Portugal está prestes a ganhar seis novas praias

ZAP

A decisão final depende da avaliação da qualidade da água. No total, Portugal deve ficar com 506 praias vigiadas na próxima época balnear.

Portugal está a preparar-se para ganhar seis novas praias, com a vigilância de nadadores-salvadores e a adição de novas infraestruturas, como casas de banho.

De acordo com a lista provisória da Agência Portuguesa do Ambiente, o país contará com 506 praias vigiadas entre maio e outubro, distribuídas pelo litoral e interior, sendo 351 na costa e 155 no interior.

Na costa de Ovar, três praias foram propostas pela autarquia local para se tornarem oficiais: Santa Marinha, Praia Velha dos Pescadores e Furadouro Sul. Estes locais, que já atraem um número significativo de banhistas, contarão com o apoio de 25 nadadores-salvadores contratados pela autarquia.

O interesse crescente por estas áreas é atribuído à erosão costeira, especialmente notável na Praia do Furadouro, que tem deslocado banhistas para outras zonas, explica o JN.

Além do reforço na segurança através de nadadores-salvadores, outras medidas incluem a presença de bombeiros e da Polícia Marítima para garantir a proteção dos frequentadores das praias.

No interior do país, as novidades incluem praias fluviais em Folques (Arganil), na Barragem do Alvito (Portel) e na Barrinha de Mira, que também serão equipadas com infraestruturas de apoio e lazer.

A oficialização destas praias depende de um parecer favorável das autoridades de saúde quanto à qualidade da água, um requisito essencial para a sua inclusão na lista de praias vigiadas.

Uma vez garantida a qualidade da água, será definido um plano de assistência a banhistas, que necessita de aprovação pela Autoridade Marítima Nacional.

Este esforço para aumentar o número de praias vigiadas vem na sequência de um ano em que se registaram 16 mortes nas praias portuguesas, com a Autoridade Marítima Nacional a reportar 730 salvamentos e 1839 ações de primeiros socorros.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here