Férias no mar: opções de cruzeiro acessíveis para o verão

Depois de meses de confinamento, o anseio pela liberdade leva os turistas a procurar espaços abertos, natureza e vastos horizontes. Neste sentido, o turismo náutico pode sentir otimista para a próxima temporada de férias.

A procura pela navegação de recreio viu um retorno excecional nas últimas semanas e pode mesmo ser um dos motores da recuperação do setor turístico lusitano. E para redescobrir os seus destinos favoritos ao longo da costa portuguesa e de todo o mundo, o aluguer de barcos privados pode ser a solução ideal no próximo verão.

Não tem carta de navegação? Oferecendo preços menores do que os das agências tradicionais de locação, gigantes do setor como a startup francesa Click&Boat propõem ainda opções de cruzeiros acompanhados de um skipper profissional e barcos que contam com higienização rigorosa, adaptada às novas diretrizes sanitárias.

Está a pensar partir para o mar e permitir-se bons momentos ao sol? Confira algumas ideias de roteiros para conhecer destinos famosos a partir do mar!

 

Sete colinas, duas reservas e uma baía…

O aluguer de barco em Lisboa pode ser um bom ponto de partida para uma viagem. Comece o trajeto com uma navegação tranquila sobre o Rio Tejo e ao longo das margens da Reserva Natural do Estuário do Tejo. Antes de zarpar em direção ao sul, vale a pena uma visita ao Forte de São Lourenço, acessível apenas pelo mar.

Com um aluguer de catamarã ou de iate, aproveite em seguida o espaço e a estabilidade para um cruzeiro em grupo até Sesimbra. E porque não fazer paragens estratégicas em todas as praias no caminho?

A grande vantagem de viajar pelo mar é que o trajeto torna-se parte da aventura! Ao chegar ao destino, navegar com a visão do Parque Natural da Arrábida restaurará a conexão dos marinheiros com a natureza. Um pouco mais além, não deixe de parar na Praia dos Coelhos e de Galápagos. Um café da manhã a bordo é a maneira ideal de relaxar antes de continuar a viagem.

Depois de Sesimbra, é hora de erguer as velas (ou ligar os motores) em direção a Setúbal. As águas mais calmas e com menos inclinação da baía podem ser uma boa oportunidade para os iniciantes que desejam melhorar o currículo náutico.

Esta cidade, com o seu centro histórico conservado através dos séculos, possui uma fauna marinha incrível: a baía abriga uma grande população de golfinhos que acompanharão seu barco durante partes do trajeto. No porto, a pesca da sardinha é seguida pela degustação no próprio local! Para recarregar as energias, não deixa de experimentar o choco frito e os peixes assados dos restaurantes locais.

 

Algarve: navegue na terra do sol!

O aluguer de barcos no Algarve complementará em muito a visita da região. Com seu clima agradável e ensolarado, a região é um dos principais destinos turísticos europeus. Começar o cruzeiro da ponta oeste em Lagos pode ser uma boa opção.

Lagos é uma maravilha de ver do mar, com os seus antigos muros e penhascos formando uma paisagem saída de uma pintura renascentista. Ao alugar um barco em Lagos, pode visitar praias ensolaradas, com a Praia do Camilo.

Indo em direção à Olhão, não deixe de parar em Portimão, com o seu museu da pesca e famosa Praia da Rocha. Não perca também Albufeira e Quarteira.

Ao chegar a Faro, deixe-se levar através da história com as construções de diversas civilizações que colonizaram a região sul do país, ainda presentes no local. Com os seus inúmeros bares e restaurantes, mergulhe na culinária local e recarregue as energias antes de voltar a Lagos e completar o cruzeiro.

Para grupos maiores e para mais conforto, opte por uma viagem em catamarã ou num veleiro de grande porte. No entanto, se o objetivo for velocidade, adrenalina e desportos aquáticos, um veloz barco a motor será ideal para as suas férias!

 

Grécia: história e ilhas paradisíacas

Localizada no sul da península balcânica, entre o Mar Jónico e o Mar Egeu, a Grécia é também muito bem conhecida dos amantes da navegação. Os arquipélagos paradisíacos e o mar de águas claras a tornam um terreno fértil para velejar. Para quem não tem licença, o aluguer de barcos na Grécia pode sempre ser acompanhado por um experiente capitão.

Nas ruas de Atenas, prove as deliciosas Moussaka, Skordalia e Tzatziki locais, muito mais originais do que as consumidas mundo afora. Para finalizar a refeição, algumas Baklavas são a chave de ouro. Duas bebidas gregas conhecidas são a Retsina, com um gosto especial de pinhos e sementes, e a famosa Ouzo, bebida alcoólica à base de anis.

Explore também a arquitetura e os monumentos conservados através do tempo e prepare-se para lindas noites na praia jantando ao lado do mar. Para terminar, lembre-se de visitar também Thessaloniki, Patras, Heraklion e Corfu — além das maravilhosas cidades mais pequenas que a Grécia tem para lhe oferecer!

aeiou //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here