Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas.

A revista Monocle elegeu o Porto como uma das melhores cidades pequenas do mundo para se viver. A cidade portuguesa ficou no nono lugar de uma lista de 20 cidades, que ainda conta com algumas menções honrosas.

“A transformação do Porto de uma cidade sonolenta para uma alternativa radical a Lisboa continua a toda a velocidade”, começa por escrever a revista. A Monocle considera que o restauro do centro histórico, o gasto em infraestruturas e a abertura ao investimento estrangeiro proporcionou um maior destaque à cidade. Contudo, realça que ficaria a ganhar se apostasse mais em melhorar o coração da cidade: o centro histórico.

“É um caldeirão criativo, com a proximidade de bons fabricantes de moda e móveis, atraindo uma multidão inteligente de designers. O sol e a culinária líder mundial estão a incentivar os estrangeiros a instalarem-se aqui”, lê-se ainda no artigo.

O Porto é ainda vangloriado pelas suas incríveis praias, apesar da gélida temperatura da água. As ligações por avião e comboio são também referidas, que concedem à cidade uma maior acessibilidade.

O primeiro lugar da lista é ocupado por Lausana, na Suíça, que é considerada uma cidade “pequena o suficiente para nos parecer familiar e grande o suficiente para vivermos lá”. O pódio é completado por Boulder, nos Estados Unidos, e Bergen, na Noruega.

Lista completa:

  1. Lausana (Suíça)
  2. Boulder (EUA)
  3. Bergen (Noruega)
  4. Hobart (Austrália)
  5. Chigasaki (Japão)
  6. Bolzano (Itália)
  7. Bordéus (França)
  8. Innsbruck (Áustria)
  9. Porto (Portugal)
  10. Aachen (Alemanha)
  11. Reiquejavique (Islândia)
  12. Savannah (EUA)
  13. Potsdam (Alemanha)
  14. Basileia (Suíça)
  15. Chiang Mai (Tailândia)
  16. Victoria (Canadá)
  17. San Sebastián (Espanha)
  18. Eindhoven (Países Baixos)
  19. Bath (Inglaterra)
  20. Allbord (Dinamarca)

Menções honrosas:

  • Wiesbaden (Alemanha)
  • Trieste (Itália)
  • Haarlem (Países Baixos)
  • Anápolis (EUA)
  • Salzburgo (Áustria)

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here