“Chupar e deitar fora”: a pedra frita é o petisco da moda

South China Morning Post / Youtube

É “o prato mais duro do mundo”, uma descrição que não mente. Suodiu significa literalmente “chupar e descartar” e está a fascinar a Internet.

Um invulgar ingrediente invadiu os refogados das ruas chinesas. Com um bocadinho de alho e pimenta e um grande cardápio de temperos e molhos — muitas vezes picantes —, chefs da gastronomia local fritam pedras apanhadas à beira-rio.

Cada porção de suodiu (que significa “chupar e descartar”), traduz-se numa caixa do tamanho da palma da mão e custará cerca de 1,60€, de acordo com vídeos divulgados pelos internautas curiosos.

Entre rimas e sorrisos, os chefs locais dizem que o petisco da moda é tão popular como álcool no país.

Apesar de o nome indicar que as pedras são para descartar, muitos turistas levam-nas para casa, como recordação, embora alguns estabelecimentos peçam para as entregarem, sendo depois lavadas e reutilizadas — afastando muitos clientes devido a questões de higiene.

Mas o suodiu não é novo. Reza a lenda que o petisco de caroço rijo recua centenas de anos e que foi passado de geração em geração.

Quando ficavam sem alimento, no meio dos rios, barqueiros e pescadores do tempo antigo da província central chinesa de Hubei recorriam ao que encontravam em redor: pedras, que cozinhavam com outros condimentos na tentativa de enganar a fome.

Recolhidas diretamente dos rios, as pedras têm um sabor a peixe, que é aprimorado quando fritos os calhaus, diz quem já provou.

Para muitos, petiscos de pedras ainda são uma realidade difícil de digerir.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here