O verão ainda se compôs para os empresários. Portugueses nunca tinham pagado tanto para viajar

cingularite / Wikimedia

Praia de Sagres, Algarve

Quanto aos que vieram de fora para dentro, ao início esperava-se mais, mas, no final, não desiludiram. O verão de 2023 acabou por ser o melhor de sempre para os empresários algarvios. Em sentido inverso, os portugueses gastaram como nunca em viagens para fora (e assim irá continuar, até ao final do ano).

Os portugueses nunca tinha viajado tanto e nunca tinham pagado tanto para viajar, como este verão, disse o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Pedro Costa Ferreira, à rádio Renascença.

“Tivemos o melhor ano de sempre com mais turistas e preço mais elevado”.

É o balanço de 2023, até ao momento, com Pedro Costa Ferreira a acreditar que este registo se irá manter, até ao final do ano.

Apesar da entrada de novos destinos no mercado- como Sardenha, Zanzibar e Senegal – os turistas continuam a preferir os tradicionais – Tunísia, Marrocos, Caraíbas, Cabo Verde, Espanha, Açores e Madeira.

“Em agosto deste ano, as agências de viagens bateram o recorde de emissão de passagens aéreas em voos regulares, incluindo as low-cost. Foram mais de 80 milhões de euros”, detalhou o presidente da APAVT.

O verão começou mal, mas compôs-se

As receitas dos hotéis portugueses aumentaram, este verão: não por ter havido um aumento das dormidas, mas sim devido ao aumento dos preços.

O verão de 2023 foi o melhor de sempre para os empresários algarvios, informou, à Renascença, o presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes.

E a época balnear até tinha começado mal para os empresário das terras algarvias.

De acordo com Bernardo Trindade, presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), a única região onde o comportamento das dormidas foi pior, nos meses de junho e julho, em comparação a 2022 (que a par de 2019 foi o melhor ano de sempre no setor do turismo), foi o Algarve.

Mas o verão ainda se conseguiu compor, para os empresários da região.

“O verão turístico correu bem, tivemos muitos clientes, aumentamos o número de clientes e aumentamos proveitos”, garantiu, à RR, o presidente da Associação de Hóteis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Hélder Martins.

TAP negligenciou o Algarve

Hélder Martins acusou a TAP de não dar a devida atenção à região algarvia.

“O que a TAP devia ter para o Algarve era uma linha de voos com aviões mais pequenos, que fizesse uma ligação Lisboa – Algarve com mais frequência. Há pessoas que fazem um voo da TAP dos EUA e ficam várias horas à espera para vir para Faro”, considerou o presidente da AHETA.

Já partir de Faro, atualmente, a transportadora aérea tem apenas uma ligação – que tem como destino Lisboa.

No ano passado, passaram pelo aeroporto mais de oito milhões de pessoas.

Miguel Esteves, ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here