O famoso rapaz a urinar de Bruxelas pode ser falso

Francisco Antunes / Flickr

Estátua Manneken Pis, o rapaz a urinar de Bruxelas

O pequeno rapaz a urinar é a mais famosa estátua da Bélgica e atrai, todos os anos, milhares de turistas, sendo objecto de inúmeras fotografias. Mas o exemplar real da Manneken Pis, o seu nome de baptismo, pode, afinal, ser falso.

É certo que a escultura que está em exibição ao público, numa praça de Bruxelas, é uma réplica, mas suspeita-se que a suposta estátua original que se encontra no Museu da Cidade de Bruxelas também pode ser falsa.

Investigadores da Universidade de Bruxelas estão a realizar testes de autenticidade à Manneken Pis para confirmar se se trata mesmo da escultura original feita pelo escultor Jérôme du Quesnoy, O Velho, em 1619.

Estes exames estão a ser feitos no âmbito da tese de doutoramento de Geraldine Patigny, investigadora do Departamento de História da Universidade, e incluem análises de raios X e o estudo da composição do bronze das duas partes que compõem a estátua.

Os resultados iniciais só serão conhecidos no Outono, mas as conclusões finais ainda demorarão mais algum tempo.

As dúvidas em torno da autenticidade da estátua prendem-se com o facto de esta ter sido “sequestrada” por diversas vezes, ao longo dos anos, nomeadamente pelos soldados ingleses em 1745 e por um prisioneiro em 1817.

A última vez que a Manneken Pis desapareceu foi em 1965, acabando por ser pescada de um canal de Bruxelas em 1966.

SV, ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here