um cabo USB para carregar em viagem. Vendem-se por  cerca de 250 euros.

Então pronto, tenha uma boa viagem… e sonhos felizes.

AEIOU / Momondo

Hotéis criticam suspensão do plano estratégico para Belém e demissão no CCB

island[lead_do_artigo]O Business Insider revelou os 25 países com menos turistas.[/lead_do_artigo] Assim como existem destinos muito populares, também existem locais no mundo que não atraem muito os turistas. O site Business Insider fez um estudo com o qual conseguiu concluir quais são os 25 países menos visitados em todo o mundo. Em primeiro lugar ficou Nauru (Oceânia) que anualmente recebe apenas 160 turistas. Segundo este site existem diversos fatores que influenciam os poucos turistas. Nomeadamente localização, voos e hotéis disponíveis, custos, governo e conflitos. Além disso existem ainda locais que simplesmente não são conhecidos. Neste top 25 existe apenas um local europeu - Liechtenstein - que fica localizado entre a Suíça e a Áustria e que recebe cerca de 60 mil turistas por ano. Top 25 países menos visitados do mundo: 1 - Nauru 2 – Somália 3- Tuvalu 4 – Ilhas Marshall 5 – Sudão do Sul 6 – Guiné Equatorial 7 - Kiribati 8 - Líbia 9 – Guiné-Bissau 10 - Turquemenistão 11 – São Tomé e Príncipe 12 - Afeganistão 13 - Comores 14 - Libéria 15 – Ilhas Salomão 16 - Mauritânia 17 - Estados Federados da Micronésia 18 – Serra Leoa 19 - Tonga 20 – Guiné Conacri 21 - Liechtenstein 22 – Djibouti 23 - São Vicente e Granadinas 24 – República Centro-africana 25 - Timor Leste

Torre de Belém em Lisboa

Torre de Belém em Lisboa

Os responsáveis dos grupos hoteleiros Altis, Tivoli e Vila Galé estão contra a extinção do plano estratégico para a zona de Belém, em Lisboa, assim como a demissão de António Lamas do CCB.

As críticas são unânimes e partem dos diretores de três dos principais grupos hoteleiros em Portugal: Altis, Tivoli e Vila Galé.

Segundo o Diário de Notícias, os três estão contra a suspensão do plano estratégico para a zona de Belém, bem como por causa da demissão do autor do projeto, António Lamas, da direção do Centro Cultural de Belém.

Recorde-se que o atual ministro da Cultura, João Soares, confirmou no Parlamento o afastamento do gestor, alegando várias divergências entre os dois precisamente por causa deste projeto conhecido por “eixo Belém-Ajuda”.

Tal como tinha prometido, o ministro acabou por demitir Lamas na segunda-feira, sendo anunciada, logo a seguir, a nomeação de Elísio Summavielle para o substituir no cargo.

Em declarações ao DN, os diretores explicam o porquê de estarem contra as ações do ministro, alertando que a suspensão do projeto naquela área pode contribuir para o risco de estagnação do seu desenvolvimento turístico.

O diretor de operações do grupo Altis e proprietário do Altis Belém, Francisco Moser, afirma não ter ficado “minimamente esclarecido” com as razões apresentadas.

“Acho que foi pura e simplesmente um ato político. Deixou-nos um certo amargo de boca porque tínhamos esperança de que o plano, ao menos, pudesse ser discutido”, explicou ao jornal.

“Agora nem sabemos se o plano existe ou se vai haver outro”, acrescentou o responsável, preocupado com o investimento feito naquela zona.

“O Hotel Altis Belém teve um investimento já em si elevado. E tinha sido projetado a pensar num determinado segmento de mercado, num determinado nível de procura e também de um melhor desenvolvimento das acessibilidades e da oferta turística”, disse.

Gonçalo Rebelo de Almeida, administrador dos Hotéis Vila Galé, não se quer pronunciar sobre a componente política mas admite estar preocupado com a suspensão do projeto.

“Da perspetiva de um investidor numa zona próxima, porque temos um hotel próximo de Belém, fico sem saber se vai haver estagnação de um plano, que pode ser aquele ou outro. O que nos preocupa é a perspetiva de não haver nada”.

O responsável considera que é uma zona com “potencial” e que o trabalho do ex-presidente do CCB ia “no sentido certo”.

“Não conheço António Lamas pessoalmente, mas a imagem que tenho do seu trabalho, nomeadamente nos parques Sintra, é uma imagem positiva, de dinamização e revitalização”.

Pelo contrário, Filipe Santiago, CEO dos Hotéis Tivoli, conhece “muito bem o António Lamas” e o que “fez em Sintra foi muito interessante”.

“E em relação a Belém, vi o plano que ele tinha feito para aquela zona, o distrito cultural, e achei aquilo muito interessante. Fiquei desapontado por não ir para a frente. Não percebi muito bem onde está a discordância do ministro da Cultura”.

Na altura, numa entrevista ao Expresso, o ministro da Cultura admitiu que considerava o plano estratégico “um disparate total”. Já esta semana, depois da nomeação, Summavielle reafirmou as mesmas críticas, rotulando o projeto de uma “parvoíce”.

ZAP

Governo quer Internet gratuita no centro das cidades

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O governo quer facultar Internet gratuita nos centros das cidades, uma medida anunciada pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que visa promover a procura turística dos espaços comerciais nesses locais.

“Queremos pôr ‘wi-fi’ gratuito [Internet sem fios] nos centros das cidades para os turistas poderem procurar restaurantes, mas também queremos que os portugueses o façam”, salientou Manuel Caldeira Cabral, durante as jornadas da Associação de Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e da Ordem dos Contabilistas Certificados, que decorreram na segunda-feira, em Lisboa.

Em declarações divulgadas pelo Diário Económico, o ministro notou ainda que o objectivo é “começar pelos centros históricos mais visitados”, mas também “promover novos negócios para divulgar esta informação sobre turismo na Internet”.

“As pessoas hoje esperam ter rede em todo o lado, na rua, queremos fazê-lo com a intervenção da Secretaria de Estado do Turismo e, nos estabelecimentos comerciais, com a intervenção dos empresários”, disse ainda o ministro da Economia.

ZAP

Google Flights chega a Portugal para ajudar a poupar nos voos

Quem não abdica de procurar os melhores negócios para poupar todos os euros que puder nas viagens de avião pode a partir de hoje acrescentar mais uma ferramenta ao seu arsenal: o Google Flights já chegou a Portugal.

É certo que não faltam serviços de comparação de preços que nos ajudam a encontrar os voos mais baratos para o destino pretendido, mas o Google Flights aterra em Portugal com um conjunto de características que o tornará um dos mais versáteis.

Para além de permitir a pesquisa de voos para determinado destino (e fazer a reserva do voo com um simples clique), o Google Flights tem algumas funcionalidades que se revelam bastante interessantes. Não só temos a possibilidade de poder escolher viagens que nos façam passar por múltiplos destinos, como podemos também optar por ver os resultados com flexibilidade de datas.

Ou seja, nos casos em que não seja imperativo que a data de partida e chegada seja em dias exactos, podemos ter uma visão global e rápida do que se poderia poupar ao optar por uma data ligeiramente diferente, num dia antes ou depois.

Também não faltam opções para aqueles que só sabem que querem ir “para algum lado” mas não têm ainda destino definido ou não sabem bem em que data deverão ir. Com a opção de descobrir e explorar destinos, qualquer pessoa pode rapidamente descobrir sugestões interessantes mediante a data pretendida, o seu tipo de interesses, a duração da estadia, ou o local pretendido.

Sempre que um utilizador selecciona um dos destinos sugeridos é depois disponibilizado um quadro com os voos e hotéis mais baratos disponíveis (preço, escalas, duração do voo e hotéis de 3, 4 e 5 estrelas).

Basicamente, procurar voos para viagens de trabalho ou um destino apetecível para uma escapadinha de fim-de-semana (ou mais prolongada) torna-se agora num processo que pode ser feito em dois ou três cliques.

Aberto Até de Madrugada

Algarve vai encher com ingleses a fugir do Zika e do terrorismo

Praia de Sagres, Algarve

O número de reservas para a época alta aumentou, já nesta altura do ano, 35% face ao ano passado, um fenómeno provocado sobretudo pelas preocupações dos turistas britânicos.

Procurar um destino de férias seguro – e com isto entenda-se sem propagação do vírus Zika e sem terroristas por perto – está a ser uma grande prioridade para os turistas este ano, sobretudo para os ingleses.

Quem o diz é o Diário de Notícias que, esta sexta-feira, dá conta de que as reservas para o verão, já nesta altura do ano, aumentaram 35% face ao ano passado.

Em declarações ao DN, o presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, reconhece que há hotéis que estão já praticamente cheios. “Temos alguns hotéis já com dificuldade em fazer reservas para os meses quentes”, afirma.

Perante esta situação, espera-se que 2016 seja sinónimo de um ano extremamente positivo para a região, uma vez que vive muito do turismo.

Segundo Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, o aumento da procura está relacionado com um “desvio de fluxos turísticos”.

“Os turistas estrangeiros trocaram o Algarve por destinos como a Turquia, Tunísia ou o Egito, mas a instabilidade lá acabou por trazê-los de volta ao Algarve e ao Sul de Espanha”, considera.

Este “regresso ao passado” é visto pelo responsável da AHETA como uma fuga a esses países, que nos últimos tempos têm sido bastante afetados por atos terroristas, e também pela epidemia de Zika no continente sul-americano.

A segurança é, de facto, o fator mais importante para os turistas britânicos quando chega a hora de escolher um destino de férias, segundo um inquérito realizado recentemente pelo portal TravelZoo.

Juntamente a estes fatores, a própria Ryanair está a alertar os britânicos para que se apressem a marcar as suas férias, antecipando que alguns destinos estão já a “esgotar”.

Em resposta ao mesmo jornal, a companhia low-cost explicou que os clientes que normalmente marcavam férias para o norte de África e continente asiático estão agora a fugir para o Mediterrâneo por “medo do terrorismo”.

O responsável pelo turismo da região acredita que não são só estes problemas que relançam o Algarve mas também por causa de fatores como “a diferenciação de ofertas e a divulgação do destino”.

ZAP

Virgin revela a VSS Unity – a nave com que vai levar turistas ao espaço

Virgin Galactic

Virgin VSS Vanity, a nova nave da Virgin Galactic

Depois do trágico acidente de 2014, a Virgin Galactic volta à carga com uma nova nave, mais segura, e com a qual espera levar os primeiros “turistas” até ao espaço.

Esta nova SpaceShip Two, com o nome de VSS Unity, foi assim baptizada por Stephen Hawking – que logo neste evento de estreia teve direito a uma visita especial.

Apesar de a VSS Vanity já ter sido sujeita a inúmeros testes de resistência, terá ainda que superar muitos mais antes de finalmente estar apta a voar e a tentar uma ida até ao espaço.

A novanave incorporou bastante melhorias, incluindo as que foram conseguidas à custa da tragédia anterior. Em 2014, uma SpaceShip Two partiu-se durante um voo de testes, matando um dos pilotos.

A falha deveu-se à activação inadvertida de uma peça que não deveria ter sido activada naquele momento, e neste novo modelo já foram implementados sistemas que impedem que tais erros se possam repetir.

Ainda assim, a filosofia destas naves é um bocado mais “arcaica” do que a dos seus concorrentes, pois em vez de confiar em sistemas completamente automáticos e autónomos, a SpaceShip Two continua a depender exclusivamente dos seus pilotos para voar.

A justificação é de que assim existem muitos menos sistemas “complicados” e reduz-se a possibilidade de que algo possa correr mal.

Certo é que não faltam candidatos para estas viagens até ao espaço – que ainda não têm data oficial.

Há já mais de 700 pessoas interessadas e dispostas a pagar mais de 200 mil dólares para embarcar num voo até mais de 100Km de altura, experimentar alguns momentos de micro-gravidade, e tornarem-se oficialmente “turistas espaciais“.

Para a Virgin Galactic, não há dúvidas quanto ao sucesso deste projecto, e a empresa deu entretanto já início à construção da sua terceira e quarta naves.

Aberto até de Madrugada

Porto e Vigo em guerra (e a culpa é da TAP)

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

Está o caldo entornado entre as cidades do Porto e de Vigo, depois de declarações de Rui Moreira, presidente da Câmara da Invicta, terem incomodado o autarca da cidade galega, Abel Caballero. E tudo por causa da TAP.

A decisão da TAP de abandonar algumas rotas feitas a partir do Aeroporto Sá Carneiro, na Maia, continua a dar que falar, com Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, a liderar a revolta contra essa estratégia da companhia de aviação.

A notícia de que a TAP vai passar a fazer voos entre Lisboa e Vigo, nomeadamente para fazer ligações para viagens intercontinentais, deixou o autarca portuense ainda mais irritado, o que é patente numa entrevista à Visão, onde ele fala do Aeroporto da cidade galega como “miserável”.

A declaração é “um insulto para Vigo”, lamenta Abel Caballero em declarações divulgadas pelo jornal espanhol La Voz de Galicia.

O presidente da Câmara de Vigo considera as palavras de Rui Moreira “intoleráveis” e “impróprias” e exige um pedido de desculpas do autarca português.

“Esta é a minha cidade e não o vamos tolerar”, acrescenta Abel Caballero, sublinhando que respeita “os autarcas que defendem a sua cidade”, mas que “detesta os que insultam”.

O autarca galego garante também, que não voltará a tomar o seu lugar no Eixo Atlântico, organização que reúne as principais cidades do norte de Portugal e da Galiza, até que o presidente portuense peça “perdão”.

Rui Moreira ainda não reagiu à posição de Abel Caballero, mas tem considerado a decisão da TAP como “dramática” para a economia do Norte do país.

O autarca frisou, na entrevista à Visão, que a TAP pretende “deixar de lado” o Aeroporto Sá Carneiro para “favorecer o de Lisboa no que diz respeito aos passageiros galegos”, temendo os impactos que isso vai acarretar para o turismo do Porto.

Da parte da cidade espanhola, afirmou Rui Moreira, “Vigo sente-se como a salsicha fresca dentro da francesinha, mas percebeu que há um senhor americano em Lisboa que tem uns aviões a hélice parados e pode mandá-los àquele aeroporto miserável que eles lá têm e trazer uns passageiros a dormir a Lisboa”.

“Se Vigo tiver oportunidade de tirar tráfego ao porto de Leixões, também fará isso. É normal”, considera.

Considerando normal ser atacado por causa das suas posições em relação à cidade galega, Rui Moreira acrescenta que “o drama da Galiza é que está à frente do Norte de Portugal em tudo, menos nos aeroportos”. “Têm três, e não se entendem entre eles”.

Esta, no entanto, não é a primeira polémica entre autarquias (e autarcas). Há poucas semanas, relata a Visão, Abel Caballero desafiou a União Europeia a tomar uma posição sobre as pressões de Rui Moreira para que a TAP voltasse atrás na abertura da linha Vigo-Lisboa, considerando-as de uma “gravidade extrema” por alegadamente tentar condicionar o mercado.

“Até pode chamar a PIDE”, reagiu na altura o presidente da Câmara do Porto.

SV, ZAP

Ryanair avalia rotas suspensas pela TAP no Porto

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A Ryanair vai avaliar as quatro rotas europeias da TAP canceladas a partir do Porto, afirmou esta terça-feira o diretor de marketing de companhia aérea de baixo custo, Kenny Jacobs.

“Vamos olhar para elas. São uma grande oportunidade”, afirmou hoje o responsável da Ryanair numa conferência de imprensa em Lisboa, com o objetivo de oficializar o lançamento de uma nova rota diária para Berlim a partir do aeroporto da capital.

Em declarações aos jornalistas, Kenny Jacobs explicou que as rotas suspensas pela TAP são “ligações muito importantes para o Porto, para a indústria da moda e também para a agroalimentar“, destacando os destinos Bruxelas e Milão.

Questionado sobre a intenção da Ryanair assegurar essas ligações, o responsável da companhia irlandesa escusou-se a fazer mais comentários, prometendo “um anúncio em breve”, o que poderá acontecer já esta tarde numa nova conferência de imprensa no Porto.

A TAP cancelou rotas com partida do Porto para quatro cidades europeias (Bruxelas, Roma, Milão e Barcelona), explicando que apesar das “boas taxas de ocupação os custos da operação dessas rotas não permitem, atualmente, a rentabilidade da sua operação”.

A questão tem motivado fortes críticas da autarquia do Porto, que garante que a transportadora não tem prejuízo com as rotas que decidiu suspender.

Bom Dia

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