Um vulcão da Indonésia entrou em erupção esta terça-feira, libertando grande quantidade de fumo a 2.000 metros, cobrindo os vilarejos da região de cinzas.
O vulcão Sinabung, na ilha de Sumatra, está ativo desde 2010 e entrou em erupção pela última vez em 2016. Nos últimos dias, a sua atividade disparou. Os vilarejos próximos foram avisados do risco de lava.
O gabinete de gestão de catástrofes afirmou que a erupção pode afetar o tráfego aéreo. Contudo, até ao momento, não foi emitido qualquer alerta formal para evitar os voos na área.
Não foram registados feridos ou mortos e a agência de catástrofes não emitiu ordens de evacuação. Em 2016, sete pessoas morreram durante uma erupção deste vulcão. Em 2014 foram registadas 16 vítimas.
No ano passado, a erupção de um vulcão entre as ilhas de Java e Sumatra provocou um deslizamento de terras submarino, desencadeando um tsunami que matou mais de 400 pessoas.
O vasto arquipélago do Sudeste Asiático está no chamado Anel de Fogo do Pacífico, onde se encontram placas tectónicas. A Indonésia tem 127 vulcões ativos.