Será a bagagem coisa do passado? Viagens “ultraleves” ganham popularidade

À medida que o verão avança no hemisfério norte, muitos de nós começamos a fazer as malas, bagagens de mão e sacos de viagem, preparando-nos para as férias.

Serão embaladas roupas a mais, claro, seguidas de óculos de sol, fatos de banho e sandálias, protetor solar do ano passado e um bom livro. Um casaco provavelmente também será incluído, só por precaução. Talvez alguns de nós reavaliem a quantidade de bagagem que realmente precisamos levar. A maioria não o fará.

Mas, com cada vez mais maneiras de reduzir a sua pegada de carbono e alguns destinos a considerar proibir certos tipos de bagagem, encher a sua mala pode em breve ser coisa do passado. Afinal, ao levar menos, criamos menos emissões de carbono e nos tornamos mais protetores da natureza.

Japão

Numa audaz iniciativa por uma aviação mais sustentável, a Japan Airlines lançou recentemente um programa piloto que dá aos turistas a opção de alugar roupas para a sua estadia no país com antecedência, eliminando a necessidade de carregar e despachar bagagem.

Válido até o final de agosto, o projeto “Any Wear, Anywhere?” foi criado para que os passageiros que viajam para o Japão despachem ou levem consigo bagagem mínima, permitindo que a companhia aérea avalie o impacto ambiental de manusear menos bagagem e também reduza o peso do avião. Quando os turistas chegam a Tóquio, Osaka ou Fukuoka, roupas por medida, em diversos tamanhos e estilos, são entregues nos hotéis onde estão hospedados.

No entanto, enquanto o conceito ajuda a aliviar a carga do viajante, nem todos estão convencidos de que é a abordagem certa.

“É uma boa ideia e uma excelente forma de distração – uma maneira agradável de nos fazer reduzir o nosso impacto em vez de escrutinar o deles”, considera Justin Francis, co-fundador e CEO da empresa de turismo ativista do Reino Unido, Responsible Travel.

“Assim como os compensações voluntárias de carbono, desloca a responsabilidade das companhias aéreas para os indivíduos. A responsabilidade pessoal é importante e a inovação é ótima, mas devemos ter cuidado para que isso não nos distraia das verdadeiras mudanças de sistema que são necessárias: regulação rigorosa e impostos mais justos sobre o combustível, por exemplo.”

Os Alpes

Por todo o mundo, os esquiadores estão a tentar reduzir as suas pegadas de carbono. Mas, enquanto as férias desportivas de inverno têm sido frequentemente associadas a custos excessivos de bagagem, está a surgir uma nova ideia em resorts na França, Suíça e Áustria: deixar o equipamento em casa e alugá-lo no resort.

Para economizar espaço de bagagem – e também reduzir a necessidade dos turistas de investir em equipamentos desportivos de alto valor – resorts e empresas de aluguel estão a destacar a redução e reutilização, alugando chapéus, luvas, óculos, calças e casacos – assim como os esquis, postes, botas, pranchas e capacetes habituais.

E para aqueles que preferem viajar de comboio ou outros transportes públicos, já é um sucesso, de Verbier, na Suíça, a resorts na Áustria, graças a serviços nacionais como o SkiGala.

Dubrovnik

Enquanto Veneza foi o primeiro destino ousado o suficiente para considerar a proibição de malas com rodinhas para melhor preservar as ruas da cidade em 2014, Dubrovnik transformou o argumento em ação – agora recomendando que os visitantes deixem as suas malas com rodinhas em casa.

Não é a primeira vez que o turismo excessivo atraiu a ira dos habitantes da cidade fortificada do Adriático e obrigaram o Departamento de Turismo de Dubrovnik a tomar uma atitude. Lançando um vídeo orientativo e conselhos atualizados sobre a etiqueta apropriada para visitantes no início deste mês, a cidade agora recomenda que os visitantes não perturbem as históricas ruas de paralelepípedos carregando – não arrastando – as bagagens com rodas.

“Os viajantes com mais de 20 quilos de bagagem simplesmente enchem a mala porque acreditam que pagaram por ela”, explicou Pippa Ganderton, diretora de produto da ATPI Halo, um serviço de medição, redução e compensação de CO2 e fornecedora de soluções de viagem sustentáveis.

“Uma solução potencial que as companhias aéreas podem considerar no futuro seria adicionar mais categorias de peso para bagagens de mão. Ao oferecerem opções menores, tanto os viajantes quanto os destinos podem ganhar, enquanto reduzem as emissões de voo.”

África Oriental

Os safáris nos parques nacionais do Quénia, Tanzânia e Uganda oferecem uma proposta diferente da maioria das férias. Apesar do alto preço, o ambiente é sempre descontraído e despretensioso, com um vestuário descontraído – não elegante – sendo o look apropriado que informa todo o clima em torno da fogueira.

Mas, embora não haja proibição de certos tipos de bagagem, as restrições são comuns e espera-se que os viajantes compreendam e respeitem a necessidade de chegar leves.

Esta batalha da bagagem significa que malas compactas e flexíveis têm sido preferidas pela maioria dos operadores turísticos e bagagens com rodas ou, pior ainda, aquelas com uma estrutura embutida, muitas vezes não passam do corredor de embarque para a pista.

“Aconselhamos sempre os clientes de safári a levar pouca bagagem por várias razões”, disse Kathy Boate, CEO da Cartology Travel, uma agência de viagens de luxo sob medida.

“Não há apenas restrições rigorosas de peso nos aviões menores, mas muitas regiões usam aeronaves leves onde não se pode levar malas rígidas – simplesmente não cabem no compartimento de bagagem”.

ZAP // BBC



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here