Indonésia. Presidente propõe mudar a capital do país para a ilha de Bornéu

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, propôs esta sexta-feira ao parlamento para este transferir a capital do país do arquipélago de Jacarta para Kalimantan – nome indonésio da ilha que o país comparte com a Malásia e o reino do Bornéu -, localizada na ilha de Java.

“A capital não é apenas um símbolo de identidade nacional, mas também uma representação do progresso da nação”, disse Joko Widodo perante o parlamento, citado pela Reuters. Além disso, sublinhou que esta decisão ajudará a “conquista da igualdade económica e da justiça”.

Segundo noticiou o Jornal de Notícias, esta proposta deve-se à elevada taxa demográfica e a problemas relacionados com o afundamento dos solos.

O chefe de Estado pediu apoio aos deputados sobre o assunto, durante um discurso que decorreu no Parlamento no âmbito das celebrações do 74.º aniversário da independência, que se assinala no sábado.

Joko Widodo não especificou o local exato na ilha do Bornéu para onde pretende mudar a capital nem adiantou uma data para iniciar o processo apesar de o governo já ter defendido anteriormente que a primeira fase da mudança deve começar em 2024.

Em maio, o Presidente visitou a parte indonésia da ilha e várias cidades candidatas a acolher a nova capital, entre as quais a zona conhecida como Bukit Soeharto, situada a 40 quilómetros da capital provincial do Bornéu Oriental, Balikpapan.

Cheias e enchentes em Jacarta, na Indonésia

O chefe de Estado prometeu até ao final do ano anunciar o nome da nova capital administrativa do país, sendo que Jacarta, na ilha de Java, vai continuar a ser o centro financeiro e empresarial da Indonésia.

Na zona metropolitana de Jacarta vivem cerca de 30 milhões de pessoas que habitam igualmente as cidades satélites que rodeiam uma das capitais mais poluídas do mundo onde os problemas de trânsito automóvel provocam prejuízos consideráveis ao Estado.

Devido às fortes chuvas e à extração de águas subterrâneas, as inundações provocam perigosos afundamentos de solos, sobretudo no norte de Jacarta.

A proposta sobre a mudança da capital procura igualmente ajudar a “redistribuir a riqueza no arquipélago” onde a maioria da concentração populacional está nas ilhas de Java e Sumatra, enquanto que ilhas como o Bornéu estão menos desenvolvidas.

Os planos de mudança da capital foram sempre considerados pelos vários governos da Indonésia desde o mandato de Sukarno, que governou a República da Indonésia entre 1945 e 1967.

TP, ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here