Vila italiana está a leiloar casas a partir de três euros

Coshipi / Flickr

Vila de Sambuca, em Itália

As casas precisam de obras substanciais, mas continuam a atrair interessados. Em 2019, a vila fez uma iniciativa semelhante com um leilão de casas a começar com um preço base de um euro.

Em 2019, Sambuca di Sicilia, uma aldeia no sul de Itália, ganhou fama internacional ao vender casas por apenas um euro. Esta iniciativa visava impulsionar a população local e revitalizar propriedades em desuso.

Ao contrário de outros projetos semelhantes que fracassaram, a oferta de Sambuca atraiu um interesse significativo, com compradores dos EUA, do Médio Oriente e de outros países, injetando cerca de 20 milhões de euros na economia local.

Após o sucesso das vendas iniciais em 2019 e de uma ronda subsequente em 2021, a Sambuca di Sicilia está a leiloar outro conjunto de casas. Desta vez, 10 casas estão disponíveis com um preço inicial de três euros, escreve a Euronews.

Estas propriedades, localizadas no antigo distrito de Saracen, são consideradas estruturalmente sólidas, semelhantes às vendidas anteriormente. O processo de venda é facilitado pelo facto de estas casas serem propriedade das autoridades locais, evitando complicações frequentemente encontradas em transações envolvendo proprietários privados.

As propriedades em oferta são casas com dois a três quartos, cada uma com uma área não superior a 80 metros quadrados e construídas em pedra cor de mel. Os edifícios têm normalmente dois ou três pisos, alguns dos quais com terraços. Algumas têm até pátios interiores com limoeiros e chão de azulejos de majólica. No entanto, o formato de leilão significa que os preços finais irão provavelmente exceder a oferta inicial simbólica, com casas anteriores vendidas entre 5000 e 10 mil euros.

Os potenciais compradores devem estar cientes de que estas propriedades necessitam de uma renovação substancial. Os novos proprietários têm de estar preparados para gastar pelo menos 30 000 euros em reparações básicas. Além disso, as renovações devem ser concluídas no prazo de três anos, caso contrário os compradores arriscam-se a perder o seu depósito de 5000 euros.

Informações pormenorizadas, incluindo fotografias dos imóveis e formulários de candidatura, estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Sambuca.

O programa “casas pelo preço de um café” teve um impacto significativo em Sambuca, trazendo as receitas necessárias e criando empregos para construtores, arquitectos e designers locais. Também estimulou o desenvolvimento de novos alojamentos turísticos, lojas e espaços de trabalho remoto, tornando a cidade mais atractiva para os nómadas digitais.

A iniciativa também transformou a demografia da cidade. Tornou-se especialmente popular entre os compradores americanos, dando origem a uma comunidade de expatriados notável que valeu a Sambuca a alcunha de “Little America“.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here