Está quase a chegar o fim de semana prolongado. O Espalha-Factos dá-lhe cinco sugestões de escapadinhas que aliam o lazer à sustentabilidade. De norte a sul de Portugal, tu escolhes onde aproveitar o primeiro fim de semana de outubro.

No feriado do dia 5 de outubro comemora-se a Implantação da República. Dia 6 e 7 é o primeiro fim de semana do mês de outubro. O bom tempo mantém-se.São três razões e três dias em que uma escapadinha vinha mesmo a calhar. Melhor ainda se for uma estada mais sustentável.

Começamos no Norte de Portugal. O plano é trocar a praia, pelo turismo local. O interior do país reserva muitas surpresas. Começamos por uma delas.

1. Fiães do Rio

Faz parte do Concelho de Montalegre. Uma distância de mais de 400 quilómetros separam o caos da cidade, da tranquilidade da natureza.

A principal atração de Fiães do Rio é o Nomad Planet. Aqui vais sentir-te a viver nos antepassados da vida nómada.

No Nomad Planet podes desfrutar do yurt – uma tenda tradicional da Mongólia – de forma redonda. É ecológica, resistente e confortável. Tanto pode ser para desfrutar a dois ou com a família.

Além do yurt, há ainda a “toca do lobo”. A decoração faz jus ao nome. É uma cabana instalada nas árvores e é dedicada ao lobo, animal que faz parte do ecossistema do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Esta é também precisamente a vista ao acordar. Depois do amanhecer com a paisagem deslumbrante, os hóspedes do Nomad Planet tomam o pequeno almoço no tipi – área partilhada – no yurt, na toca do lobo ou no terraço privado.

2. Guarda

Guarda é uma cidade histórica com um vasto património cultural e natural. As montanhas caracterizam esta região, além da tradição.

Depois de passear pela Sé Catedral da Guarda, pela Porta da Erva e pelos Antigos Paços do Concelho, a gastronomia repõe a energia. A morcela da Guarda e o paparote para a sobremesa são duas das iguarias típicas.

A dez minutos do centro histórico fica o Hotel Lusitânia Congress & Spa. Um hotel rural, onde habita o conceito do eco turismo.

O Hotel tem uma quinta com produtos biológicos e um jardim com flores e árvores de fruto. Diretamente da natureza para a cozinha, os pratos confecionados no restaurante do hotel são mais amigos do ambiente e da saúde.

Bem perto está o Parque Nacional da Serra da Estrela, por onde podes dar um passeio.

3. Comporta

As famosas praias, as aves da Reserva Natural do Estuário do Sado e o Museu do Arroz. Estes são alguns dos pontos turísticos da Comporta.

Desde de praticar desportos náuticos ou de dar uma caminha na praia, o descanso merecido é no hotel. Dentro de uma vasta oferta, sugerimos o Cocoon Eco Design Lodges. Este espaço junta o melhor de dois mundos: o campo e o mar. A sustentabilidade é outra das suas particularidades.

Além da ecologia, a baixa densidade de ocupação permite manter o ambiente calmo em qualquer época do ano.

Cocoon Eco Design Lodges

Aqui tens à tua disposição bicicletas, um ginásio outdoor com TRX e podes visitar a horta biológica. Para descansar, podes ir simplesmente lá fora e apreciar o sunset. A compostagem e a replantação de espécies locais são algumas das práticas do Hotel Cocoon.

4. Zambujeira do Mar

Fica na Costa Vicentina e tirando a azáfama nos dias do festival MEO Sudoeste, esta é uma aldeia sossegada.

Aqui podes dividir-te entre uma ida à praia, um passeio pela aldeia ou almoçar um peixe fresco apanhado no mar.

Para ficar, tens o Zmar, onde podes preservar o teu bem estar e da natureza. O resort foi construído a pensar na sustentabilidade e trabalha também nesse sentido.

Zmar

Tens tudo à tua disposição em quatro área diferentes do Zmar: Party, Sport, Zen, Corporate, Kidz e Food. Cada área traz no fim a recompensa: respirar tranquilidade e apreciar a natureza.

5. Carvoeiro

Sol, praia, golfe e desportos náuticos. Tudo o que se pode fazer no Carvoeiro. Mas há ainda mais: há eco turismo.

A Casa Tuia Resort fica no Poço Partido. Como o nome já indica, aqui encontras uma experiência de luxo, mas diferente. Este é um resort de glamping.

Tem quatro tendas luxuosas com capacidade para quatro e sete pessoas e há ainda apartamentos com terraço. Todas as instalações são feitas de madeira.

Casa Tuia Resort

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here