Sábado, Abril 26, 2025
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Bruges limita turismo “para não se tornar uma Disneylândia”

Burges, na Bélgica, é a mais recente cidade europeia a impor limites ao turismo para que “não se torne a Disneylândia”.

Dirk De Fauw, presidente da câmara local, anunciou em declarações ao jornal Het Nieuwsblad que terminaram as campanhas de publicidade para atrair turistas até Bruges, na Bélgica, como forma de “controlar” o fluxo turístico na cidade para que não se torne “uma Disneylândia”.

No âmbito de um pacote de medidas aprovado pela autarquia para restringir o número de turistas, apenas dois navios cruzeiro vão poder, a partir de agora, aportar diariamente a Bruges. Atualmente é permitido que atraquem cinco cruzeiros por dia.

O número de entradas de turistas na cidade por dia será também limitado. O presidente da câmara afirma que “continua a haver espaço para todos”, mas pretende que o turismo  deixe de ser “o das excursões que ficam apenas por três horas e vão embora”, para ser um turismo mais alargado no tempo, que inclua pernoitas nos hotéis da cidade.

Este ano, a cidade registas já um aumento de 900 mil visitantes em relação ao ano passado, com 8,3 milhões de turistas. No centro da cidade, já há restrições à transformação de casas em alojamento local e o objetivo é “estender a medida aos subúrbios também”.

Segundo o Observador, o município também já pediu ao governo belga que limite a “criação de lojas turísticas monótonas”, restringindo a abertura de mais lojas de chocolates, por exemplo.

Para combater aquilo que considera ser a “Disneyficação” da cidade, também Amesterdão impôs limites ao turismo através do aumento das taxas pagas pelos turistas. Veneza, na Itália, foi uma das primeiras cidades a avançar com restrições ao turismo, assim como  Roma e Florença, com multas por mau comportamento ou com a proibição de piqueniques junto a museus.

ZAP //



“Avião-guitarra” quer levar passageiros dentro das asas (e promete revolucionar a aviação)

A companhia holandesa KLM decidiu contribuir para a investigação levada a cabo pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, que visa desenvolver um avião futurista em forma de V, semelhante à famosa guitarra elétrica Gibson. A aeronave, que deverá levantar voo em 2050, promete revolucionar a aviação.

O novo avião, que está agora a “ganhar asas”, deverá gastar menos 20% de combustível do que o Airbus A350-900, uma das versões mais recentes da companhia europeia que começou a voar em 2015, revelou a KLM.

O acordo de cooperação foi assinado a 3 de junho pelo presidente e CEO da KLM, Pieter Elbers, e pelo decano da Faculdade de Engenharia Aeroespacial do TU Delft, o professor Henri Werij, durante a Assembleia Geral Anual de IATA em Seul, na Coreia do Sul.

Em comunicado, a companhia holandesas afirma que esta é uma “abordagem completamente diferente para o projeto de aeronaves, em antecipação e apoio aos voos sustentáveis de longo curso no futuro”. A empresa frisa ainda que o futurista Flying-V “pode ser comparado com a aeronave mais avançada de hoje, o Airbus A350”.

De acordo com a empresa, o Flying-V será menor do que o A350, dando-lhe resistência aerodinâmica. Contudo, a sua envergadura será a mesma, o que vai permitir usar as infraestruturas já existentes nos aeroportos, como portas e trilhos.

O novo avião transportará o mesmo número de passageiros do que o A350 (314 pessoas na configuração padrão) e terá o mesmo volume de carga (160 metros cúbicos).

Outra das grandes novidades deste aparelho futurista está nas suas asas. O projeto prevê que a cabine de passageiros, o porão e os tanques de combustível fiquem nas asas que vão formar o V.

“A sua aerodinâmica melhorada e peso reduzido farão com que consuma menos 20% de combustível do que o Airbus A350”, revela a companhia, prometendo ainda “melhorar a experiência dos passageiros durante o voo, a partir do arranjo dos assentos nas asas”.

O Flying-V deverá ser alimentado por motores turbofan, os mais eficientes no que respeita a combustível  atualmente. “No seu projeto atual, o Flying-V ainda voa com querosene, mas pode ser facilmente adaptado para usar inovações no sistema de propulsão, usando, por exemplo, turbofans reforçados eletricamente”, revelou a KLM.

A companhia aérea adiantou ainda que “um protótipo da aeronave e uma secção em tamanho real do interior do Flying-V serão oficialmente apresentados no ‘KLM Experience Days'”, que vai decorrer no Aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, em outubro, data em que se assinala o 100.º aniversário da KLM.

A aeronave deverá estar pronta para voar entre 2040 e 2050.

ZAP //



No México, há tacos grátis para pessoas com telemóveis Huawei

Na sequência de preocupações crescentes sobre as consequências que recairão sobre a Huawei com o possível colapso com a Google, como resultado dos novos regulamentos dos EUA, duas lojas no México foram solidárias com os clientes proprietários de dispositivos dessa marca.

Assim, Taqueria Tachitos, um restaurante localizado na Cidade do México, com um pedido mínimo de 60 pesos (equivalente a 2,74 euros), oferece uma ordem gratuita de tacos al pastor se o cliente tiver um telefone Huawei. A promoção foi divulgada através do Facebook com o comentário: “Taquería Tachitos entende a sua dor”.

Outro local, localizado em Ecatepec de Morelos, também através de redes sociais comunicou a sua decisão de oferecer asas de frango aos proprietários de telemóveis Huawei na compra de um pacote.

No México, a quota da fabricante chinesa ficou em 8,33% em abril de 2018, mas após um ano o índice subiu para 11,43%. Assim, em abril passado, a Huawei tinha 10,7 milhões de proprietários naquele país.

Donald Trump, presidente dos EUA, anunciou o bloqueio à empresa chinesa Huawei por considerar que a marca espia os seus clientes e oferece essa informação ao governo chinês. Milhares de utilizadores a nível mundial encontram-se com um futuro incerto em relação aos seus telemóveis uma vez que a Google anunciou que já não proporcionaria o seu software Android à empresa.

No Reino Unido, os consumidores britânicos estão a trocar os smartphones Huawei em números cada vez maiores. No Japão e no Taiwan, as operadoras pararam de aceitar pedidos antecipados de modelos de smartphones mais novos.

Ignorando as sanções, a Huawei cumpriu o calendário e revelou novos modelos de telemóveis da marca Honor em Londres. A Huawei confirmou ainda que já está a trabalhar num sistema operativo próprio da marca que será lançado na China em 2019 e internacionalmente no ano seguinte.

ZAP //



Mini-série da HBO sobre Chernobyl desencadeia “boom” turístico na cidade

(CC0/PD) Amort1939 / Pixabay

A mini-série da HBO Chernobyl, que é já a produção com melhor classificação de sempre no IMBD, está a desencadear um “boom” turístico na cidade.

Uma agência de turismo de Chernobyl, na Ucrânia, relatou um aumento de 40% de turistas que querem conhecer a fábrica onde se deu o pior acidente nuclear da história.

De acordo com a agência Reuters, as pessoas têm também curiosidade de conhecer Pripyat, uma cidade “fantasma” próxima da fábrica onde chegaram a viver 50 mil pessoas. 30 anos depois do desastre, Pripyat ainda está carregada com radiação.

Os passeios pelas áreas afetadas, que custam em média 89 euros, começaram a sentir uma maior procura no passado mês de maio, data em que a mini-série estreou.

A empresa Chernobyl Tour oferece um passeio especial pelos locais mostrados na produção, incluindo a sala onde a decisão inicial de não evacuar a cidade após a explosão foi tomada. Há autocarros turísticos que levam os visitantes a ver monumentos para as vítimas e as aldeias abandonadas. No final, há um almoço no único restaurante da cidade de Chernobyl.

O tour conta ainda com uma visita ao reator número quatro da usina nuclear, que desde 2017 está coberto por uma enorme cúpula metálica de 105 metros de altura que envolve o núcleo da explosão. O dia termina com um passeio por Pripyat.

O mais recente sucesso da HBO retrata as consequências da explosão, a enorme e longa operação de limpeza, bem como a investigação ao acidente.

O passado mês de abril marcou o 33.º aniversário do desastre de Chernobyl, na então União Soviética, causado por um teste de segurança no reator número quatro que correu mal, lançando nuvens de material nuclear por uma extensa área sob a Europa. A radiação propagou-se rapidamente e em grande escala. Cinco milhões de hectares de terras terão ficado inutilizados devido à radioatividade e inabitáveis durante 20 mil anos.

Atualmente, as zonas próximas de Chernobyl continuam desabitadas e com um cenário “pós-apocalíptico”, onde vagueiam cães vadios e a vegetação invade os edifícios abandonados. Estudos recentes têm mostrado que a vida animal tem vindo a florescer na área, apesar da radiação ainda existente.

A série mais bem classificada de sempre no IMDB

Chernobyl terminou esta segunda-feira, dia 3 de junho, e tornou-se na série mais bem classificada de sempre no IMDB. A minissérie da HBO alcançou uma classificação de 9.7 em 10, superando Breaking Bad e até Game of Thrones.

A série tem apenas cinco episódios, mas todos estão classificados com mais de 9.5 no IMDB, um dos sites de avaliação de filmes e séries mais confiáveis, que junta não só a crítica do público em geral, como também de especialistas. O último episódio de Chernobyl, intitulado Vichnaya Pamyat, é o mais bem classificado da série, com 9.9.

Segundo o The Economist, a probabilidade de uma série produzir quatro episódios consecutivos com classificações de 9.5 ou mais é de apenas 0.4%. Antes deste sucesso recente, só os quatro últimos episódios de Breaking Bad tinham alcançado este feito.

Também a Rotten Tomatoes acompanha a classificação do IMBD, dando 95% de pontuação à produção da HBO.

ZAP //



França vai ser capital da cultura portuguesa em 2021

Hostelworld.com

A temporada cruzada entre Portugal e França, que vai promover o intercâmbio cultural entre os dois países, do verão de 2021 à primavera de 2022, já está a ser preparada, como “montra única” das artes nacionais em terras gaulesas.

“É um momento único de termos todas as dimensões da cultura nacional em todo o território francês, assim como os franceses também estarão em Portugal. Vai-se mostrar o que temos no cinema, no teatro, nas exposições, mas também no domínio científico e até no campo gastronómico e na nossa arte de viver”, disse o embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, em declarações à agência Lusa.

Foi durante a receção oficial que se realizou hoje e marcou as comemorações do Dia de Portugal, na embaixada, situada no 16.º bairro de Paris, que o embaixador português anunciou aos convidados esta iniciativa conjunta dos dois países, assim como a participação de Portugal como país convidado do Festival de História da Arte de Fontainebleau, em 2021. “É como se França se transformasse na capital da cultura portuguesa durante esses meses”, resumiu o embaixador.

Apesar de o convite do Presidente Emmanuel Macron, para este intercâmbio cultural, ter surgido na visita a Portugal em 2018, as formalidades da iniciativa começam agora a tomar forma, com França a promover oficialmente o concurso para o seu comissário desta temporada cultural, que se realizará entre 2021 e 2022.

“É uma temporada de acontecimentos com largo espectro cultural, desde a gastronomia ao turismo, e passa por todas as áreas clássicas da cultura, onde em Portugal se apresentem projetos franceses e em França se apresentam projetos portugueses”, explicou João Pinharanda, conselheiro cultural da Embaixada de Portugal em França.

França promove esta iniciativa com diferentes países desde 1985, tendo já organizado temporadas com cerca de 60 países. O balanço da Roménia, país que está a terminar agora a sua temporada cruzada em terras gaulesas, é positivo.

“Para nós foi muito importante, nunca tivemos tanta divulgação. Tivemos mais de mil artigos na imprensa francesa e artigos positivos, algo que nem sempre é fácil. Também permitiu dar a conhecer a parte mais moderna da Roménia através da nossa criatividade, do nosso cinema, música e exposições. Foi uma oportunidade única”, afirmou Luca Niculescu, embaixador da Roménia em França, que também esteve presente nas celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

O embaixador romeno considera que a situação de Portugal e da Roménia em França são diferentes, já que Portugal é um país com mais divulgação, mas João Pinharanda, apesar de reconhecer o dinamismo, considera que falta enquadramento às iniciativas culturais nacionais. “Portugal precisa de enquadramento. Acontecem muitas coisas, mas elas estão muito dispersas e é preciso que tenham uma continuidade”, disse o conselheiro.

Este momento de partilha cultural vem acentuar uma tendência, segundo o embaixador português. “A chegada do Presidente Macron ao poder marcou um novo ciclo em França e temos constatado que há uma grande intensidade dos contactos políticos dos dois lados. Os indicadores da relação económica e o número de turistas aponta para um grande dinamismo e, havendo esta circunstância significativa de Portugal ter a presidência do Conselho da União Europeia no primeiro semestre de 2021, e os franceses terem no primeiro semestre de 2022, o Presidente e o primeiro-ministro concordaram que seria oportuno lançar esta iniciativa”, indicou Jorge Torres Pereira à Lusa.

A presença de Portugal no Festival de História de Fontainebleau é também relevante, já que se trata de um dos maiores encontros mundiais deste ramo académico, promovendo mais de 300 conferências no seu programa, e tendo uma parte aberta ao grande público.

// Lusa



Se precisa de um visto para os EUA, vai ter de mostrar as redes sociais

A maioria das pessoas que pedir um visto para os Estados Unidos será obrigada a preencher um formulário com indicações para as suas redes sociais.

Nos novos formulários para obtenção de visto para os Estados Unidos existe uma lista de redes sociais e um espaço à frente para preencher com o nome de utilizador atual e nos últimos cinco anos. A medida entrará em vigor já este mês, segundo avança o Departamento do Estado.

A maioria das pessoas terá de preencher os espaços em branco com a indicação das suas redes sociais, numa medida que tem como objetivo aumentar o controlo sob quem entra no país. Segundo o Diário de Notícias, estão dispensados de preencher estes campos os requerentes de alguns vistos diplomáticos. No entanto, quem vai em turismo, trabalho ou para estudar tem de completar estas informações.

“Estamos a trabalhar para encontrar mecanismos que melhorem os nossos processos de triagem para proteger os cidadãos norte-americanos, enquanto apoiamos viagens legítimas para os Estados Unidos”, explicou o Departamento do Estado, citado pela BBC.

Além desta medida e de toda a documentação necessária, será também necessário um endereço de email e os números de telefone usados nos últimos cinco anos.

As propostas foram feitas por Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos, em 2017, e podem afetar cerca de 14,7 milhões de pessoas por ano. Como seria de esperar, as medidas têm sido alvo de várias críticas. Ao The New York Times, Hina Shamsi, diretora do projeto União Americana das Liberdade Civis, afirmou que “isto é perigoso, problemático e nada contribui para as preocupações com a segurança, levanta sim questões significativas relacionadas com a privacidade de cidadãos e imigrantes”.

“Não há evidências de que tal monitorização das redes sociais seja efetiva ou justa”, acrescenta a responsável, adiantando que a medida em causa pode ser uma forma das pessoas se autocensurarem na Internet com medo de represálias.

ZAP //



Nova Deli vai ter transportes públicos gratuitos para mulheres

Depois de uma violação coletiva a bordo de um autocarro, em 2012, que provocou a indignação internacional, Nova Deli vai criar transportes públicos gratuitos para as mulheres como forma de reforçar a segurança.

A medida será criada nos próximos dois ou três meses, anunciaram esta segunda-feira as autoridades da capital da Índia, adiantando que estes transportes gratuitos deverão servir cerca de 850 mil mulheres.

O custo estimado desta medida é de 115 milhões de dólares, cerca de 102 milhões de euros por ano, explicou o representante das autoridades locais Arvind Kejriwal, em conferência de imprensa, acrescentando que o objetivo é melhorar a segurança das mulheres, mas também reduzir a poluição do ar.

A segurança das mulheres na capital será ainda reforçada com a instalação, até ao final do ano, de 150 mil câmaras de videovigilância em Nova Deli, adiantou Arvind Kejriwal. “As mulheres poderão deslocar-se gratuitamente [em transportes coletivos) e de uma forma em que se sentirão seguras”, defendeu.

Com cerca de 20 milhões de habitantes, Nova Deli é uma das cidades mais poluídas do mundo, de acordo com dados das Nações Unidas. A rede de transportes públicos da cidade é pouco eficiente e a duplicação das tarifas de metro nos últimos meses obrigou muitas pessoas a passarem a deslocar-se a pé.

Arvind Kejriwal é o líder do pequeno partido Aam Aadmi (AAP), que ganhou as eleições locais em 2015 com promessas de água potável gratuita, eletricidade subsidiada e oferecer acesso a serviços de saúde e melhor educação aos pobres.

O responsável também prometeu melhorar a segurança das mulheres, depois de uma violação coletiva de uma estudante por seis homens, num autocarro, e que levou à morte da jovem. O assunto ganhou um grande mediatismo internacional e mostrou ao mundo a vulnerabilidade das mulheres na Índia.

Em 2016, foram registadas 40 mil agressões sexuais na Índia, mas o número real deverá ser muito mais elevado, já que ainda se mantém a tradição de esconder este tipo de crime.

ZAP // Lusa



O maior avião do mundo pode ficar em terra depois de apenas um voo

(h) Stratolaunch / EPA

Em abril passado, o Stratolaunch levantou voo e foi classificado como o maior avião do mundo em envergadura. Desta forma, a missão estava projetada para lançar foguetes em órbita do ar.

Contudo, a empresa aeroespacial fundada por Paul Allen está a fechar as operações, de acordo com um relatório da Reuters que cita fontes anónimas. A empresa cessará atividade deixando por terra o objetivo de desafiar as empresas aeroespaciais tradicionais numa nova “corrida espacial”.

Segundo a Reuters, a Stratolaunch Systems Corporation, empresa espacial fundada pelo bilionário Paul Allen, está a encerrar operações. Desta forma, caem por terra os planos ambiciosos para desafiar as empresas aeroespaciais tradicionais.

A empresa desenvolvia assim um portefólio de veículos de lançamento, incluindo o maior avião do mundo em envergadura de asas. Dessa forma, conjugava-se a ambição para lançar satélites e, eventualmente, humanos no Espaço.

Com a morte do seu fundador Paul Allen, no passado mês de outubro aos 65 anos, a empresa poderia perder uma vital fonte de investimento. Allen fundou a Stratolaunch em Seattle em 2011.

Após este acontecimento, a empresa de Paul, a Vulcan inc, tem explorado uma possível venda dos ativos e propriedade inteletual da Stratolaunch, segundo as informações veiculadas. Um porta-voz da Northrop Grumman Corp, dona da Scaled Composites, principal fornecedora do avião da Stratolaunch, recusou-se a discutir as operações da empresa. A Stratolaunch pretendia lançar o pequeno Pegasus da Northrop a partir do avião da Stratolaunch em 2020.

A Stratolaunch de Allen foi comparada à Virgin Galactic, do bilionário Richard Branson. É uma empresa que está a desenvolver um sistema semelhante de lançamento em alta altitude, o Blue Origin. Pertence então a Jeff Bezos e à SpaceX, de Elon Musk.

Todos anseiam lucrar com a crescente procura por serviços de lançamento de satélites e, eventualmente, viagens espaciais. Este é um mercado há muito tempo dominado por várias empresas. Entre elas, a United Launch Alliance – uma parceria entre a Boeing e a Lockheed Martin.

A peça central da estratégia da empresa era o seu avião de transporte fabricado em fibra de carbono. A sua envergadura de 117 metros e os seis motores que o equipavam obtiveram o respeito mundial, assim como a curiosidade. O avião voou pela primeira vez em abril.

Em janeiro, três meses após a morte de Allen, a Stratolaunch disse que estava a desmantelar a parte de construção de foguetes da empresa. No entanto, continuaria a concentrar-se no seu avião. No dia 1 de abril, a Stratolaunch tinha apenas 21 funcionários, em comparação com 77 em dezembro, disse uma das fontes à agência noticiosa.

A maioria dos funcionários restantes estava concentrada no completar do voo de teste do avião da companhia aérea. Depois de algum alento acrescentado à conquista espacial, a empresa parece claudicar numa altura onde só os mais fortes financeiramente sobrevivem.

ZAP //



Parque temático recria acidente de viação da Princesa Diana

O parque temático americano National Enquirer Live, no Tennessee, inaugurou esta sexta-feira uma nova atração que recria o acidente de carro que matou a Princesa Diana.

A Princesa Diana morreu no ano de 1997, após um acidente de viação, enquanto fugia dos paparazzi. Os relatórios oficiais relatam que o seu motorista conduzia sob a influência de álcool e antidepressivos, o que pode ter contribuído para que tenha perdido o controlo da viatura.

Contudo, desde a sua morte, teorias da conspiração não pararam de emergir com o objetivo de derrubar a versão oficial publicada pela Família Real Britânica e apoiada pela equipa de investigação.

Testemunhas asseguram que, após o acidente, notaram a presença de dois carros oficiais “estranhos” e mal estacionados em frente ao Mercedes onde Diana estava a ser transportada. No entanto, “o polícia nem sequer nos quis ouvir e, sem hesitar, disse que tinham testemunhas suficientes.

A polémica prolonga-se e o parque temático americano aproveitou-se disso para anunciar uma nova atração 3D, na qual, segundo o ABC, os visitantes poderão reviver o acidente e comentar se acreditam que a Família Real teve alguma coisa a ver com o acidente ou não.

Para dar mais realismo à recriação, o visitante percorre o caminho exato que a Princesa Diana fez desde a sua saída do Hotel Ritz, em Paris. Os paparazzi que a perseguiram estarão incluídos na atração, que também faz alusão a algumas teorias da conspiração que surgiram ao longo dos anos.

O parque é também conhecido por ter uma réplica da cena do crime de OJ Simpson e de quando Michael Jackson balançou um bebé na varanda de um hotel. O ator americano Dave Vescio alertou para a situação na sua conta do Twitter.

Desde o anúncio da abertura da nova atração, o parque tem sido alvo de várias críticas. A Família Real Britânica ainda não teceu qualquer comentário até ao momento em relação ao assunto.

ZAP //



Conseguir um visto acaba de ficar mais fácil (principalmente para viajantes regulares)

-BeNnO- / Flickr

O Conselho da União Europeia (UE) adotou esta quinta-feira novas regras que simplificam a concessão de vistos de entrada no bloco europeu, nomeadamente para viajantes regulares.

As novas regras permitem a apresentação dos pedidos por via eletrónica e entre seis meses e 15 dias antes da viagem, passando a ser permitida a emissão de vistos de entradas múltiplas a viajantes regulares com um historial de vistos favorável, por um período que aumenta gradualmente de um para cinco anos.

As alterações ao Regulamento Código de Vistos preveem ainda que os custos de emolumentos serão aumentados para 80 euros e avaliados de três em três anos.

Segundo as novas regras, a Comissão Europeia avaliará periodicamente a cooperação dos países terceiros em matéria de readmissão e, quando um país não colaborar, poderão ser adotadas medidas restritivas específicas relacionadas com o tratamento e, em última análise, com os emolumentos do visto.

Em contrapartida, se se considerar que um país está a cooperar em matéria de readmissão, a Comissão pode propor que o Conselho adote uma decisão de execução que preveja uma redução dos emolumentos do visto, uma redução do tempo de decisão sobre os pedidos de visto ou uma prorrogação do período de validade dos vistos de entradas múltiplas.

// Lusa



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