Demasiado perto? Inteligência Artificial já monitoriza o distanciamento social em tempo real

A startup de Inteligência Artificial (IA) Landing AI desenvolveu uma ferramenta de vídeo que consegue saber, em tempo real, se as pessoas estão a seguir as regras de distanciamento social em público.

O distanciamento social provou ser um método promissor para impedir que o novo coronavírus se espalhe enquanto se espera que os cientistas desenvolvam uma vacina.

“A Landing AI desenvolveu uma ferramenta de deteção de distanciamento social habilitada para IA que consegue detetar se as pessoas estão a manter uma distância segura entre si, analisando fluxos de vídeo da câmara em tempo”, segundo uma publicação da empresa sobre este novo software.

De acordo com o Input, primeiro, o sistema da câmara calibra a entrada e ajusta o que vê em perspetiva. Uma rede neural deteta pedestres individuais e desenha uma caixa em torno deles. Se duas caixas delimitadoras se aproximarem uma da outra, são destacadas a vermelho.

A empresa espera que o sistema permita que determinados locais de trabalho monitorizem os seus funcionários e garantam que estão a uma distância respeitável um do outro. Assim, os patrões poderiam facilmente controlar os trabalhadores.

“Como especialistas médicos apontam, até que uma vacina esteja disponível, o distanciamento social é nossa melhor ferramenta para ajudar a mitigar a pandemia de coronavírus à medida que abrimos a economia”, lê-se.

Este sistema não reconhece indivíduos. A empresa vê a ferramenta como uma forma de fornecer uma visão geral de como o distanciamento social está a ser observado num determinado local. A ferramenta deve ser usada “com transparência e apenas com consentimento informado”.

A Amazon já implementou tecnologia semelhante nos seus armazéns, alertando os seus trabalhadores de que podem ser despedidos se violarem as regras de distanciamento social.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here