Primeira viagem de avião? Em 4 passos explicamos-lhe tudo para que seja um sucesso!

Foto aérea de cidade e asa de avião.

sjarm

Gostava de viajar de avião, mas tem inúmeros receios? O seu primeiro voo aproxima-se e o nervosismo está a apoderar-se de si? Nós explicamos-lhe passo a passo como fazer a sua primeira viagem de avião sem dificuldades, temores ou qualquer tipo de complicação.

Nota: Não se esqueça que apesar de todas as informações que aqui disponibilizamos é crucial consultar as normas em vigor junto da sua companhia aérea, pois estas informações servem apenas de referência.

[toc]

Para que prepare devidamente todos os passos de uma viagem de avião indicamos-lhe neste artigo todos os passos envolvidos. Agora relaxe e prepare-se para viajar sem preocupações.

Deixamos-lhe, em 4 passos, todo o processo de uma viagem de avião explicado para que não hajam surpresas e indecisões.

Mas, deixamos-lhe desde já uma dica importante. Chegar com antecedência ao aeroporto.

Acredite que esta é uma regra de ouro para que evite níveis de stress indesejáveis e contribuirá para que a sua primeira experiência neste meio de transporte possa ser inesquecível e se sinta verdadeiramente nas nuvens.

Se sente inúmeros receios de viajar de avião, e vai viajar pela primeira vez, leia este artigo com atenção, e guarde-o para mais tarde recordar.

Mesmo que já tenha viajado várias vezes, estas dicas são perfeitamente válidas e importantes para que tudo corra bem.

Preparado? Então ponha o cinto porque vamos descolar.

Passo 1 – Preparação da Viagem

Depois de efetuada a reserva na companhia aérea é chegada a hora de começar a preparar a sua viagem.

Esta preparação é crucial para que no dia da sua viagem o embarque ocorra sem problemas e tudo esteja em conformidade com os princípios da companhia aérea em que viaja.

Bagagem

Seguir as normas estabelecidas para a sua bagagem é fundamental no momento do embarque, para que não seja apanhado desprevenido no controlo de segurança e ver os seus objetos serem retidos no aeroporto, ou até ter que pagar por excesso de bagagem.

Desde logo, é importante proceder à distinção entre os dois tipos de bagagem permitida, a bagagem de mão e a bagagem de porão.

Bagagem de mão

O limite de peso e as dimensões da bagagem de mão aceite a bordo são limitados para manter a segurança e o conforto dos passageiros, como tal é imprescindível que se informe junto da companhia aérea que o transportará quais os limites recomendados.

Deve aproveitar a bagagem de mão para nela levar objetos de valor como a carteira, os documentos e dispositivos eletrónicos (telemóvel, computador portátil, máquina fotográfica, entre outros).

Ter em atenção os objetos proibidos (ex. objetos pontiagudos e cortantes), bem como seguir as regras impostas para determinados produtos, por isso se pretende levar os seus artigos de cosmética e tratamento, sejam líquidos ou em gel, terá que cumprir as seguintes normas seguidas pelos aeroportos da UE/EEE.

E se quiser saber mais sobre o tema veja este artigo sobre bagagens de mão.

Bagagem de Porão

Cada passageiro tem direito a transportar uma ou duas malas no porão do avião – dependendo da companhia aérea.

O limite de peso é também estabelecido pela empresa e caso exceda esse limite terá que ser paga a taxa de excesso de bagagem praticada pela companhia aérea.

Por norma o limite varia entre os 15 e os 20 quilogramas e por motivos de segurança não serão transportados volumes/ malas superiores a 32 quilogramas.

Há que ter em atenção a lista de objetos proibidos e não se esqueça de identificar devidamente a sua bagagem com nome e morada e de a fechar à chave ou a cadeado.

Documentos

Separe os documentos necessários para que estejam sempre à mão, pois os mesmos são verificados nas várias fases até que dê entrada no avião.

São considerados documentos imprescindíveis os seguintes:

  • Documento/Cartão de viagem válido
  • Cartão do cidadão ou documento de identificação emitido por um Estado da UE/EEA para voos dentro da EEA (Área Económica Europeia) ou passaporte válido durante o período da estadia pretendida para viagens fora da EEA
  • Para alguns destinos é também exigido o boletim com as vacinas obrigatórias por forma a viajar protegido para o país o qual se desloca

Kit de Viagem

Para a viagem leve roupa e calçado confortável e um casaco para se proteger do frio proveniente do ar condicionado que poderá sentir durante o voo.

Para evitar o desconforto nos ouvidos no momento da descolagem e aterragem do avião poderá levar pastilhas elásticas para mascar, o que aliviará um possível desconforto.

Caso enjoe não se esqueça de tomar um medicamento para o efeito, mas acima de tudo manter a calma e relaxar serão essenciais para evitar sensações de incómodo.

Passo 2 – Ao chegar ao aeroporto

Para que não comece a sua viagem de forma atribulada e stressada o melhor será não se atrasar.

Como tal, chegue ao aeroporto com um intervalo de tempo que ronde 1 ou 2 horas de antecedência, para se certificar que não terá que andar numa correria.

Check-in

Caso não tenha procedido ao check-in online, deverá levar para o aeroporto o seu cartão de embarque imprimido.

Se não tiver acedido a nenhuma das formas de proceder ao check-in que as companhias aéreas possam disponibilizar para que o passageiro não despenda tanto tempo em filas, terá que em primeiro lugar dirigir-se ao balcão de check-in da sua companhia aérea.

Aí deverá apresentar o documento de identificação e deverá também proceder ao registo da sua bagagem de porão, onde será verificada e pesada.

É no balcão do check-in que lhe será entregue o cartão de embarque, que o permitirá aceder ao seu voo.

Registo da Bagagem

Caso tenha efetuado check-in online ou outra forma de check-in e tenha bagagem de porão para despachar deverá dirigir-se aos balcões de registo de bagagens, que por norma abrem 2 horas antes do respetivo voo e fecham cerca de 40 minutos antes da hora de partida.

Área de Embarque

É obrigatória a confirmação da sua identificação (documento de identificação ou passaporte), bem como a passagem pela segurança e respetivo detetor de metais.

Como tal retire todos os objetos metálicos que possuir e coloque-os no tabuleiro para que em conjunto com a sua bagagem de mão passem no raio-X.

Depois deste processo deverá estar no portão de embarque no mínimo 30 minutos antes da hora da partida prevista.

O número do portão de embarque está no seu bilhete e terá que prestar atenção aos ecrãs para que quando o seu portão de embarque abrir saber onde se dirigir.

Passo 3 – No avião

Quando entrar no avião procure o lugar que lhe está destinado, o qual se encontra indicado no cartão de embarque caso o seu voo tenha lugares reservados.

Coloque o cinto e esteja atento às explicações de segurança dadas pelos comissários de bordo.

Os aparelhos eletrónicos devem estar desligados durante a descolagem e a aterragem do avião. Durante o tempo restante da viagem poderá manter o seu telemóvel em “modo de voo”.

Caso pretenda tirar fotografias durante a viagem poderá também fazê-lo.

Em caso de turbulência não entre em pânico. A turbulência faz com que o avião balance e surge quando há uma mudança brusca na temperatura, na velocidade ou na pressão do ar, contudo esteja consciente de que este meio de transporte é construído para aguentar este tipo de fenómenos atmosféricos, incluindo raios e relâmpagos.

Passo 4 – No desembarque

Ao chegar ao aeroporto do destino a sua identificação será verificada e depois deste processo, caso possua bagagem de porão terá que dirigir-se à passadeira que contenha o número do seu voo e pegar na sua mala.

Tenha atenção e verifique a sua identificação na bagagem, para que não surjam enganos.

Como tudo correu?

Deixámos-lhe, assim, os quatro momentos a ter em conta para a sua primeira viagem de avião e os respetivos passos que terá que cumprir em cada um deles.

Depois de ter a sua bagagem bastará usufruir ao máximo da sua estadia.

Como foi entrar pela primeira vez num avião? Partilhe connosco as suas primeiras experiências na caixa de comentários abaixo.

7 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito do seu post, e ajudou-me muito.. Mas eu tenho uma dúvida, na altura em que eu fiz a reserva do meu voo, para preencher os nossos dados e tudo mais, eu pus ‘senhora’ mas agora quando fiz o meu check-in online o bilhete veio com ‘ senhor ‘ será que isso irá prejudicar a minha viagem?
    Obrigada, pela atenção.

    • Presumo que não aja problema pois foi um erro informático se lhe perguntarem explique tudo da melhor maneira possivel
      mas alguma questao me disponha pois eu estou constantemente a viajar para os estados unidos da america.
      comprimentos

      • Boa tarde. Vou viajar de avião pela primeira vez, tirei o passaporte, é necessário fazer algo ao passaporte antes de viajar?? Falaram-me q tem q ser carimbado sei lá por quem, isso é verdade? A viagem será só em abril, quando posso fazer o checkin online?
        Obrigado

  2. Eu vou fazer a minha primeira viagem em março e vou para os estados unidos da américa mas não sei como me deslocar no aerporto se não sei ingles.
    Pode-me ajudar com este problema?
    Obrigado pela a atenção e comprimentos.

    • Olá Carla!
      Você deverá ficar sempre atenta nos indicativos do seu voo, no seu cartão de embarque tem os a indicação do seu embarque de voo! Sempre há um lugar de informação caso tenha dúvida sempre pergunte alguém que seja funcionário do aeroporto, ou de uma linha aérea, e veja se fala português ou espanhol. Espero que tenha lhe ajudado um pouco, rsrs!!! Boa viagem!!!

  3. Ola,vou viajar pela primeira vez sozinha,tenho 16 anos vou com autorizacao dos meus pais,mas vou sem acompanhante sabe me dizer se pedir ajuda eles irao guiar-me para todo lado? Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here