Como viajar com um portátil? Algumas dicas e regras a seguir.

viajar com portátil

add1sun

Atualmente a tecnologia faz parte das nossas vidas e já não passamos sem ela. Mesmo nas férias viajamos com smartphones e por vezes, precisamos mesmo de um portátil. A tecnologia pode ser uma ajuda preciosa, seja em aplicações que nos facilitam as férias, ou para terminar aquele projeto importante. No entanto, e para que não seja apanhado desprevenido, existem algumas regras e dicas que deve seguir.

[toc]

O roaming e os gastos

roaming

Ed Yourdon

O custos de internet em roaming continuam a ser extremamente altos, portanto se pretende aceder à internet certifique-se dos custos antes de embarcar.

Contacte a sua operadora e, tendo em conta a utilização que pretende, verifique quais os planos mais vantajosos. Por vezes os tarifários pós pagos oferecem as melhores tarifas em roaming, portanto deve considerar todas as hipóteses.

Pode também optar por utilizar apenas wi-fi e, nesse caso, deve informar-se previamente da disponibilidade deste tipo de rede no seu destino.

Se viajar para um país com uma boa cobertura, poderá nem necessitar de ativar a sua internet de operador. No entanto, e como prevenção, recomendamos que tenha sempre esta opção disponível, para o caso de vir a necessitar.

Verifique também se possui todos os conhecimentos informáticos para conseguir ligar-se a uma rede wi-fi.

A eletricidade e os adaptadores

adaptadores

JuditK

Esta é uma das falhas mais comuns ao viajar com um portátil! Transportamos connosco o carregador, mas nem sempre nos lembramos de que as tomadas serão diferentes. Por exemplo, em Inglaterra não conseguirá ligar nenhum aparelho elétrico com as fichas habituais de Portugal.

Neste caso, deve informar-se previamente da configuração das tomadas do país que vai visitar e adquirir um adaptador. Existem à venda nas lojas de tecnologia conjuntos de adaptadores que contêm praticamente todos os adaptadores que poderá necessitar.

De qualquer das formas e para evitar surpresas, convém sempre confirmar!

Proteja o seu portátil e os seus dados

Um portátil é sempre um acessório importante para nós! Além do seu valor material, contém ainda toda a nossa informação. Antes de viajar, confirme que segue todas estas regras e dicas:

Faça backup dos dados: Os azares acontecem, portanto esteja prevenido. Antes de viajar faça um backup de toda a sua informação e apague do portátil a informação sensível de que não irá necessitar. Evite levar consigo dados de contas bancárias e outros dados sensíveis.

2 Bolsas diferentes: Se tiver possibilidade, o ideal é levar consigo duas bolsas diferentes para portáteis. Uma mais robusta que proteja em viagens mais longas e outra mais leve e discreta para andar consigo no dia-a-dia. Tente escolher uma que não tenha o aspeto de uma mala de portátil para que ninguém saiba que o transporta consigo. Isto é ainda mais importante se viajar para países com taxas de roubo elevadas.

Adira aos seguros: Atualmente existem seguros contra roubos e quedas que podem ser adquiridos rapidamente em lojas de tecnologia. Desta forma estará protegido e normalmente estes seguros têm um custo razoável. Não se esqueça de verificar se o seguro terá cobertura fora do país.

Tenha uma viagem segura com o seu portátil, mas não se esqueça de aproveitar as férias se for caso disso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here