El Salvador quer construir a primeira “cidade Bitcoin” do mundo

AndreX / Wikimedia

Nayib Bukele, o Presidente de El Salvador

O Presidente de El Salvador anunciou, no último sábado, que o país poderá vir a albergar a primeira “cidade Bitcoin” do mundo.

No início de setembro, El Salvador foi notícia em todo o mundo por se ter tornado o primeiro país do mundo a reconhecer a Bitcoin como moeda legal. Ou seja, além de os salvadorenhos poderem pagar os seus impostos com esta criptomoeda, todos os agentes económicos do país têm de a aceitar como forma de pagamento.

Agora, este país da América Central volta a dar que falar, e também por causa das criptomoedas. No último sábado, conta a BBC, o Presidente Nayib Bukele anunciou que o país pretende construir a primeira “cidade Bitcoin” do mundo.

O chefe de Estado explicou que a ideia é construir esta cidade – que será circular para representar a forma de uma grande moeda – na região sudeste de La Unión, num local em que se poderá aproveitar a energia geotérmica do vulcão Conchagua para a mineração desta criptomoeda.

Segundo Bukele, de 40 anos, o projeto será financiado (como seria de esperar) com Bitcoin e disse ainda que esta nova cidade “terá de tudo”.

“Zonas residenciais, áreas comerciais, serviços, museus, entretenimento, bares, restaurantes, um aeroporto, um porto e uma linha ferroviária – tudo dedicado à Bitcoin”, explicou.

Além disso, o Presidente prometeu que por lá não serão cobrados quaisquer impostos, exceto o Imposto de Valor Acrescentado (IVA), e que metade da receita obtida seria usada para “construir a cidade”, enquanto o resto seria para manter as ruas “organizadas e limpas”.

Bukele, que recentemente se auto-apelidou de “ditador mais cool do mundo mundial”, ainda não deu datas para o início de construção ou para a conclusão do projeto, mas estimou que grande parte das infraestruturas públicas necessárias custariam cerca de 300 mil Bitcoins (atualmente, uma Bitcoin vale cerca de 50 mil euros).

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here