Este fabuloso sítio arqueológico é um local de ocupação Maia na época tardia, que se encontrava no seu apogeu quando os espanhóis chegaram. É uma importante cidade Maia situada à beira-mar, única no México.
O nome Tulum é mais recente, possivelmente de origem espanhola que significa Cerca ou Muralha. Na realidade os peritos pensam que o seu nome seria Zama, que significa Amanhecer, devido à sua localização na costa leste e ao alinhamento que os edifícios apresentam oeste-este.
Para além da magnífica vista, diretamente para o mar da Caraíbas, são muitos os monumentos que pode visitar.
O El Castillho, com uma panorâmica surpreendente, é o maior e mais visível edifício de todo o complexo.
Julga-se que este era um ponto de referência para os marinheiros e uma das estruturas mais importantes da cidade.
Pode subir a sua grande escadaria e visitar o templo pós-clássico tardio, situado no topo.
Este tem 3 nichos, um dos quais com uma estátua ao Deus Descendente.
Na parte lateral deste edifício, encontra também o Templo das Séries Iniciais e junto ao penhasco escarpado, o Templo do Mar.
Esta cidade totalmente fortificada, tem outros templos de igual interesse como o Templo do Vento, o Templo do Deus Descendente, com uma figura que representaria o próprio Deus esculpida na porta, ou o Templo dos Frescos, que era usado como observatório.
No centro está situada a Plataforma Cerimonial e na parte mais abrigada junto à entrada pode ver casas habitacionais, como Casa do Nordeste ou a Casa de Chultún e a Casa das Colunas ou o Grande Palácio.