Sexta-feira, Junho 6, 2025
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Confirmado: 2014 foi o melhor ano de sempre no turismo em Portugal

Os turistas que visitaram Portugal nos primeiros onze meses de 2014 deixaram no país 9,6 mil milhões de euros, ou seja 29 milhões de euros por dia, disse hoje à agência Lusa o secretário de Estado do Turismo.

“Os dados até Novembro confirmam que o ano de 2014 é o melhor ano de sempre no turismo em Portugal, nos vários indicadores, no número de hóspedes, de dormidas, de proveitos de hotelaria e de receitas no sector do turismo. Batemos todos os recordes”, declarou Adolfo Mesquita Nunes.

Os números até Novembro são do Banco de Portugal e indicam que as receitas com o turismo cresceram mais de 12% face ao mesmo período de 2013, quando chegaram aos 9,25 mil milhões de euros.

“Os turistas deixaram em Portugal mais de 9 mil milhões de euros, o que equivale a 29 milhões de euros por dia“, salientou o secretário de Estado, acrescentando que “o objectivo é continuar a ganhar quota de mercado face aos nossos principais concorrentes”.

Entre os concorrentes, salientou Adolfo Mesquita Nunes, está a Espanha, o terceiro maior destino turístico do Mundo. O Governo espanhol anunciou hoje que fechou o ano de 2014 com um recorde histórico de quase 65 milhões de visitantes, um acréscimo de 7,1%.

“Este ano crescemos três vezes mais do que Espanha em dormidas e em receitas e queremos continuar esta rota de ganho de quota de mercado. A Espanha é um concorrente geográfico de Portugal. É um país que beneficia das mesmas condições climatéricas e geográficas e, portanto, com o qual competimos em termos de captação de turistas”, admitiu o secretário de Estado.

Ainda assim, Adolfo Mesquita Nunes reconheceu a diferença de dimensões do mercado turístico português e espanhol, afirmando que “Portugal está no top-30, não no top-10″ dos destinos turísticos mundiais”.

No entanto, de acordo com os dados do Banco de Portugal cada dormida de estrangeiros em Portugal representa 309,65 euros para o país, mais do que em Espanha (que está em 250,7 euros em média).

O Ministro da Economia, António Pires de Lima, e o secretário de Estado do Turismo visitam na próxima semana a Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR), um dos maiores eventos da Europa neste sector, e no qual Portugal estará representado num stand.

/Lusa

Acabou a volta ao mundo da mulher que tinha o nome da ex-namorada

dr aticketforward.org

Elizabeth Quinn Gallagher, a nova companheira de aventura de Jordan Axani, ganhou uma volta ao mundo.

Elizabeth Quinn Gallagher, a companheira de aventura de Jordan Axani, ganhou uma volta ao mundo.

A mulher que deu a volta ao mundo, por ter o mesmo nome da ex-namorada de um canadiano, que já tinha pagado pela viagem antes de se separar, já regressou a casa para os braços do namorado.

Jordan Axani, de 28 anos, e a sua namorada de então, Elizabeth Gallagher, agendaram em maio de 2014, com grande descontos, uma viagem à volta do mundo, mas a relação terminou pouco tempo depois.

Devido à política de privacidade da agência onde adquiriu o bilhete, que não permitiu que pudesse reaver o dinheiro, ou transferi-lo para outra pessoa, apenas podia ser utilizado por uma canadiana que se chamasse Elizabeth Gallagher, visto que na reserva não foi registado o número do passaporte.

Axani decidiu avançar para as redes sociais a solicitar que alguém no Canadá que se chamasse de Elizabeth Gallagher o contactasse para “darem a volta ao mundo”, recebendo milhares de emails.

A escolhida foi Elizabeth “Quinn” Gallagher, de 23 anos.

Os desconhecidos partiram para a viagem no dia 21 de dezembro e regressaram na segunda-feira, visitaram a Torre Eiffel em Paris (França), andaram numa roda gigante em Viena (Áustria), e subiram o Victoria Peak em Hong Kong (China).

Estamos de volta, humildes e animados. Foi uma viagem incrível”, escreveu Jordan Axani, na sua página do Facebook.

dr aticketforward.org

Jordan Axani perdeu a namorada, mas não a sua volta ao mundo

Jordan Axani perdeu a namorada, mas não a sua volta ao mundo

O homem de Toronto, que foi publicando fotografias da “volta ao mundo” no decorrer da viagem, referiu que foram reconhecidos por algumas pessoas na rua, dado o mediatismo deste caso.

“Nos dois primeiros dias ficámos nervosos, mas era totalmente natural, dadas as circunstâncias excecionais desta viagem, que ambos aceitámos”, escreveu.

Jordan Axani disse na chegada a Toronto que “não houve nada de mais entre os dois”, além de uma “amizade de irmãos”, e que planeiam “estar em contacto permanente”.

O canadiano criou uma organização denominada “A Ticket Forward” para ajudar pessoas que desejem ver o mundo, mas que não têm recursos para o fazerem.

/Lusa

Lello é uma das livrarias mais cool do mundo para a Time

A revista Travel+Leisure colocou a Lello, no Porto, no topo da lista das 15 livrarias mundiais mais “cool”, referindo que o átrio coloca o enfoque na escadaria encarnada, “espetacular o suficiente para o fazer parar”.

“É uma das livrarias distintivas que – contra as probabilidades da indústria – continuam a florir pelo mundo. Para viajantes, estas lojas para além de seleções de livros bem feitas compilam uma abundância de beleza, caráter e história local dentro das suas paredes”, pode ler-se no texto da edição deste mês da revista do grupo Time Inc.

A lista inclui outras livrarias clássicas como a Shakespeare and Co., de Paris, e a Dominicanen, de Maastricht.

A edição de janeiro da Travel+Leisure inclui ainda um texto sobre os “novos hotéis boutique de Portugal”, no qual se pode ler que “Portugal é normalmente ignorado por viajantes em detrimento de França, Itália e Espanha”, mas, em tempos recentes, “vários lisboetas e imigrantes europeus têm aberto propriedades pequenas e centradas no design que estão a atrair os visitantes conhecedores e a estabelecer o país como o próximo grande destino em estilo”.

A livraria Lello volta assim a figurar numa lista de melhores lojas dedicadas a livros a nível internacional: a CNN incluiu-a numa lista idêntica à da Travel + Leisure em setembro do ano passado, o britânico Guardian pô-la em terceiro lugar na lista de melhores do mundo em 2008, tal como o guia turístico Lonely Planet o viria a fazer em 2012.

/Lusa

Há um dia, uma hora e uma altura certas para voar mais barato

O site de viagens Momondo analisou 7,5 mil milhões de preços de bilhetes nas 100 rotas mais procuradas pelos seus utilizadores e descobriu que há um dia da semana e uma hora do dia para voar mais barato – e uma altura certa para fazer a reserva do bilhete ao melhor preço.

Quantas vezes já lhe aconteceu decidir que é altura de gozar umas merecidas férias e reparar que a sua carteira começa logo a tremer?

Quando pensamos nos gastos daquela viagem com que sempre sonhámos, importa logo encontrar soluções para evitar ter o cartão de crédito a “negativos” no regresso a casa.

Muitas vezes, a solução encontrada é entrar num rigoroso plano de poupança: privamo-nos de ir jantar fora (a menos que tenhamos um grande vale de desconto), levamos o almoço para o trabalho e fazemos compras nos dias em que o supermercado oferece promoções.

Nos casos mais extremos, minimizamos o consumo de água e electricidade, compramos roupa em segunda mão ou nos saldos dos saldos e adiamos obras em casa.

Mas por muito que seja positivo poupar o máximo e ser ponderado nos gastos, há formas mais fáceis de levar a família de férias sem a levar também à ruína.

Que tal, simplesmente, encontrar as viagens a um preço mais em conta? Porque não poupa precisamente no preço do bilhete?

Hoje em dia há opções de viagem para todos os orçamentos, e formas mais baratas de viajar para qualquer parte do mundo.

O site de pesquisa de viagens Momondo realizou um estudo para identificar os factores essenciais para poupar nos bilhetes de avião e encontrar voos mais baratos.

No referido estudo, foram analisados mais de 7,5 mil milhões de preços, nas 100 rotas mais populares entre os utilizadores do site.

Da análise resultaram conclusões inesperadas, que a Momondo partilhou com o AEIOU na infografia abaixo, e que se traduzem em três importantes conselhos: há um dia, uma hora e uma altura certas para voar mais barato.

As conclusões

Há uma altura certa para fazer a reserva dos bilhetes. Segundo o estudo da Momondo, é possível economizar quase 30% do valor do voo se comprar o bilhete com pelo menos 53 dias de antecedência.

Obviamente, a pior altura para comprar o bilhete é o próprio dia da viagem, momento em que os preços são mais altos.

Há também um dia certo para voar. Se optar por viajar durante a semana, especialmente às terças-feiras, pode poupar até 13% no preço dos bilhetes.

O pior dia para voar é o sábado.

Na hora de economizar, a hora do dia também conta. Se voar durante o dia, o seu bilhete é mais caro.

Segundo o estudo da Momondo, se escolher voar durante a noite, pode poupar até 6% no preço do bilhete.

Esticando as conclusões do estudo, poder-se-ia dizer que se fizermos uma reserva com 53 dias de antecedência para uma terça-feira à noite, conseguimos um desconto de 48% – um bilhete quase a metade do preço.

As poupanças poderão não ser cumulativas, mas além destas conclusões, a Momondo oferece ainda no seu site outras formas de poupar no preço das viagens: por exemplo, uma ferramenta que analisa o histórico de preços dos voos na rota escolhida, e sugere a melhor época do ano, o aeroporto mais barato e até a companhia aérea que oferece os melhores preços.

Assim sendo, relaxe um pouco nas poupanças e vá jantar fora esta noite, porque na altura de ir de férias não faltarão formas de poupar no preço do bilhete.

Desde que escolha uma terça-feira.

AEIOU / Momondo

Infografia: estudo anual da Momondo sobre tarifas de viagens aéreas

A funcionalidade mais fixe do Google Translator usa a câmara do telemóvel

Telemóveis.com

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Já imaginou como seria bom simplesmente apontar o telemóvel e ver a tradução aparecer-lhe na hora, no seu ecrã? É precisamente isto o que agora acontece na aplicação Google Translator.

A Google fez algumas atualizações importantes à aplicação de tradução, disponível em Android e iOS, tornando-a mais prática para compreender diálogos ou indicações noutros idiomas.

A Word Lens é a funcionalidade que definitivamente mais chama a atenção. Essencialmente, basta apontar o telemóvel para uma imagem e ver a tradução (caso a mesma tenha texto e este seja detectado pela app) surgir na hora, no seu ecrã.

Isto é útil caso precise traduzir alguma indicação que encontre na rua, ou até mesmo descobrir o que contém a ementa que acabaram de lhe meter à frente.

As traduções, como pode imaginar, não são 100% perfeitas. Mas já é um progresso fantástico e capaz de o ajudar em muitas situações práticas.

Esta funcionalidade suporta traduções de (e para) Inglês, Alemão, Italiano, Português, Russo e Castelhano. A Google encontra-se a trabalhar para passar a incluir mais idiomas na sua aplicação.

A aplicação Word Lens foi adquirida ainda em 2013 pela Google, que passou a integrar a sua tecnologia na sua própria app.

Lauro Lopes, Telemóveis.com

Google disponibilizou para Portugal a funcionalidade “Indoor Maps”

A Google anunciou em comunicado que a funcionalidade “Indoor Maps”, que permite visualizar mapas interiores detalhados, encontrar pontos de interesse no interior de instalações e obter informação útil da sua aplicação Google Maps, está a partir desta quarta-feira disponível em Portugal.

Este anúncio é resultado da colaboração e o envolvimento de diferentes parceiros nacionais, que segundo a própria Google “permitiram desenvolver esta funcionalidade em estações de transportes públicos – metropolitano e comboio -, museus, universidades, centros comerciais, palácios, entre outros espaços nacionais”.

Tecnologia.com.pt

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Entre os 49 espaços incluídos no lançamento, em Portugal, contam-se 13 estações de comboio (Aveiro, Braga, Guimarães, Campanhã e São Bento, no Porto, Coimbra, Faro e Lagos, Cascais, Sintra, Cais do Sodré, Rossio e Santa Apolónia, em Lisboa), 17 estações de metro, do Porto e a do Marquês, em Lisboa, quatro palácios nacionais (Pena, Mafra, Queluz, Sintra), o Palácio de Monserrate, o Palácio da Bolsa, no Porto, o Aquário Vasco da Gama, em Algés, e o Planetário Gulbenkian, em Lisboa.

Contam-se também cinco museus, como o Museu de Marinha e o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, o Centro Cultural de Belém e o Centro de Congressos do Estoril, assim como o Estádio do Dragão, no Porto.

O utilizador em Portugal poderá consultar estes locais através da aplicação Google Maps instalada num smartphone ou tablet com sistema operativo Android ou iOS.

Paulo Silva, Tecnologia.com.pt

Aviões da Ryanair vão ter Wi-Fi durante os voos

[creditos nome="Murozaki" endereco="http://www.flickr.com/photos/murozaki/"] [lead_do_artigo]Milão é uma das cidades mais elegantes de Itália e uma das cidades mais ricas da Europa, mas também possui diversas atrações históricas e artísticas, incluindo a maior catedral gótica do mundo, a pintura da última ceia e a famosa ópera La Scala. [/lead_do_artigo] [slideshow_do_flickr lugar="Milão"] Milão localiza-se na região de Lombardia, a cerca de 30 km a sul dos Alpes. Encontra-se muito perto da zona dos lagos Como e Maggiore. Milão tem 2 aeroportos. Malpensa, a noroeste, é um aeroporto internacional grande. O comboio Malpensa Express liga o aeroporto à estação de Cadorna, perto do centro histórico de Milão. O Aeroporto de Linate, menor e a leste, serve voos da Europa e está ligado ao serviço de autocarros. A principal estação ferroviária, Milano Centrale na Piazza Duca d'Aosta, liga às principais cidades em Itália e na Europa Ocidental. A cidade pode ser muito quente e húmida no verão, mas os invernos não são muito fortes. Milão tem um pequeno centro histórico, principalmente entre o Duomo e o Castello. O Duomo é a maior catedral gótica do mundo e a terceira maior igreja na Europa. A sua fachada em mármore é magnífica e seu telhado tem 135 torres e 3200 estátuas. No interior, o crucifixo é dito conter um prego da Cruz de Cristo. O Castello Sforzesco foi originalmente construído no século XV pelo acórdão Visconti, mas foi destruído e reconstruído pela Sforza logo depois. Tornou-se num Museu complexo do século XIX e é um dos principais marcos de Milão. Santa Maria della Grazie contém a famosa pintura de Da Vinci, a última ceia. Embora o edifício tenha sido bombardeado em 1943, a pintura sobreviveu. Para visitar, é necessário reservar com antecedência. O Museu Nacional de Ciência e Tecnologia de Leonardo da Vinci situa-se no que foi outrora um mosteiro do século XVI. O museu tem uma vasta coleção que mostra a história da ciência e da tecnologia a partir de máquinas de Leonardo da Vinci. Milão tem muitos restaurantes elegantes, que servem cozinha italiana moderna.Dois pratos famosos Milaneses são o risoto alla milanesa (um prato de arroz com açafrão) e a cotoletta alla milanese (vitela à milanesa). Milão é uma cidade boa para a vida noturna, com muitas discotecas, cinemas e eventos culturais, incluindo ópera, balé, concertos e teatro. A principal temporada de concertos e teatro começa em outubro, mas há existem alguns espetáculos também no verão. A maior festa em Milão, da sua padroeira St Ambrose é dia é 7 de dezembro, com celebrações religiosas e uma feira de rua. A Festa del Naviglio com desfiles, música e outras performances, ocorre nos primeiros dez dias de junho. Milão é um paraíso para amantes de moda. Assim, facilmente encontrará acessórios, calçados e vestuário de muito boa qualidade. Tente o Corso Vittorio Emanuele II, perto de Piazza della Scala, via Monte Napoleone perto do Duomo, ou Via Dante entre o Duomo e o castelo.

A companhia aérea low cost Ryanair está a planear novas formas de entretenimento durante os voos, assim como disponibilizar Wi-Fi em algumas das ligações aéreas, ainda durante este ano.

A ideia é atrair executivos e famílias que evitam o tipo de serviço da Ryanair, por o considerarem demasiado básico, sem ofertas adequadas às necessidades de cada passageiro.

Desde o ano passado que a companhia de baixo custo tenta reconquistar passageiros, tendo já cortado algumas taxas, triplicado o orçamento para marketing e lançado algumas taxas para a classe executiva.

Apesar de ser conhecida como uma companhia que cobra taxas extra por vários serviços, a Ryanair diz que vai oferecer este tipo de serviços gratuitamente, de acordo com informação divulgada pelo CTO John Hurley.

O número de passageiros já aumentou 10% este ano, assim como o valor das ações, só por mudanças feitas ao serviço de apoio ao cliente, que era uma das principais queixas dos passageiros.

A ligação de Wi-Fi nos aviões estará disponível ainda este ano, em rotas frequentadas por executivos. No entanto, é pouco provável que o serviço seja disponibilizado em todos os voos.

B!T

25 Pousadas de Juventude entregues a concurso para privados

brunoluis / Flickr

Pousada de Juventude de Alcoutim

Pousada de Juventude de Alcoutim

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, anunciou que 25 Pousadas da Juventude vão ser postas a concurso até junho para passarem a ser geridas por privados.

O processo é dividido em duas fases. Até março abrem as candidaturas relativas a dez unidades e até junho mais 15, perfazendo mais de metade da rede de Pousadas de Portugal, atualmente 40.

Segundo Emídio Guerreiro esta solução “retira o Estado enquanto gestor hoteleiro, que não tem de ser, e mantém o conceito de rede”.

“Vamos, de forma metódica, e ao longo do tempo, entregar a gestão das Pousadas de Portugal a parceiros”, disse o governante, durante a cerimónia de tomada de posse da direção da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, entidade que quer assumir a gestão da Pousada da Juventude da Serra da Estrela, uma das unidades a concurso nesta primeira fase.

O secretário de Estado sublinha ter recebido uma “herança de 17 milhões de euros de buraco” e muitas pousadas a precisarem ser requalificadas, fruto do que considera ter sido uma descurada manutenção e modernização dos espaços existentes, em prol da construção de novas.

PSD / Flickr

O Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro

O Secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro

“Muitas delas estão hoje sujeitas a uma concorrência feroz, o que faz com que cada vez mais seja difícil posicioná-las no mercado do ponto de vista da sua revitalização”, realça Emídio Guerreiro, ao mesmo tempo que diz que não há capacidade para investir porque há “uma dívida enorme e algumas precisam de requalificação, para serem mais atrativas e terem mais condições”.

No caso da Serra da Estrela, a Federação de Desportos de Inverno pretende envolver unidades hoteleiras locais e fazer protocolos com organizações desportivas para assegurar a gestão da unidade.

“O nosso projeto é abrangente”, acentua o presidente, Pedro Farromba, que quer transformar o espaço na sede dos desportos de montanha em Portugal e ter ali a funcionar um centro de BTT, trekking e de recuperação de atletas em altitude.

“Queremos aproveitar as condições naturais para aqui desenvolver o conceito de desporto ligado à natureza”, explica Pedro Farromba.

/Lusa

Farto de Bordéus e da Toscânia? O New York Times escolheu o Alentejo

O Alentejo é um dos 52 destinos mundiais a visitar este ano eleitos pelo jornal norte-americano The New York Times, sobretudo devido ao vinho, à gastronomia e ao céu estrelado da região.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo referiu que a região surge na “exclusiva lista” de 52 destinos mundiais a visitar este ano elaborada pela redação do jornal.

Num artigo dedicado ao Alentejo, que começa com as perguntas “Aborrecido de Bordéus? Farto da Toscânia?”, o jornal apresenta a região como “alternativa aos destinos vinícolas e enogastronómicos mais reconhecidos a nível internacional” e aponta o vinho, a gastronomia e o céu estrelado como razões para a visitar este ano.

No artigo, indicou a ARPTA, o jornal destaca várias unidades turísticas do Alentejo, como o Torre de Palma Wine Hotel (Monforte), as herdades da Malhadinha (Beja) e da Comporta (Alcácer do Sal), o “resort” L’AND Vineyards (Montemor-o-Novo) e o Ecorkhotel (Évora).

Segundo a ARPTA, na edição do passado mês de dezembro, a revista britânica “House & Garden”, no seu suplemento “Gourmet Travel”, também destacou o Alentejo, num artigo com o título “A fine vintage” (“Uma fina colheita”).

No artigo, a revista refere que “saboreou os prazeres simples e as tradições cheias de charme” do Alentejo, “onde a comida é preparada com amor e orgulho” e destaca o Ecorkhotel, o Convento do Espinheiro, o Vitória Stone Hotel e o restaurante “O Fialho” (Évora) e a Herdade do Esporão (Reguengos de Monsaraz).

De acordo com a ARPTA, também a revista “Jamie Magazine”, do conhecido ‘chef’ britânico Jamie Oliver, “dá um amplo destaque” ao Alentejo na edição deste mês, com um artigo intitulado “The Good Life” (“A boa vida”) em que a gastronomia é “o alvo de todas as atenções”.

/Lusa

SATA vai reduzir frotas e avançar com reestruturação

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A transportadora aérea SATA apresenta esta sexta-feira um plano de reestruturação até 2020 que prevê a renovação e redução das frotas de aviões, a renegociação de uma dívida de 179 milhões de euros e diminuição de custos já este ano.

No documento, a que a Lusa teve acesso, a empresa assume a sua “deterioração económico-financeira” nos últimos anos e diz que “a solução para as dificuldades” tem sido “a contração de dívida bancária adicional de curto-prazo para o cumprimento de responsabilidades correntes”, com condições de financiamento “cada vez mais penalizadoras”, com uma taxa de juro média de 7%.

“Além do agravamento da função financeira e das condições de financiamento, o volume da dívida do Grupo SATA implica a implementação rápida de um processo de reestruturação financeira”, lê-se no documento, que será hoje apresentado pelo Governo dos Açores (único acionista da SATA) e pela administração da empresa aos deputados do Parlamento da região autónoma.

A SATA estima que fechou 2014 com uma dívida financeira de 179 milhões de euros, correspondendo 128,8 milhões a créditos bancários que quer reestruturar, procurando uma “solução de financiamento global e integrante” todo o passivo financeiro”.

Essa solução inclui linhas de crédito de curto e médio prazo e uma outra “subordinada” à regularização, por parte dos governos da República e dos Açores, dos montantes que devem à SATA e que a empresa calcula ascenderem a 63 milhões de euros.

A SATA espera desta forma chegar ao final de 2020 com uma dívida à banca reduzida a 40 milhões de euros.

Reestruturação da frota vai refletir no número de tripulantes

Por outro lado, ainda em 2015, vai pôr em marcha um “programa de redução de custos fixos e de estrutura“, que não quantifica, mas que considera “indispensável para a sustentabilidade do grupo”.

Assim, vai ser criada a SATA Serviços Partilhados, que centralizará serviços de contabilidade, compras, gestão de recursos humanos, sistemas de informação, entre outros, de todas as empresas do grupo. O objetivo é “ganhar eficiência” através de “processos normalizados”, reestruturar e reconverter recursos humanos e reduzir custos administrativos.

A empresa acionará também este ano a “renegociação e/ou suspensão do Acordo de Empresa”, não havendo mais explicações no documento.

Ainda no que toca aos recursos humanos, refere a necessidade da sua “reestruturação e requalificação” e que a redução da frota terá um “consequente reflexo no número de tripulações”, sem dar mais detalhes.

A renovação da frota de longo e médio curso da SATA é justamente outra das mudanças que avançam já em 2015 e que a empresa considera um “imperativo” para a sua “sustentabilidade futura”.

A frota de longo curso da SATA Internacional (que faz as ligações para fora dos Açores), composta por quatro aviões A310, com capacidade para 222 passageiros cada, está “desatualizada” e tem “elevados custos de manutenção”.

Estes quatro aviões serão substituídos, ao longo de 2015, por apenas dois, com capacidade para entre 250 e 300 passageiros cada um, e serão usados para as ligações para a América do Norte (EUA e Canadá, onde se concentra a emigração açoriana).

Azores Airlines

Também a atual frota de médio curso passará a ter menos um avião, a partir de maio, mantendo a SATA três dos A320 que já utiliza em regime de locação. Estes aviões continuarão a ser usados para os voos entre os Açores e o continente e para fazer ligações na Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde).

Será nestas ligações que a SATA Internacional passará a concentrar a sua operação. Quanto à Europa, admite apenas “avaliar” ligações que tenham “adequada rentabilidade”.

A SATA Internacional, que em 2015 passará a chamar-se Azores Airlines, quer “afirmar-se como player relevante no mercado da Macaronésia”. A aposta em Cabo Verde visa “oferecer uma ligação entre Cabo Verde e Boston, onde reside uma forte comunidade emigrante cabo-verdiana”.

A nova designação Azores Airlines tem como objetivo associar a região à companhia aérea nos mercados internacionais.

Todas as mudanças com vista a uma “melhoria operacional e comercial” da empresa são “particularmente focadas” na SATA Internacional e visam “inverter a insustentabilidade” das suas operações atuais.

A SATA terminou 2013 com prejuízos de 15,75 milhões de euros, sendo as perdas da SATA Internacional 12,87 milhões.

Ainda se desconhecem os resultados de 2014, mas a empresa espera que a agora Azores Airlines tenha já resultados líquidos positivos em 2015 de 1,1 milhões de euros, que o número de passageiros cresça de 600 mil em 2015 para perto de 660 mil em 2020.

Quanto à SATA Air Açores, o plano prevê que continue a dar prejuízos até 2018 e o “sobredimensionamento” da frota No entanto, o documento foi elaborado com base nas obrigações de serviço público do transporte aéreo dentro dos Açores que estão em vigor e que vão ser revistas este ano.

A SATA anuncia por isso uma revisão deste plano de negócios em 2016, para refletir esta questão, mas também o impacto em todo o grupo da liberalização, este ano, de algumas das rotas entre os Açores e o continente.

/Lusa

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