À época de fim de ano, muitas cidades da Europa ganham ainda mais cor, brilho e encanto com os tradicionais Mercados de Natal, que tomam conta de ruas e praças. O comércio de presentes, objectos de decoração, comidas e bebidas típicas unem moradores locais e turistas.
A tradição teve início nos países de língua alemã: os “Weihnachtsmarkt” começaram como um espaço para se abrigar do rígido frio do inverno europeu e também de confraternização entre os locais. Hoje estão espalhadas pelo mundo e estas feiras típicas fazem parte do calendário fixo de eventos das cidades.
AEIOU e Hostelworld, o site líder em hospedagem barata pelo mundo, sugerem-lhe 5 dos mais representativos e belos mercados, que merecem uma visita para quem está na Europa no fim do ano.
Edimburgo
Instalado no Princes Street Gardens, próximo da pista de patinagem no gelo e da roda-gigante, o mercado de Edimburgo reflecte bem o clima da cidade nesta época – muito bem decorado e aconchegante, apesar do frio intenso. Especialidades e iguaria escocesas estão à disposição nos quiosques. Não se pode deixar de provar, por exemplo, um hot toddy e comer uma das várias carnes e queijos populares por lá. Tem ainda jóias, enfeites, roupas, acessórios e outras opções de presentes de Natal.
Bruxelas
O clima natalino espalha-se por toda a Bélgica e a tradição dos mercados de Natal também não falta. Em Bruxelas, o mercado principal é um festival de luzes e compras. Com mais de 200 tendas ao longo Place Sainte-Catherine, o espaço conta com uma pista de patinagem e uma roda-gigante. Os chalés de madeira ganham decoração para representar diferentes países, e há opções de presentes de todas as partes do mundo.
Viena
Um dos mais famosos de toda a Europa, o Mercado de Natal de Viena apresenta mais de uma centenas de tendas. A feira típica acontece na praça central (junto à câmara municipal) e todo o ano se torna no ponto de encontro de famílias, jovens e visitantes. Um dos espaços mais populares é a banca dos “correios” onde se pode enviar postais de Viena para o mundo todo. À noite, a cada quarto de hora um festival de luzes ilumina o centro de Viena, ao som de ritmos variados, da ópera ao rock.
Paris
Em Paris, o local não poderia ser mais atraente: à sombra da Torre Eiffel, o Mercado de Natal no Trocadéro é destaque dentre os vários mercados de Paris. Há um ar mágico que encanta casais apaixonados, famílias e turistas. Os pequenos chalés de madeira comercializam brinquedos e decorações típicas, além de delícias variadas, como queijos, vinhos e chocolates. Para completar, uma pista de patinagem no gelo e um carrossel para entreter os pequenos.
Nuremberg
O Mercado de Natal de Nuremberg, na região da Baviera, é um dos mais antigos e famosos da Alemanha. Chamado oficialmente de “Christkindlesmarkt” (significa “Feira Natalina Menino Jesus”), o evento comporta quase 200 barraquinhas, feitas de madeira e repletas dos mais típicos ítens alemães que não podem faltar no Natal: vinho quente, salsichas, doces, pães, enfeites, brinquedos, velas, etc…
AEIOU / HostelBookers