A “revolta da toalha de praia” está a acender uma batalha nas praias da Grécia

Qualquer pessoa que vá à praia na Grécia nos dias de hoje terá grande dificuldade em encontrar um lugar na areia para estender uma toalha ou desenrolar um tapete de praia.

A propagação descontrolada do aluguer de espreguiçadeiras significa que o espaço vazio nas praias gregas é agora raro. Nas praias de norte a sul do país, fileira após fileira de espreguiçadeiras idênticas e guarda-sóis bloqueiam a vista para o mar. Uma espreguiçadeira de luxo na ilha de Paros, nas Cíclades, pode custar até €120 por dia.

Mas não é apenas um problema de falta de espaço: em algumas regiões turísticas da Grécia, as pessoas que não querem pagar os altos preços de aluguer de espreguiçadeiras – ou não podem fazê-lo – não são permitidas nas praias.

Em Paros, a população já começou a reagir e está determinada a “recuperar a praia”. Um movimento de base conhecido informalmente como “movimento da toalha” está a protestar contra a privatização ilegal das praias em Paros e outras ilhas gregas.

“Defendemos o direito dos cidadãos e visitantes da nossa ilha de terem acesso livre às praias que amamos. O verão grego faz parte da nossa alma, é parte da nossa identidade: não deixemos ninguém tirar-nos isso!”, escreveu o Movimento dos Cidadãos de Paros pelas Praias Livres na sua página do Facebook

Houve uma onda de solidariedade nas redes sociais, com mensagens de apoio e conselhos vindos de todo o país.

Os meios de comunicação gregos apelidaram o protesto de “revolta da toalha de praia“, mas Konstantinos Bizas, prefeito de Paros e da vizinha ilha de Antiparos, não gosta desta expressão e prefere referir-se à iniciativa pelo seu nome escolhido, o Movimento dos Cidadãos de Paros pelas Praias Livres. Afinal, é exatamente sobre isso que o movimento é: manter as praias da ilha abertas ao público.

“Por lei, apenas 50% do espaço de uma praia pode ser arrendado para operação privada; os restantes 50% têm de permanecer livres e abertos. No caso de uma área de conservação da natureza, apenas 30% podem ser arrendados”, disse ele à DW.

No final de julho, as duas primeiras manifestações ocorreram nas praias da ilha. Cerca de 300 e 400 pessoas, respetivamente, participaram, com várias delas exibindo grandes faixas de “recuperar a praia”. Os manifestantes foram acompanhados por estrangeiros que vivem na ilha ou que a visitam regularmente. Os protestos desde então espalharam-se para as ilhas de Naxos e Serifos.

Esta privatização gradual das praias da Grécia é um problema não só em Paros, mas em todo o país. Por toda parte, há hotéis e bares de praia a expandir-se ilegalmente e a aproveitar-se da falta de fiscalização das autoridades.

De acordo com a lei grega, as praias são propriedade pública e só podem ser alugadas por autoridades locais ou outras competentes em circunstâncias muito específicas. Mas as autoridades nem sempre realizam as inspeções necessárias – seja porque não querem perder apoio ou porque certos empresários são parentes ou amigos de políticos locais.

Apesar de tudo isso, o Movimento dos Cidadãos de Paros pelas Praias Livres conseguiu muito em apenas dois meses. O Ministro das Finanças grego, Kostis Hatzidakis, prometeu na semana passada intensificar as inspeções e identificar operações ilegais, dizendo “Não vamos entregar as praias a ninguém.”

Desde então, já foram removidos guarda-sóis e espreguiçadeiras da popular praia de Santa Maria, na costa nordeste de Paros, e três empresários foram presos e acusados.

Apropriadamente, os ativistas celebraram o seu sucesso com uma festa na praia de Santa Maria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here