Cidade na Sicília vai leiloar casas abandonadas por um euro

Logitravel

Sicilia, Itália

A cidade de Salemi, na Sicília, em Itália, vai leiloar várias casas abandonadas, com um preço inicial de um euro, para dar uma nova vida à região.

Não é a primeira vez que ouvimos falar de cidades italianas que vendem casas abandonadas ao desbarato para tentar reverter o despovoamento. A mais recente, conta a cadeia de televisão CNN, é Salemi, uma pitoresca cidade na Sicília. No próximo mês, várias propriedades em ruínas vão ser leiloadas com um preço inicial de apenas um euro.

O presidente da Câmara, Domenico Venuti, espera que esta estratégia traga uma nova vida à cidade, que viu a sua população diminuir consideravelmente quando, em 1968, um terramoto abalou o Valle del Belice. Pelo menos quatro mil pessoas fugiram.

“Todos os edifícios pertencem à autarquia, o que agiliza a venda e reduz a burocracia. Antes de lançarmos o projeto, recuperámos as partes antigas de Salemi onde as casas estão localizadas, melhorando as infraestruturas. Agora, a cidade está pronta para o próximo passo”, declara Venuti à estação televisiva.

“Foi um longo processo. Não só realizámos trabalhos de manutenção minuciosos, como também tivemos de recuperar muitas propriedades para uso residencial. Já estamos prontos há algum tempo, mas quisemos esperar para ver como evoluía a pandemia de covid-19″, explica o autarca.

Segundo a CNN, as casas, que datam de 1600, estão localizadas no coração do centro histórico, cercadas pelas antigas muralhas da cidade. Embora algumas possam precisar de bastantes obras devido aos danos causados pelo terramoto, outras estão em relativas boas condições.

De acordo com o presidente da Câmara, os potenciais compradores não precisam de visitar Salemi para ver as casas antes de fazer uma oferta, mas terão de enviar um plano detalhado da remodelação para demonstrar o seu compromisso com o projeto.

Os interessados podem ver fotografias dos imóveis, assim como mapas das zonas onde estão inseridos, e fazer o download dos formulários de inscrição no site institucional da Câmara assim que o projeto for lançado.

Os projetos de requalificação também serão avaliados de acordo com o seu impacto urbano. Clientes que queiram converter os imóveis em alojamentos turísticos ou em outro tipo de estabelecimento comercial vão receber pontos extra e incentivos fiscais.

Um único comprador pode adquirir mais do que uma casa, mas todos têm de pagar uma caução de três mil euros, que será devolvida se o projeto de remodelação ficar concluído em três anos.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here