Castelo de Vide – a Sintra do Alentejo

Castelo de Vide

Sticky Fingaz

A pequena cidade de Castelo de Vide, é uma das melhores preservadas vilas medievais de Portugal. A pitoresca vila de situa-se no distrito de Portalegre, na região do Alto Alentejo, em Portugal, e encontra-se na encosta de uma das colinas do norte da Serra de São Mamede. A abundância de vegetação, o clima ameno e a proximidade da Serra de São Mamede, com o Parque Nacional de São Mamede, tornou-a conhecida por “Sintra do Alentejo”.

carregue no play para ver fotos

Castelo de Vide encontra-se dentro de umas muralhas do século XIV onde existe um bairro medieval que preserva uma atmosfera antiga.

A sinagoga mais antiga do país encontra-se em Castelo de Vide. Para os amantes de antigas igrejas e capelas, aqui encontrará 32!

Downhill é a parte ‘mais recente’ de Castelo de Vide. A Praça Dom Pedro V é uma elegante praça rodeada de edifícios barrocos, igrejas e a Câmara Municipal.

Na Praça D Pedro V, há uma estátua de mármore fina deste rei e a grande Igreja Santa Maria da Devesa domina o espaço em torno do pelourinho.

Além de todos estes lugares de interesse, pode simplesmente passear em Castelo de Vide, nas muitas ruas e vielas de paralelepípedos.

Castelo de Vide também é de origem romana e é famosa pelos restos arqueológicos mais antigos: há 28 megálitos e 2 menires na paróquia.

A Páscoa é uma festa muito importante em Castelo de Vide. Durante a Semana Santa não há muito a fazer. Há procissões e há boa comida com borrego como o prato mais importante. Cada Santo tem o seu próprio aniversário, sendo também um motivo de comemoração.

Especialmente nos meses de julho e agosto há muitas feiras e festivais em Castelo de Vide e arredores onde produtos locais são vendidos. Podem ser apreciadas representações de rua de ofícios antigos e performances de música.

Todas as sextas-feiras há um mercado com frutas frescas, legumes, peixe e queijo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here