A capital da Indonésia vai mudar (mas não se sabe para onde)

A capital da Indonésia vai deixar de ser Jakarta. É uma das primeiras decisões anunciadas pelo recém-eleito presidente do país, Joko Widodo.

A nova liderança política indonésia ainda não revelou, contudo, qual será a nova capital do país, havendo apenas a certeza de que não será na super-povoada ilha de Java, onde vivem mais de 140 milhões de pessoas.

“O presidente decidiu transferir a capital para fora de Java, uma decisão importante”, disse Bambang Brodjonegoro, ministro da Planificação e Desenvolvimento Nacional, em entrevista coletiva após uma reunião do gabinete, acrescentando que o governo ainda não escolheu um novo local, de acordo com a agência Reuters.

A mudança pode demorar até dez anos, tendo em conta exemplos de outros países que também mudaram as suas capitais, como o Brasil, a Malásia ou o Cazaquistão.

No fim de 2017, o governo da Indonésia tinha anunciado que, até ao fim do ano de 2018, estaria concluído um estudo para transferir a capital do país. A cidade superpovoada, cujo solo se afunda até 20 centímetros por ano em algumas zonas, será substituída por outra.

Brodjonegoro não quis revelar as cidades candidatas antes de apresentar o estudo. O ministro de Obras Públicas e Habitação, Basuki Hadimuljono, disse em julho de 2017 que estão em estudo cidades em três províncias da parte indonésia da ilha de Bornéu. Segundo Brodjonegoro, entre 2018 e 2019 seriam realizadas as reuniões para estudar a transferência, que requer a construção de novos edifícios do governo.

Jacarta será mantida como capital empresarial e financeira, o que não deixa claro como a transferência pode ajudar a aliviar os problemas de superpopulação da cidade, que conta com mais de dez milhões de habitantes.

Cerca de 40% da capital indonésia já se encontra abaixo do nível do mar. Uma das medidas para tentar evitar que o problema piore é a construção de um grande dique na baía de Jacarta.

ZAP //

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here