Spätis, a relíquia da antiga Alemanha de Leste que é mais do que uma loja de conveniência

loopkid / Flickr

Spätis ou Spätkauf, as lojas de conveniência de Berlim

Os Spätis são mais do que simples lojas de conveniência. São uma relíquia da Alemanha de Leste, que perdura até hoje.

Spätkauf, ou Späti, é um tipo de loja de conveniência encontrada na Alemanha, particularmente em Berlim, conhecida por funcionar à noite. Durante a pandemia, estes estabelecimentos foram considerados essenciais e autorizados a permanecer abertos, uma lufada de “normalidade” durante o confinamento.

“O meu estabelecimento, o techno-späti, era o único local onde se podia beber uma cerveja e sentir um pouco de normalidade durante o confinamento”, contou o proprietário Charly Machin, à BBC.

Paul Nolte, historiador da Freie Universität Berlin, considera que o horário tardio destes estabelecimentos também conferem aos spätis uma “ênfase particularmente alemã“. “O horário de abertura das lojas tem sido historicamente muito restrito na Alemanha, o que nos leva ao próprio nome, späti, que é o horário de abertura tardio.”

Durante a sua juventude, “todas as mercearias e lojas eram obrigadas a fechar até às 18h30 e aos sábados até às 13 ou 14h”. Embora já não seja esse o caso – as mercearias estão agora abertas pelo menos até às 21h –, isto faz “parte das origens do späti e ainda desempenha um papel, porque o Rewe [supermercado] do lado pode estar fechado quando se precisa de algo às 22h30, e o späti pode vir a ser útil.”

As origens dos Spätis remontam a 1950, quando as “Spätverkaufsstellen” (literalmente “lojas tardias”) abriram para servir trabalhadores noturnos no antigo estado comunista da Alemanha de Leste.

Mais de 100 lojas deste tipo pontilharam Berlim antes da queda do Muro. No Ocidente, aqueles que procuravam uma cerveja ou um cigarro à noite tinham de conduzir até uma bomba de gasolina.

Só quando a cidade se reunificou é que os spätis dos tempos modernos começaram a aparecer em todo o lado. Atualmente, embora o conceito de uma loja tardia exista noutras regiões da Alemanha, é esta história que os torna únicos em Berlim.

Além disso, para os berlinenses, os spätis têm uma função social: são um local de conversa com amigos, onde se bebem cervejas, refrigerantes ou cafés.

Por serem mais baratos que os bares, são também um local igualitário onde é possível encontrar toda a gente.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here