O pequeno rapaz a urinar é a mais famosa estátua da Bélgica e atrai, todos os anos, milhares de turistas, sendo objecto de inúmeras fotografias. Mas o exemplar real da Manneken Pis, o seu nome de baptismo, pode, afinal, ser falso.
É certo que a escultura que está em exibição ao público, numa praça de Bruxelas, é uma réplica, mas suspeita-se que a suposta estátua original que se encontra no Museu da Cidade de Bruxelas também pode ser falsa.
Investigadores da Universidade de Bruxelas estão a realizar testes de autenticidade à Manneken Pis para confirmar se se trata mesmo da escultura original feita pelo escultor Jérôme du Quesnoy, O Velho, em 1619.
Estes exames estão a ser feitos no âmbito da tese de doutoramento de Geraldine Patigny, investigadora do Departamento de História da Universidade, e incluem análises de raios X e o estudo da composição do bronze das duas partes que compõem a estátua.
Os resultados iniciais só serão conhecidos no Outono, mas as conclusões finais ainda demorarão mais algum tempo.
As dúvidas em torno da autenticidade da estátua prendem-se com o facto de esta ter sido “sequestrada” por diversas vezes, ao longo dos anos, nomeadamente pelos soldados ingleses em 1745 e por um prisioneiro em 1817.
A última vez que a Manneken Pis desapareceu foi em 1965, acabando por ser pescada de um canal de Bruxelas em 1966.
SV, ZAP