Zeus: a Ascensão ao Olimpo, os Poderosos Filhos, os seus Adoradores e as suas Obras de Arte

É inegável que Zeus é uma das figuras divinas mais importantes da cultura humana. Mais do que um deus da antiguidade, ele mostrou-se um personagem interessante para várias obras. 

Dessa forma, vamos falar sobre como chegou ao poder, quem são os seus famosos descendentes, como era idolatrado e as obras de arte mais famosas com ele.

Da Caverna Para o Trono

De acordo com o site gpa.pt, a origem de Zeus é conhecida por muitos. Filho mais novo de Cronos, rei dos titãs, foi o único que não foi engolido pelo pai, tendo sido criado numa caverna. As histórias sobre a sua infância variam muito, com alguns relatos que dizem ter sido criado pela avó, cabras, ninfas, etc.

De qualquer forma, o que importa é que o deus dos trovões chegou à idade adulta com uma força descomunal. Armando-se com um escudo mágico (chamado de “Égide”), ele foi em busca de vingança e da libertação dos seus irmãos.

Assim, deu ao seu pai uma poção mágica que o fez vomitar cada um dos filhos, já crescidos. Alguns ainda contam que não houve poção: Zeus teria aberto o ventre do pai com uma espada.

Com isso, os seus irmãos juntaram-se a ele e subjugaram o tirano Cronos. Junto deles, lutaram os gigantes, os ciclopes e os hecatonquiros, seres que haviam sido aprisionados pelo titã.

Após a batalha, Zeus recebeu o trovão e o raio dos seus companheiros ciclopes. Mas, com os titãs expulsos do poder, quem governaria a existência e a humanidade?

Os irmãos Zeus, Poseidon e Hades juntaram-se num acordo. Poseidon ficou com os mares, sendo o rei das águas. Hades recebeu o controlo da terra dos mortos, também conhecido como mundo inferior, para onde toda a alma vai após à morte.

E Zeus? Ele ficou com o céu, mas não só isso. Ele se tornou o rei dos deuses, o mais poderoso de entre os olimpianos. Com isso, tornava-se o ser mais forte do universo, acima até mesmo do seu pai.

Os Filhos de Zeus

Podíamos contar uma linda história de amor e fidelidade envolvendo Zeus e a sua esposa, Hera. Os dois tiveram três filhos:

  • Ares, o deus da guerra grego;
  • Hebe, a deusa da juventude;
  • Hefesto, o deus do fogo, da metalurgia, escultura e outras tecnologias avançadas para a época.

Uma família feliz, certo? Na verdade, não. Zeus podia ser poderoso, benevolente e um bom rei, mas não era um esposo fiel. No decorrer da sua história, teve diversos casos fora do casamento, geralmente com o uso do seu poder de mudar de forma.

A tática do deus era curiosa: ao olhar para os mortais, uma vez ou outra se apaixonava por uma mulher. Assim, descia para a terra e tomava a forma do seu marido. Após engravidá-la, voltava para o Olimpo e vivia outras aventuras. Disso, nasceram:

  • Herácles, ou Hércules;
  • Arcas;
  • Perseu;
  • Tício;
  • Helena de Troia;
  • Dezenas de outros.

As crianças foram personagens de alguns dos mitos gregos mais famosos. Aliás, sofriam bastante com a ira de Hera, que sofria com os casos extraconjugais do esposo.

Agora, a mais famosa filha de Zeus não foi fruto do seu casamento com Hera e nem de casos por fora. Atena, a deusa da sabedoria, da justiça, da estratégia e protetora dos homens.

Ela nasceu da cabeça do seu pai, já armada e pronta para a batalha. Dizem que, por conta disso, a deusa nunca perdeu uma batalha, nunca teve um amante e nunca foi derrotada em guerras, até mesmo quando lutou contra o seu irmão Ares.

O Culto a Zeus

Zeus era um dos deuses mais cultuados do mundo antigo. Alguns relatam que já era adorado antes mesmo da Grécia se desenvolver e da cultura grega surgir de forma semelhante ao que vemos hoje.

A cidade que mais o cultuava era Olímpia, onde foi criado um festival em sua homenagem. Foi nesse festival que surgiram os jogos olímpicos, com o objetivo de mostrar o que havia de melhor entre os humanos para os reis dos deuses.

Fora da Grécia, foi incorporado a mitologia romana como Júpiter, sendo um dos principais no panteão romano. Ainda, alguns indicam que o deus Tinia, da civilização Etrusca, era uma denominação alternativa para Zeus.

Também, é possível ver a sua influência no deus egípcio Amom, que comandava os ventos e os céus, e no deus indiano Indra.

J. Paul Getty Museum / Wikipedia

“O Rapto de Europa”, Rembrandt, 1632

Zeus na História da Arte

Desde os gregos, a arte sempre usou os mitos como inspiração. Com o seu papel como rei, Zeus protagonizou peças teatrais, pinturas e estátuas na antiguidade, idade média, modernidade e na era contemporânea.

As obras mais famosas com Zeus são:

  • O rapto de Europa, pintada por Rembrandt em 1632;
  • Leda, pintada por Leonardo da Vinci em 1510;
  • Júpiter e Semele, pintada por Gustave Moreau em 1895.

aeiou //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here