Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

(dr) Banksy

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica.

Numa parede da cidade de Birmingham, no Reino Unido, veem-se agora duas renas, pintadas com spray branco, representadas numa noite estrelada e presas a um banco público que assume o papel de um trenó, ainda que não passe de ilusão.

Num vídeo publicado na conta de Instagram do artista, a equipa de Banksy filmou Ryan, um homem que surge deitado no banco com vários sacos à sua volta.

Deus abençoe Birmingham“, refere a publicação, citada pela BBC. “Nos 20 minutos em que filmamos Ryan no banco, os transeuntes ofereceram-lhe uma bebida quente, duas barras de chocolate e um isqueiro – sem que ele pedisse alguma coisa”.

Não está claro se Ryan é mesmo um sem-abrigo ou alguém da equipa do artista a fazer-se passar por um. Ainda assim, o episódio revela tanto a realidade vivida nas ruas de Birmingham, como também a solidariedade dos que por elas passam.

As obras de arte de Banksy são uma forma de alertar as pessoas para a realidade que várias pessoas sem-abrigo vivem, nomeadamente nesta altura do ano, em que o frio se faz sentir.

Banksy decidiu homenagear a cidade de Birmingham pela primeira vez com este seu mural. Mas, ao fazê-lo, o artista de rua não presta apenas homenagem à cidade britânica, como também centra as atenções nas condições dos sem-abrigo, solitários e sem um lugar quente para passar as noites geladas do Inverno.

É uma ode e uma mensagem de esperança para outros tantos Ryan de todo o mundo.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here