Anfíbios da II Guerra Mundial andam a mergulhar nas águas do Douro

Não há dois em três. O sucesso dos dois anfíbios da II Guerra Mundial, que têm mergulhado nas águas do Douro, vai trazer o terceiro ‘pato’ já no próximo ano.

O ‘Porto Duck Tours‘ é a mais recente atração do rio Douro. Porto e Vila Nova de Gaia têm, desde março, ‘patos’ a circular nos e entre os cais das duas cidades.

Os DUKW’s são anfíbios originalmente na II Guerra Mundial. Eram usados, essencialmente, para o transporte de mercadorias e tropas por terra e por água.

Desde então, alguns dos veículos que restaram foram reutilizados e ganharam popularidade como embarcações turísticas.

Os responsáveis pela ‘Porto Duck Tours‘ são Jorge Garcia e Paula Loução, gerente da ‘London Duck Tours’ – onde começou esta moda – durante quase duas décadas.

“A ideia de vir para Portugal começou em Londres. Já estávamos há muito tempo em Inglaterra e estávamos saturados”, disse, ao ECO, Jorge Garcia, que esteve 19 anos em Londres.

“Resolvemos abrir a Duck Tours em território nacional, mais concretamente no Porto, até porque é a cidade portuguesa com mais encanto e charme”, explicou.

O empresário brasileiro disse ao jornal que entre 18 de março e 18 de junho, foram transportados 925 passageiros: “Ainda estamos a começar, mas o público está a aderir e o negócio está a correr bem“.

O conceito permite andar ‘de pato’, mas não ‘à pato’…

Custa 29 euros, fazer a viagem que sai, por terra, do Jardim do Morro em direção à Afurada – onde inicia o seu percurso por água. Toda a viagem tem duração de uma hora e 15 minutos.

O veículo tem capacidade para transportar 24 passageiros e dois tripulantes.

Curiosidade: todos os anfíbios da empresa têm o nome de personagens femininas de Shakespeare: Beatrice, Cleopatra, Desdemona, Elizabeth, Miranda, Mistress Quickly, Portia, Titania e Rosalind. Em Portugal, está o pato Cleopatra e o Desdemona.

Ao ECO, os fundadores contaram que, em 19 anos de atividade, a London Duck Tours recebeu mais de 1,8 milhão de pessoas de todo o mundo e dezenas de celebridades como Victoria Beckham, Daniel Radcliffe, Matt Damon, Jack Dee ou Justin Bieber.

Em Lisboa, já se navega em anfíbios – este construídos de raiz e não proveniente da II Guerra Mundial – no Tejo, desde 2013. Segundo o ECO, o Hippotrip já transportou mais de meio milhão de pessoas, em 20 mil viagens.

Frank Alvarez, sócio-gerente da empresa, revelou ao jornal a intenção de, no futuro, alargar a frota também para o Douro.

“Já éramos para ter começado no Porto, mas a nossa candidatura no Portugal 2020 não foi aprovada. Se tiver de apostar no futuro gostaria que a Hippotrip fosse para o Porto”, confessou Frank Alvarez.

Miguel Esteves, ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here