O “passeio mais romântico do mundo” reabre em Itália, 12 anos depois

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Via dell’Amore / Caminho do Amo / Siena, Itália

O trilho mais romântico das Cinque Terre esteve encerrado durante 12 anos, mas graças a novas medidas de segurança está prestes a reabrir aos visitantes.

O trilho para caminhadas mais romântico das Cinque Terre – apropriadamente apelidado de Via dell’Amore (Caminho do Amor) – vai reabrir em Itália a 27 de julho, 12 anos após o deslizamento de terras de setembro de 2012 que feriu quatro turistas australianos e pôs em evidência a extrema necessidade de renovações e de medidas de segurança acrescidas na zona.

O percurso pedestre de 800 metros, esculpido em penhascos íngremes com vistas deslumbrantes sobre o mar da Ligúria, tem uma história de 104 anos e um futuro que depende crucialmente da preservação das paisagens costeiras de Itália.

Antes de ser encerrada em 2012, esta rota deslumbrante era um dos troços mais populares da rede de 130 km de trilhos que atravessam as “cinco terras” que dão o nome a Cinque Terre, ligando os borghi (aldeias) medievais multicoloridos de Riomaggiore e Manarola.

Ironicamente, nunca ninguém planeou construir o Caminho do Amor. Atualmente, Riomaggiore e Manarola – aldeias “verticais” empoleiradas em rochedos majestosos com casas empilhadas umas sobre as outras como bolas de gelado em tons pastel – atraem milhões de turistas internacionais, todos em busca de uma fantasia italiana tecnicolor. Mas, originalmente, eram simples povoações de agricultores marítimos (e não de pescadores, como muitas vezes se pensa erradamente); ligadas apenas por um antigo trilho sobre um pico íngreme, tão difícil de atravessar que a comunicação era escassa e as duas pequenas aldeias falavam dialetos diferentes.

Mas, durante a construção da linha férrea entre as cidades de Génova e La Spezia, no final do século XIX, foram escavadas nas falésias partes de um caminho de pedra para os trabalhadores e burros que transportavam materiais e explosivos para escavar os túneis do comboio.

Os habitantes locais viram uma oportunidade para ligar os dois caminhos fragmentados. Fabrizia Pecunia, a atual presidente da Câmara de Riomaggiore, explica: “Viram este pedaço de estrada [de serviço ferroviário] do lado de Riomaggiore, e este outro troço do lado de Manarola, e pensaram: ‘Porque não criamos uma ligação? A construção do novo caminho pedonal começou em 1920 e terminou cerca de 11 anos mais tarde. “O meu avô Brizio Bonanini foi uma das pessoas que o construiu”, diz Pecunia. “E eu tenho muito orgulho nisso.”

Com vistas lânguidas do mar ao pôr do sol e uma paisagem rochosa dramática sobre as ondas que rebentam a cerca de 30 metros de profundidade, este trilho plano e fácil de percorrer depressa se tornou uma solução ideal e prática para uma noite de encontro, não muito longe dos centros medievais das aldeias. Foi então que um anónimo com jeito para as marcas escreveu Via dell’Amore na parede rochosa, dando assim ao caminho o seu nome romântico. Cinquenta anos mais tarde, na década de 1970, os responsáveis locais aperceberam-se disso e instalaram bancos dedicados a figuras mitológicas da paixão, de Cupido a Eros.

O único problema é que o Caminho do Amor foi construído numa encosta íngreme e desmoronada, numa região cujo terreno provoca frequentes deslizamentos de terras. “É uma zona obviamente perigosa – uma zona muito bonita porque está junto ao mar – mas obviamente perigosa”, explica Francesco Faccini, geólogo da Universidade de Génova. “Não é por acaso que o antigo caminho original foi construído por cima da montanha [e não de lado]. Inevitavelmente, cortar a base de uma encosta leva a desmoronamentos.”

Toda a Cinque Terre é um jogo do homem com a natureza. “Estas eram as terras da ‘viticultura heróica’”, diz o geólogo Domenico Calcaterra, da Universidade de Nápoles, ”terras de uma agricultura dramática e perigosa. Homens e mulheres trabalhavam em caminhos muito estreitos ao longo de encostas impermeáveis e os acidentes não eram raros.”

Ao longo dos séculos, os habitantes construíram muros de pedra seca para sustentar os socalcos, onde cultivavam oliveiras e vinhas. “É uma paisagem única”, acrescenta Donatella Bianchi, presidente do Parque Nacional de Cinque Terre. “É vertical, com 130 km de caminhos criados por homens que transformaram as montanhas para as cultivar e sobreviver.”

Com o advento do turismo na década de 1950, a agricultura na área foi abandonada e a manutenção dos muros de pedra foi negligenciada, enquanto a mudança climática progressivamente viu a mesma quantidade de chuva anual concentrada em menos tempestades, mais pesadas.

“Como infelizmente acontece muitas vezes no nosso país, só se desenvolveu uma nova consciência [ambiental] no rescaldo de uma tragédia”, diz Calcaterra, referindo-se aos dois anos de deslizamentos de terras e cheias dramáticas entre 2011 e 2012. A nova direção do parque decidiu então aprofundar a atenção ao ambiente e criou o Centro de Estudos de Riscos Geológicos, onde Calcaterra trabalha. Começaram também a apoiar a agricultura com incentivos aos agricultores, fornecendo pedras para fixar os muros secos e barbatelle (estacas de videira) para a produção do prestigiado vinho local, o passito branco doce Sciacchetrà.

“Hoje, as comunidades que criaram esta maravilhosa paisagem, incluindo aqueles caminhos muito importantes, poderão apreciar novamente a sua beleza”, diz Bianchi.

Mas porque é que foram necessários 12 anos para reabrir um caminho de 800 metros? A ministra do Turismo, Daniela Santanchè, que irá inaugurar o trilho no final deste mês, ri-se com esta pergunta: “Já viste a Ligúria? É uma região fina que se eleva abruptamente do mar. Tivemos de aproveitar toda a montanha e certificarmo-nos de que tudo estava completamente seguro”.

“Custou um total de 22 milhões de euros”, acrescenta o Presidente da Câmara de Pecunia, descrevendo como as várias entidades locais e nacionais envolvidas tiveram de recolher fundos, acordar um plano, passar por toda a burocracia e, finalmente, construir um sistema de arneses, redes e âncoras para evitar quedas de rochas e proteger o caminho, sem arruinar a sua beleza natural. “E agora, se fores, vais-te apaixonar por ela”, pensa Santanchè. “Não é por acaso que se chama Caminho do Amor.”

Os visitantes poderão voltar a percorrer o caminho a partir de 27 de julho, reservando o seu bilhete online ou nas bilheteiras do parque. O parque, um dos mais pequenos mas mais densamente povoados de Itália, com 4000 habitantes em 3800 hectares, espera monitorizar o número de visitantes e informar os turistas sobre a lotação do parque antes da sua chegada.

Curiosamente, embora as cerimónias de casamento completas no Caminho do Amor tenham de esperar pela abertura, no próximo ano, do pequeno anfiteatro do caminho que funciona como jardim botânico, o Presidente da Câmara, Pecunia, garante que os casamentos muito íntimos, com poucos convidados e sem bebidas ou receção, serão permitidos a partir deste verão. Afinal, ninguém pode realmente controlar o romance e quem troca votos no Caminho do Amor.

ZAP // BBC



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