Baixa e Centro Histórico do Porto vão ter 16 ruas pedonais ao fim de semana

A partir deste fim de semana, entre as 08:00 de sábado e as 20:00 de domingo, 16 ruas da Baixa e do Centro Histórico do Porto vão ser transformadas em zonas pedonais temporárias, visando potenciar o lazer e o comércio na cidade, decorrente da retoma da atividade económica.

Segundo noticiou esta sexta-feira o Expresso, a medida tem igualmente como objetivo incentivar os cidadãos para uma mobilidade mais voltada os modos suaves de transporte nas deslocações. Esta iniciativa visa ainda conciliar a retoma da economia com o controlo da crise sanitária.

“É um duplo objetivo que se conjuga no plano de resgate do espaço público para os cidadãos, que foi anunciado pelo presidente da Câmara do Porto, no final do mês de maio”, lê-se num comunicado da autarquia.

Haverá três zonas da cidade só para peões – em Cedofeita e ruas adjacentes, outra na zona da movida na vizinhança dos Clérigos e ainda na área do Passeio das Virtudes, Passos Manuel, Caldeireiros e Avenida Rodrigues de Freitas. Nestas zonas, vai ser introduzido novo mobiliário urbano, temporário e amovível.

Essas serão também Zonas de Coexistência, onde será permitido o acesso a moradores e a parques, com velocidade máxima limite de 20 quilómetros por hora. Cargas e descargas são permitidas, entre as 06:30 e as 11:00, de sábados e domingos. O estacionamento nesses locais serão proibidos aos fim de semana, no horário referido.

ZAP //

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here