A maior flor do mundo “nasceu” em Sumatra

A maior flor do mundo “nasceu” na Ilha de Sumatra, na Indonésia. Trata-se de um exemplar do género Rafflesia com 111 centímetros.

Segundo a agência Europa Press, a flor, da variedade Tuan-Mudae, “nasceu” no Ano Novo, na zona de conservação da natureza de Maninjau, em Sumatra.

O espécime destronou o recorde de maior flor do mundo (107 centímetros) que pertencia também a um exemplar do seu género, que foi encontrado na mesma zona em meados de 2017, segundo explicou Khairi Ramadhan, responsável da Agência de Conservação de Recursos Naturais de Sumatra Ocidental (BKSDA).

A BKSDA começou a observar a rara planta parasitária antes do Natal, no dia 24, tendo a flor florescido “perfeitamente” no dia de Ano Novo.

Khairi detalhou ainda que este tipo de plantas pode ser encontrado em 13 lugares, estando a maior parte destes concentrados junto ao lago Maninjau. A Rafflesia é um género de plantas que contém 15 espécies – há registo de mais quatro, mas não foram ainda verificadas – que habitam o sudeste Asiático (Sumatra, Filipinas, Bordéus).

Estas plantas não têm folha e quase nenhum caule: consistem numa flor com cinco pétalas com um diâmetro superior a um metro e pesam cerca de 10 quilogramas. Por norma, têm um cheiro desagradável e, geralmente, atraem moscas, que efetuam a sua polinização sem receber qualquer recompensa, escreve ainda a agência noticiosa.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here