Tóquio tem uma nova e estranha atração: casas de banho públicas transparentes

Um dos bairros mais populares de Tóquio, no Japão, instalou recentemente nos seus parques uma estranha atração: casas de banho públicas transparentes.

Projetadas por Shigeru Ban Architects, empresa de arquitetura vencedora do Prémio Pritzker, os dois novos conjuntos de casas de banho transparentes foram instalados em Shibuya, o movimentado centro da cidade famoso pela sua movimentada passagem para pedestres, de acordo com a CNN.

Os dois novos conjuntos de casas de banho transparentes foram instalados em dois parques Shibuya – Yoyogi Fukamachi Mini Park e Haru-no-Ogawa Community Park. Embora as casas de banho pareçam arriscados, fazem parte de um projeto inovador que visa mudar a perceção das pessoas sobre as casas de banho públicas.

“Há duas coisas com que nos preocupamos ao entrar numa casa de banho pública, especialmente aquelas localizadas num parque”, lê-se num comunicado no site oficial do projeto, Tokyotoilet.jp. “A primeira é a limpeza e a segunda é se há alguém dentro.”

O projeto atende a essas duas preocupações, oferecendo uma casa de banho com paredes de vidro que permite que o público veja do lado de fora. Porém, quando alguém entra na casa de banho e tranca a porta, as paredes ficam opacas para fornecer privacidade.

Quando alguém entra na casa de banho e tranca a porta, as paredes ficam opacas

“Isto permite que os usuários verifiquem a limpeza e se alguém está a usar a casa de banho”, lê-se no comunicado. “À noite, a instalação ilumina o parque como uma bela lanterna.”

Os dois conjuntos de casas de banho transparentes fazem parte do recém-lançado Tokyo Toilet Project. Fundado pela Nippon Foundation, uma instituição de caridade privada sem fins lucrativos que se concentra na inovação social, o Tokyo Toilet Project fez parceria com alguns dos maiores nomes da arquitetura e indústrias criativas, incluindo Tadao Ando e Toyo Ito para criar 17 novas casas de banho públicas em torno de Shibuya.

“O uso de casas de banho públicas no Japão é limitado por causa dos estereótipos de que são escuros, sujos, fedorentos e assustadores. Para dissipar esses equívocos sobre banheiros públicos, a Fundação Nippon decidiu renovar 17 banheiros públicos localizados em Shibuya, Tóquio, em cooperação com o governo da cidade de Shibuya”, disse a Fundação Nippon, em comunicado.

“Estas casas de banho públicas estão a ser projetados por 16 criadores líderes e usarão um design avançado para torná-las acessíveis a todos, independentemente de sexo, idade ou deficiência, para demonstrar as possibilidades de uma sociedade inclusiva”.

ZAP //

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here