O ETIAS e o Brexit vão mudar o turismo europeu para sempre 🇧🇷

Nos próximos anos, ETIAS e Brexit são duas expressões que os viajantes vão ouvir muito  Afinal, há várias coisas a mudar no universo das viagens e turismo, ainda mais na Europa.

Tanto o Reino Unido como os países da UE estão a planear novos sistemas de isenção de visto que devem afetar o modo de entrada nas suas fronteiras. Neste artigo, vamos explicar as novas medidas que os turistas brasileiros podem ter que adotar em férias na Europa.

O que é exatamente o ETIAS ?

ETIAS significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. Trata-se de um novo tipo de autorização de viagem, que será necessária para todos os visitantes provenientes de países de fora da UE que chegarem ao Espaço Schengen. Espera-se o lançamento total em 2022, com obrigatoriedade para visitantes de países como EUA, Canadá e, claro, Brasil.

Apesar da necessidade de obter uma autorização ETIAS antes de ingressar em um dos 26 países no Espaço Schengen, o cadastro não será um processo complicado.

Em primeiro lugar, todo o sistema será gerenciado online. Você só terá de preencher um formulário de pedido pela internet, enviando algumas informações pessoais e dados de identificação, tais como constam em seu passaporte.

A expectativa é que a aprovação da viagem seja concedida logo, em até 24 horas. Porém, para evitar atrasos, as solicitações devem ser enviadas até 72 horas antes da partida.

Os brasileiros que seguirem corretamente os requisitos do ETIAS vão receber uma isenção eletrônica do visto para entrada na Europa por até 3 meses. Ela terá validade de 3 anos ou até a expiração do passaporte (o que acontecer primeiro) e permitirá que você visite o continente histórico quantas vezes quiser, com finalidade de turismo ou negócios.

Por Que o ETIAS Está Sendo Implementado?

O ETIAS foi desenvolvido como parte do objetivo da União Europeia de aprimorar a segurança do Espaço Schengen.

Ele pré-avalia os passageiros que cruzariam as fronteiras externas da área de 26 países. permitindo que as forças de segurança bloqueiem o ingresso daqueles com intenções criminosas. Isso vai tornar a Europa bem mais segura, tanto para os residentes quanto para os turistas estrangeiros.

Como o Brexit Vai Afetar as Viagens pela Europa?

O Brexit tem causado preocupação em muitos viajantes que vão à Europa. Com a saída do Reino Unido da União Europeia, deve haver diversas mudanças na jornada de europeus e britânicos pelo continente.

A boa notícia é que, até agora, nada indica mudanças para os brasileiros que vão ao país a turismo. O Reino Unido tem um acordo de visto liberado para o Brasil, permitindo o ingresso dos nossos cidadãos apenas com o passaporte, no caso de férias ou viagens curtas.

Todavia, o Reino Unido vem desenvolvendo um novo sistema de isenção de visto, o eTA UK. A expectativa é que ele só seja necessário para europeus em visita a terras britânicas. Mas ainda é possível que isso se estenda a outras nacionalidades nos próximos anos.

O Que Terei de Fazer ao Viajar à Europa a Partir de 2022?

Em 2022, você pode ter mais etapas a realizar antes de viajar ao continente europeu. Para lhe ajudar no preparo adequado de uma viagem a um país da UE ou ao Reino Unido, nós resumimos as providências que devem ser tomadas antes de sua partida

Viajando ao Espaço Schengen

Boa notícia: nada vai mudar no próximo ano. Você continuará precisando apenas de seu passaporte brasileiro para visitar a Europa. No entanto, o ETIAS entrará em vigor em 2022.

Depois disso, ao se preparar para ingressar em um país do Schengen, você vai ter que se cadastrar no ETIAS antes da chegada, como explicaremos a seguir. Isso significa que você precisará informar às autoridades por qual país vai entrar nesse espaço livre-de-passaporte e concluir o processo para obter a isenção de visto.

Será requisitado que companhias aéreas confiram a aprovação do ETIAS dos passageiros antes da partida. Portanto, quem não o tiver pode ser impedido de voar para a Europa.

Na chegada, os guardas da fronteira vão verificar se o passaporte e a autorização ETIAS estão em ordem e na validade. Lembre-se que você deve viajar com o mesmo passaporte do cadastro. Caso contrário, sua isenção de visto será considerada inválida.

Com tudo correto nessas checagens, você será autorizado a entrar no Espaço Schengen e poderá visitar todos os 26 países da área livre de fronteiras sem ter que passar por outros controles de imigração.

Viajando ao Reino Unido Depois do Brexit

No momento, não há expectativa de mudanças quanto ao ingresso de brasileiros no Reino Unido. Basta entrar na fila de imigração ao chegar ao país, como acontece normalmente.

Seu passaporte será checado por um funcionário da Força de Controle de Fronteiras. Você também terá que demonstrar que está visitando o país como turista, comprovando que tem um seguro de viagem válido e um voo de saída programado. Estando tudo correto, você terá permissão para entrada no país.

Porém, é importante lembrar que a partir de 2022 você deve fazer o cadastro no ETIAS se estiver indo do Reino Unido para a Europa na sequência de sua viagem. O Reino Unido não faz parte do Schengen e nem da UE, portanto, você precisa ter essa autorização de viagem ao chegar à União Europeia

Com o avanço da tecnologia, as mudanças na forma de viajar se tornam inevitáveis. Ao estarem preparados para as novidades do Brexit e a implementação do ETIAS, os turistas brasileiros vão poder desfrutar com facilidade e segurança a experiência de viajar à Europa.

aeiou //

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here