Uma vila polaca com seis mil pessoas tem uma só rua

cv Leszek Stańczyk

A vila de Suloszowa, na província polaca de Malopolska, resume-se a uma única rua com mais de nove quilómetros de comprimento.

Do alto, parece uma longa costura a ligar uma série de campos sinuosos e coloridos. De perto, no entanto, é possível identificar as casas dos 6 mil habitantes que vivem neste pitoresco vilarejo localizado na província de Malopolska (Pequena Polónia), no sul do país da Europa Central.

Esta “pérola polaca” é Suloszowa, “uma cidade cujos habitantes vivem numa única rua”, como dizem as fotos publicadas nas redes sociais que foram partilhadas por milhares de utilizadores.

Suloszowa fica no Parque Nacional Ojcowski, famoso pelas suas formações calcárias, a cerca de 36 km de Cracóvia.

Como mostram as fotos aéreas, os telhados das casas e edifícios em Suloszowa estendem-se dos dois lados de uma via de 9 km chamada Olkuska-Krakowska, uma das ruas mais longas da Polónia. Atrás das casas, estão as quintas.

Um “bom sentido de comunidade”

Mas como é viver em Suloszowa?

“Há um bom sentido de comunidade aqui”, disse Edyta, dona de uma loja local, ao jornal britânico Daily Mail.

“Temos o Dia do Morango, quando todos nos reunimos e provamos as novas colheitas e tocamos música. E também temos o Dia da Batata, em que fazemos a mesma coisa.”

Mas, como em todas as cidades pequenas, acrescenta: “o povo de Suloszowa também gosta de mexericos. E todos nos conhecemos.”

Entre as atrações turísticas de Suloszowa está o Castelo Pieskowa Skala, que fica num penhasco, dentro dos limites do Parque Nacional Ojcowski.

Foi construído pelo rei Casimiro III, o Grande, no século 14, como parte da cadeia defensiva de castelos chamada “Nidos de Águila”.

ZAP // BBC



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here