PE decreta: Sangria é só de Portugal e Espanha

[creditos nome="rogersmithpix" endereco="http://www.flickr.com/photos/wodjamiff/"] [lead_do_artigo] Há 10 milhões de anos, uma enorme porção de terra que se estende ao longo de 6400 km, desde a Jordânia e o Mar Vermelho até ao sudeste africano, afastou-se, dando origem à depressão conhecida como o Grande Vale do Rift. A movimentação massiva de terra e as forças da erosão originaram ecossistemas distintos.[/lead_do_artigo] [slideshow_do_flickr lugar="Rift Valley Africa"] Grande parte do vale é composta por uma série de fendas e canais, nascendo lagos semelhantes a fiordes. O Lago de Taganyika é o segundo lago de água doce mais profundo do mundo, e cobre 32900 quilómetros quadrados. Ao longo das suas margens existem praias e a vida selvagem é abundante. O braço oriental do Vale do Rift atravessa a Etiópia, o Quénia e a Tanzânia. Aqui existem lagos ricos em sódio com poucos peixes, mas muitos flamingos atraídos pelas suas algas e outros microorganismos, criando uma imagem surpreendentemente rosa. Ao longo deste ramo oriental existem encostas vulcânicas como o Monte Kilimanjaro e o Monte Quénia. Neste vale abundam elefantes, girafas, zebras, guns, leões e leopardos, entre outros. Poderá observar todo este espetáculo do céu, alugando um balão de ar quente! A época ideal para visitar o Vale do Rift vai depender da zona para onde for. Para a Tanzânia é entre junho-julho e dezembro-janeiro, para o Quénia entre agosto-setembro e outubro epara a Etiópia dezembro-janeiro. Divirta-se num safari de vida selvagem, safaris em camelo, em balão ou de bicicleta, faça percursos de montanha, rafting e mergulho. Tenha apenas muita atenção a certas doenças como a malária, cólera e febre-amarela e tome as devidas precauções.

-

O Parlamento Europeu aprovou esta terça-feira, em Estrasburgo, a restrição da denominação de venda “Sangria” às bebidas produzidas em Portugal e Espanha, por 609 votos a favor, 72 contra e duas abstenções.

A proteção do termo “Sangria“, que é originário de Portugal e de Espanha, está incluída na atualização do regulamento sobre a definição, designação, apresentação, rotulagem e proteção das indicações geográficas dos produtos vitivinícolas aromatizados, hoje aprovado pelo Parlamento Europeu.

Esta medida tem por objetivo proteger o termo “Sangria”, limitando a sua utilização por outros Estados-membros à informação complementar e opcional do produto. Se a bebida for produzida noutros Estados-Membros, a designação “Sangria” só pode ser utilizada em complemento da denominação de venda “bebida aromatizada à base de vinho“, desde que seja acompanhada da menção “produzido em…”, seguida do nome do Estado-Membro produtor ou de uma região mais restrita.

Este tipo de limitações assemelha-se, por exemplo, à que existe para os espumantes, que só podem conter a denominação Champagne se forem produzidos nessa região francesa.

O novo regulamento atualiza as denominações de venda e adapta-as à legislação sobre a informação aos consumidores. O texto alinha também as normas europeias aos requisitos da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A União Europeia representa cerca de 90% da produção mundial de produtos vitivinícolas aromatizado.

ZAP / Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here