Podia ser apenas um episódio de Black Mirror, mas é bem real. Em Milão, há um restaurante que aceita seguidores no Instagram como forma de pagamento.
O restaurante em causa, em Milão, é especializado em gastronomia japonese e será inaugurado nos próximos dias, na via Lazzaro Papi. Foi sonhado e idealizado ao pormenor pelos irmãos e empresários Matteo e Tommaso Pittarello, que criaram em 2007 a rede “This is not a sushi bar”, que conta atualmente com seis lojas por toda a Itália.
Segundo a agência ANSA, o novo restaurante irá oferecer pratos e refeições gratuitamente, dependendo do número de seguidores que o cliente tiver na sua conta pessoal de Instagram. Na prática, o cliente faz o seu pedido, fotografa-o e publica-o na sua conta de Instagram, identificando a conta do restaurante na fotografia.
Dependendo o número de seguidores que o cliente tiver no Instagram, o restaurante dá certos benefícios: de 5 mil a 10 mil seguidores, o cliente ganha uma segunda refeição; de 10 mil a 50 mil seguidores, quatro pratos e acima de 100 mil, o almoço ou o jantar fica inteiramente por conta da casa.
Em entrevista á imprensa italiana, os empresários disseram que o objetivo é fazer com que “o cliente brinque connosco”. Brincadeiras à parte, o objetivo primordial vai muito para além disso. “É claro que, para nós, o retorno será todo em publicidade. O nosso pagamento é a visibilidade que recebemos nas redes sociais”, disseram.
Da próxima vez que consultar o cardápio de um restaurante, já sabe… não se esqueça de verificar o seu número de seguidores no Instagram.