A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém vermelha.
Conhecida como a “capital das buzinas”, Mumbai enfrenta problemas com a poluição sonora, conta o The New York Times. Mesmo com o sinal vermelho, há motoristas mais impacientes que buzinam, antecipando-se à luz verde que permite a passagem.
Para pôr fim a este problema, a polícia de Mumbai instalou detetores de ruído em vários semáforos localizados em locais importantes da cidade.
Se o nível do ruído ultrapassar os 85 decibéis – o nível aproximado de um comboio de carga a passar a cerca de cinco metros -, o temporizador que permite que a luz vermelha seja substituída pela verde é redefinido, demorando mais tempo a fazer a transição.
Quando mais ruído houver, mais tempo o sinal ficará vermelho. Os detetores foram instados no final do ano passado, tendo o sistema sido batizado como “O Sinal da Punição”.
A polícia indiana deixou também frases enigmáticas nas interseções nas quais se podia ler: “Buzinas mais, esperas mais”. Um vídeo sobre a iniciativa foi publicado pelas autoridades nas redes sociais, somando desde logo milhões de visualizações.
“É isso que queríamos dizer aos condutores: buzinar ou fazer barulho não move o tráfego (…) O trânsito leva o seu próprio tempo a mover-se”, explicou o porta-voz da polícia de Mumbai, Pranaya Ashok, em declarações ao jornal norte-americano.
Mumbai ficou em quatro lugar no ranking do TomTom Index de 2019, que classifica o congestionamento de trânsito urbano em centenas de cidades em todo o mundo. Em média, estimaram os especialistas, os motoristas desta cidade indiana perderam cerca de 209 horas – isto é, 8 dias e 17 horas – no trânsito de Mumbai no passado passado.
Durante todo este tempo, aponta o portal IFL Science a título de exemplo, seria possível assistir 185 episódios da série “A Guerra dos Tronos”, ouvir 4.012 vezes a música “Imagine” de John Lennon e plantar 209 árvores.