Detido por uma crítica negativa no TripAdvisor. Arrisca 2 anos de prisão

Sea View Resort & Spa Koh Chang

Um norte-americano foi detido na Tailândia depois de ter deixado no TripAdvisor uma crítica negativa a um resort local.

Estalou a controvérsia entre a plataforma  de viagens TripAdvisor e o hotel tailandês Sea View Resort, na sequência da detenção de um norte-americano devido a uma crítica negativa.

O americano, Wesley Barnes, que reside na Tailândia, passou duas noites detido e enfrenta uma potencial pena de prisão de dois anos, depois de o resort o ter acusado de difamação.

Os responsáveis do Sea View Resort alegam que Barnes assediou o hotel com “uma série de críticas negativas“, incluindo uma acusação de que pratica “escravatura moderna“.

Barnes deu ao hotel uma classificação de 1 em 5 estrelas numa review com o título “Pessoal pouco amistoso e horrível gerente de restaurante”.

Funcionários pouco amigáveis, nunca ninguém sorri. Agem como se não quisessem ninguém ali. O gerente do restaurante foi o pior, é da República Checa. É extremamente rude com os hóspedes. Encontre outro lugar. Há muitos por aí com funcionários mais simpáticos que ficam contentes com a sua estadia“, escreveu.

Segundo o Insider, o Sea View Resort contactou a polícia e acusou Barnes de difamação por, num comentário anterior — entretanto apagado — ter alegado que o hotel praticava “escravatura moderna”

Estes comentários e a classificação dada valeram a Barnes duas noites na prisão — que, ao abrigo das duras leis contra a difamação em vigor na Tailândia,  poderiam transformar-se numa pena de prisão de até dois anos.

Após o incidente, o TripAdvisor publicou uma mensagem de aviso na página do resort, indicando que o hotel tinha apresentado acusações criminais contra um utilizador por publicar críticas online.

O aviso sublinha a posição da plataforma de viagens de que mantém a liberdade dos utilizadores em expressar experiências tanto positivas como negativas.

Este hotel ou indivíduos associados a este hotel apresentaram queixas criminais contra um utilizador do Tripadvisor devido à redação e publicação online de avaliações. Como resultado, o utilizador passou algum tempo na prisão“, lê-se no aviso publicado na página do resort.

O Tripadvisor serve melhor os seus utilizadores quando os viajantes têm liberdade para partilhar as suas opiniões e experiências na nossa plataforma – tanto positivas como negativas“, acrescenta o aviso.

O hotel pode ter estado a exercer os seus direitos legais ao abrigo das leis locais, mas é nosso papel informá-lo para que possa levar isso em consideração ao pesquisar os seus planos de viagem“, realça a plataforma.

O Sea View Resort acusa o TripAdvisor de ter renegado um acordo, supostamente estabelecido entre todas as partes envolvidas, para não colocar qualquer mensagem de aviso na página do resort — que o empreendimento turístico considera uma “sentença de morte“.

O hotel afirma que as acusações contra Barnes seriam abandonadas, se o norte-americano eliminasse as suas críticas e o TripAdvisor removesse a mensagem de aviso, mas o site de viagens nega envolvimento em qualquer acordo.

O resort, que tem atualmente nas reviews do TripAdvisor uma classificação de 4.5 pontos em 5 possíveis, ou seja, “Excelente”, diz que a sua classificação diminuiu significativamente devido ao aviso, que considera “extremamente enganador”.

Segundo a BBC, Barnes terá entretanto evitado a prisão, depois de ter chegado a um acordo com o hotel — que implica um pedido de desculpas ao hotel e à autoridade do Turismo da Tailândia.

Não é a primeira vez que uma unidade hoteleira processa um hóspede por deixar críticas negativas numa plataforma de viagens.

No ano passado, uma utilizadora de nome “Khing” foi processada por se ter queixado no site de uma agência de viagens de que o Ozone Hotel, que classificou com 6 de 10, era demasiado caro e tinha ficado aquém das suas expectativas.

O Democracy Index da revista The Economist, que considera haver apenas 24 “Democracias Plenas” em todo o mundo, coloca a Tailândia na 51ªposição do ranking de democracias — com a classificação de “Democracia Imperfeita, que partilha com Portugal, classificado na 28ª posição.

Em maio, os partidos da oposição pró-democracia venceram as eleições legislativas na Tailândia, infligindo aos militares no poder há quase uma década uma expressiva derrota. Mas as brisas de ar fresco que o resultado trouxe ainda não sopram nos corredores dos hotéis locais.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here