Sábado, Junho 7, 2025
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Europa – O que precisa de saber sobre as Estações do Ano

Embora seja difícil prever o tempo na Europa, com algum grau de exatidão, em geral, existe um certo número de situações recorrentes e sazonais. Trata-se de um clima mais ou menos semelhante ao dos estados-membros do nordeste dos Estados Unidos.

Poderemos experienciar um dia quente e ventoso em dezembro na Sicília, ou uma onda de frio no verão, na Escócia e provavelmente até ouvir referências a um “tempo estranho” entre Inglaterra e a República Checa.

A Europa tende a ser um pouco mais húmida do que os Estados Unidos no outono, inverno e primavera e mais seca no verão. A chuva é presença constante durante todo o ano em Inglaterra e a neve nos picos dos Alpes.

Prepare-se para todas as variedades de clima, levando consigo roupas que possa vestir em camadas, roupas interiores longas, um guarda-chuva pequeno e fácil de transportar, e roupas leves para os dias mais quentes.

A Primavera é ótima porque…

Durante esta época do ano (entre a época baixa e alta), o tempo tende a ser agradável, mas imprevisível. As temperaturas podem ser frias o suficiente para esquiar nos Alpes, mas quentes o suficiente para nos sentarmos num café com esplanada em Paris ou Roma. A Primavera Europeia pode ser notoriamente inconstante. Prepare-se para a chuva, chuveiros inesperados, ondas de calor repentinas e/ou também um tempo ameno.

As companhias aéreas, geralmente, oferecem preços mais razoáveis nesta época do que no Verão. Não é uma altura do ano que se destaque por ser muito concorrida, nem muito solitária.

As tulipas florescem na Holanda e jardins em Inglaterra e por toda a Europa florescem.

Mas tenha em mente…

No entanto, esta estação está-se a tornar cada vez mais popular, já que os habituais turistas começam a cansar-se da confusão do verão e pretendem aproveitar as taxas reduzidas das companhias aéreas.

A época baixa vai de outubro à Páscoa, e assim no início da primavera, alguns hotéis e atrações poderão estar fechados.

O verão é ótimo porque…

Todos os serviços de atendimento aos turistas estão de braços abertos e acolhedores – esta é a altura da temporada turística, com excepção dos Resorts de Esqui.

Os inícios do verão, especialmente junho e julho, são as alturas mais populares para visitar a Europa. Coloridos festivais folclóricos, música ao ar livre e apresentações teatrais abundam no verão.

As atrações apresentam-se de forma ainda mais atraente através de iluminações à noite, shows de som e luz e performances artísticas.

Mas tenha em mente…

No verão, a Europa poderá ser como uma excursão de um autocarro gigante. Na verdade, as multidões são a maior desvantagem desta época do ano.

Os preços são os mais elevados do ano – especialmente para as passagens aéreas e Hotéis.

Atrações e museus populares têm longas filas, o que significa que poderemos ter de esperar horas para entrar.

As temperaturas realmente aquecem por toda a Europa em agosto, especialmente durante a segunda metade do mês e o ar-condicionado nem sempre está disponível. Os europeus vão para as praias, deixando as transpirantes cidades para os turistas.

No sul da Europa, o calor pode ser intenso durante todo o verão.

O outono é ótimo porque…

A maior parte dos turistas já viajaram de volta para os seus países, as vinhas amadurecem e o vinho e festivais que celebram as colheitas abundam.

Como na primavera, o outono traz consigo preços razoáveis em companhias aéreas e algumas oportunidades junto de hoteis.

As temporadas de ópera e concertos para as melhores companhias europeias e grandes salas de espectáculos tendem a ter cada vez maior variedade até meados de outono.

Mas tenha em mente…

O tempo pode mudar de repente, com granizo e ondas de frio ocasionais.

Algumas instalações turísticas – Hotéis, restaurantes e alguns pontos turísticos – fecham a temporada em Outubro e Novembro.

O inverno é ótimo porque…

Durante a época baixa (desde meados ou fins de novembro até à Páscoa, excluindo semana do Natal), os preços de hoteis e viagens descem, e temos por vezes, igrejas, museus ou até mesmo pequenas cidades só para nós.

O Natal em Paris — ou Roma ou Londres ou Munique ou Madrid ou Veneza — pode ser extremamente bonito e uma experiência para mais tarde recordar.

Interessante, é também a experiência de esquiar nos Alpes suíços e, depois subir de teleférico.

Mas tenha em mente…

Poderá não querer passar as suas férias agasalhado, e a fugir do frio.

Os destinos típicos de Turismo tendem a reorganizar-se durante este período de acalmia. Os Museus reveem e reorganizam as suas exposições, igrejas e monumentos iniciam restaurações ou limpezas, transportes locais, escritórios de turismo e lojas diminuem o seu período de expediente, enquanto que alguns restaurantes e hotéis fecham por uma semana ou até um mês.

Alguns dos destinos mais populares, tais como ilhas, cidades pequenas que vivem do turismo e spas, fecham quase inteiramente.

Portugal é pela primeira vez Melhor Destino Turístico do Mundo

giuseppemilo / Flickr

Torre de Belém, Lisboa

Portugal foi este domingo pela primeira vez considerado Melhor Destino Turístico do Mundo. Tornou-se também o primeiro país europeu a conquistar a distinção, derrotando concorrentes como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha.

A cerimónia dos World Travel Awards, considerados como os Óscares do Turismo, decorreu este domingo em Phu Quoc, no Vietname, e deu a Portugal seis prémios no total, mais dois que na edição anterior.

Lisboa conquistou pela primeira vez o prémio de “Melhor Destino para ‘City Break’ do Mundo”, a ilha da Madeira foi considerada como “Melhor Destino Insular” e a Parques de Sintra venceu pelo quinto ano consecutivo na categoria de “Melhor Empresa do Mundo em Conservação”.

Além do prémio de “Melhor Destino Turístico do Mundo”, Portugal conquistou ainda as distinções de “Melhor Organismo Oficial de Turismo do Mundo“, atribuída ao Turismo de Portugal, e de “Melhor Site Oficial de Turismo“, atribuída ao portal oficial de informação sobre o país.

Os prémios foram entregues à secretária de Estado, Ana Mendes Godinho.

Criados em 1993, os World Travel Awards reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do turismo.

Oito restaurantes portugueses nos melhores do mundo para a La Liste

Aos seis restaurantes que tinha na La Liste o anos passado, Portugal junta este ano mais dois: o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, e o Largo do Paço, em Amarante.

A La Liste, projeto criado em 2015 pelo antigo ministro dos negócios estrangeiros francês, Laurent Fabius, junta todos os anos os 1000 restaurantes mais bem classificados do mundo tendo por base um algoritmo que junta avaliações e comentários de mais de 550 guias online, entre os quais o TripAdvisor, o World 50 Best e o Guia Michelin.

Portugal tem sido presença assídua nesta lista, e, se em 2017 tinha já seis restaurantes presentes, este ano conseguiu mais duas adições. Nas novas entradas para 2018, temos o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, e o Largo do Paço, situado em Amarante.

Tal como no ano passado, o restaurante The Ocean, em Porches, no Algarve, é o participante português mais bem classificado na lista, conseguindo uma avaliação de uns impressionantes 97,50%.

Em segundo lugar vem o Il Gallo D’Ouro, no Funchal (95%), o já referido The Yeatman (94,50%), o Belcanto, do chef José Avillez (94%), o Vila Joya, em Albufeira (90,75%), a Fortaleza do Guincho (83,25%), Henrique Leis, em Almancil (80,50%), e, finalmente, o Largo do Paço, com 80%.

No primeiro lugar da La Liste continua o Guy Savoy, em Paris, com 99,75% de pontuação, sendo seguido pelo Le Bernardin, em Nova Iorque, com 99,50%, e o Kyubey, no Japão, a fechar o top 3, também com 99,50% de avaliação.

WC Beautique Hotel: o design hotel inspirado num enorme WC

Chama-se WC Beautique Hotel e é o primeiro no mundo a apresentar este conceito.

Inaugurado em outubro deste ano, localizado em plena Avenida Almirante Reis, em Lisboa, este Design Hotel, de categoria de quatro estrelas, associa de forma ímpar o charme, hospitalidade e qualidade superior à arte.

A arte, aliás, começa logo no próprio edifício em si, onde nas janelas estão imagens de pessoas enroladas em tolhas.

Lá dentro, pretende-se criar a ilusão do movimento e fluidez da água com vários detalhes e pormenores decorativos, como a predominância do tom azul-água, ou não fosse este novo hotel do grupo The Beautique Hotels inspirado numa enorme casa de banho. Basicamente, é como se estivéssemos a dormir num WC gigante.

A ilusão começa logo na zona da receção aos hóspedes, onde estão expostas duas banheiras. Na verdade são meias banheiras, mas, como têm um vidro por trás, parecem versões inteiras.

Há outros aspetos de destaque, como enormes chuveiros, que, na verdade, são candeeiros, rececionistas em roupão turco e ainda um enorme cubo de gelo que se derrete no chão e dá corpo e forma a uma peça escultórica transformada em lavatório social. E claro, há espuma no chão e água nas paredes, mas a total higiene está sempre garantida.

A ideia de criar um hotel inspirado numa casa de banho partiu da designer de interiores Nini Andrade Silva, que, juntamente com os donos do grupo do The Beautique Hotels, passou da teoria à prática.

Como já tinham trabalhado juntos no Hotel Figueira Lisboa, o primeiro hotel do grupo inaugurado em 2013, na Praça da Figueira, não foi complicado concretizar este sonho em realidade.

A nível de quartos, são 41, distinguindo-se por serem forrados a espelhos e azulejos, com o objetivo de transmitir paz e tranquilidade. Há 9 quartos standard, 26 superior, cinco deluxe e um prime bathtub.

A decoração é semelhante entre todos, sendo que a diferença nos deluxe passa pela existência de camas redondas (os quartos são circulares), enquanto que no prime bathtub existe uma banheira aos pés da cama.

As casas de banho são normais, mas divididas por módulos, ou seja, ao meio o lavatório, e, nos lados, a zona do sanitário e do chuveiro, mas com portas, para total privacidade.

Os preços por noite variam consoante a época e o tipo de quarto, oscilando entre os 160€ e os 480€. Os valores são apresentados para duas pessoas com direito a pequeno-almoço, servido das 7h30 às 10h30.

WC Beautique Hotel também possui um restaurante aberto ao público que serve pratos típicos da cozinha portuguesa, funcionando das 12h30 às 23h30. Há ainda um serviço de bar e um terraço com esplanada (rooftop).

Para 2018, os responsáveis pretendem abrir uma nova unidade na Rua da Madalena, a ser conhecido como Madalena Beautique Hotel, e, em 2019, um segundo hotel na Avenida Almirantes Reis.

À semelhança do WC Beautique Hotel, que representou um investimento de 10 milhões de euros, também estes novos edifícios terão um custo de cerca de 250 mil euros por quarto.

Portugal quer conquistar o Óscar do turismo

Turismoenportugal / Wikimedia

Terras de Barroso, Boticas, Trás-os-montes

A 10 de dezembro vai ser anunciado o vencedor do prémio “melhor destino do mundo” dos World Travel Awards e Portugal pretende ganhar.

Na última gala dos World Travel Awards, considerados os “Óscares” do Turismo, Portugal fez história ao ser eleito “o melhor destino da Europa” (Europe’s Leading Destination), apesar da chuva de prémios conquistada em anos anteriores.

Portugal foi o país que em 2017 recebeu mais World Travel Awards, os mais mediáticos e reconhecidos prémios de turismo a nível mundial. Na cerimónia de 29 de setembro, o país arrecadou ao todo 37 “óscares” de turismo, cerca de 30% do total e mais 13 que em 2016.

O Algarve, mais uma vez, foi eleito o melhor destino de praia da Europa, a Madeira o melhor destino de ilhas, e o Turismo de Portugal o melhor organismo oficial de turismo, a título de exemplo.

A próxima meta é que Portugal seja vencedor do prémio máximo dos World Travel Awards, o de “melhor destino do mundo” em 2017 (World’s Leading Destination), que vai ser anunciado a 10 de dezembro.

Portugal foi nomeado para a corrida e compete contra as Maldivas, Malásia, África do Sul, Brasil ou a vizinha Espanha. Em 2016, o Dubai foi o vencedor do prémio World’s Leadind Destination.

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, refere que “depois dos 2500 prémios e distinções internacionais que já ganhámos este ano, queremos muito ganhar o Óscar Mundial do Turismo”, o que representa “o resultado do trabalho que todos, públicos e privados, temos feito” para uma maior projeção de Portugal como destino turístico.

ZAP //



Vila Nova de Milfontes – a Princesa do Alentejo

jaimeper / Flickr

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes localiza-se na região sul de Portugal, concelho de Odemira, e está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. É um dos destinos turísticos portugueses mais procurados para fazer praia

As suas praias com enormes extensões de areia dourada tornam esta cidade muito procurada no verão. Não só pelas praias mas também pelo mar. É uma região muito procurada para fazer surf e bodyboard.

Para os mais descontraídos, Vila Nova de Mil fontes tem um parque de campismo com excelentes condições que lhe permitirão fazer umas férias mais baratas.

Mas existe mais para além da praia. São vários os desportos radicais que podem ser praticados com o auxílio de empresas locais. BTT, paintball, tiro com arco, escalada e passeios a cavalo são alguns deles.

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Banhada pelo rio Mira, poderá praticar também pesca desportiva e fazer canoagem no rio. Culturalmente, Vila Nova de Mil Fontes tem para oferecer a Igreja Matriz, a Ermida de S. Sebastião, e o forte de S. clemente, normalmente conhecido por Castelo.

Embora seja uma cidade pequena, a vida noturna é bastante agitada, principalmente durante o verão, onde todas as noites há diversão! Não deixe de visitar esta cidade que “cheira a férias”!

Aldeia suíça que pagava para ter novos habitantes não tem dinheiro para tantos candidatos

Xenos / Wikimedia

Albinen, na Suíça

Albinen, na Suíça, prometeu pagar 20 mil euros a quem estivesse disposto a mudar-se para lá e 60 mil por cada família. A oferta pode parecer tentadora mas é melhor ler bem as condições antes de fazer as malas.

Foi em novembro do ano passado que uma aldeia suíça começou a prometer pagar 21 mil euros a quem se mudasse para lá. Mas, afinal, cidadãos estrangeiros sem visto de residência permanente não se podem candidatar a viver na pequena aldeia de Albinen, uma localidade situada no cantão suíço de Valais.

Este visto de residência é reservado a estrangeiros que vivam na Suíça de forma ininterrupta há pelo menos cinco anos, no caso de cidadãos da UE, EFTA, EUA e Canadá, ou dez, para cidadãos não abrangidos pelo caso anterior.

Depois de ter lançado a proposta que correu o mundo, a aldeia suíça recebeu “inúmeras candidaturas” dos quatro cantos do mundo. No entanto, as autoridades de Albinen sublinham que a aldeia tem recursos financeiros reduzidos, pelo que não poderá pagar a todos os candidatos.

Os critérios inicialmente divulgados – ter mais de 45 anos, construir ou comprar uma casa na região de, pelo menos, 170 mil euros, e permanência obrigatória por um período mínimo de dez anos – já deixavam prever que este não iria ser um processo fácil.

Agora, a autarquia vem explicar que “só um em cada cem candidatos poderão ser considerados aptos, devido aos critérios rigorosos do regulamento” e culpa a cobertura “enganadora” por parte da imprensa internacional.

A aldeia conta agora atrair entre cinco a dez novas famílias nos próximos anos, o que consideraria ser “um êxito notável no fomento ativo da construção de habitações”.

Em novembro do ano passado, o ZAP já divulgava as condições na íntegra para a aplicação a este subsídio. Se considera que, ainda assim, tem as condições para se candidatar a mudar-se para a aldeia suíça, deixamos-lhe o vídeo para que conheça melhor a pitoresca vila cercada por belas montanhas e que fica apenas a seis quilómetros das famosas termas de Leukerbad.

ZAP //



Passageiros com bilhetes mais baratos são últimos a embarcar na British Airways

danielmennerich / Flickr

Avião Boeing 747-400 da British Airways estacionado no aeroporto de Heathrow, Londres

A companhia aérea britânica British Airways anunciou esta segunda-feira que, a partir do próximo dia 12 de dezembro, os passageiros que tenham comprado bilhetes mais baratos serão os últimos a ser chamados para embarcar nos voos.

De acordo com as novas normas, que suscitaram muitas críticas, a companhia atribuirá aos passageiros um número entre um e cinco impresso no cartão de embarque. O número mais alto corresponderá às tarifas “económicas” e o mais baixo aos que viajam em “primeira classe”.

A British Airways explicou que essa política pretende simplificar o processo de embarque, mas os críticos consideram que se está a impor “um sistema de classes”.

A companhia esclareceu que os passageiros que se deslocam com crianças ou que têm algum problema de mobilidade podem embarcar antes dos outros.

“Estamos sempre a analisar diferentes formas de melhorar e simplificar a experiência do aeroporto para os nossos clientes. No próximo mês, vamos introduzir novos procedimentos de embarque para acelerar o processo e torná-lo mais fácil para os passageiros”, disse um porta-voz da companhia, citado pela agência Efe.

“Este método já é há anos usado por companhias aéreas de todo o mundo como a American Airlines, Iberia e Qatar”, apontou.

// Lusa



Vamos kombinar uma visita ao Douro numa carrinha ?

Visitar o Douro numa carrinha “pão de forma”, a icónica Volkswagen ligada ao movimento ‘hippie’, é uma das novas propostas turísticas lançada este ano por uma empresa de Peso da Régua.

Todos os anos surgem novas empresas e ideias ligadas ao turismo no Douro. Nos últimos tempos, o número de visitantes tem subido consecutivamente e a região tem-se preparado com novos projetos, muitos deles relacionados com os meios de transporte pelo território e que vão desde os carros antigos e clássicos aos ‘tuk tuk’ ou jipes.

Nuno Ferreira desistiu de um negócio no Brasil e investiu no Peso da Régua, concelho de onde é natural. Já do outro lado do Atlântico, resolveu trazer as antigas carrinhas Volkswagen T1, que em Portugal são conhecidas como as “pão de forma” e no Brasil como “kombi”, e assim nasceu a empresa Vamos Kombinar?.

“Proporcionamos visitas ao Douro com estas carrinhas, mostramos as quintas, as paisagens, os monumentos e também a gastronomia desta região”, afirmou Nuno Ferreira à agência Lusa.

Neste momento está a operar com duas carinhas, mas no próximo ano já serão quatro. Este foi, segundo o empresário, o “ano zero” para a empresa. Começou a trabalhar só no verão e, por isso, o movimento ainda não foi muito elevado.

“Neste momento já estamos a preparar o próximo ano que, espero, que seja o ano de arranque”, frisou.

Nuno Ferreira considerou estas carrinhas “icónicas”, lembrou que ficaram ligadas ao movimento ‘hippie’ e disse que, atualmente, “já não são muito vistas em Portugal”.

Junto a uma das viaturas, o empresário explicou que este modelo, que possui duas janelas à frente, foi fabricado no Brasil até 1975, a partir dessa data os veículos passaram a ter um só vidro à frente, um modelo mais próximo do alemão.

// Lusa



Portugal já tem nota de zero euros (e pode ser sua por três)

Euro Souvenir Portugal

As primeiras notas de zero euros chegaram a Portugal e são destinadas a colecionadores e turistas. O custo é de três euros e entrou este mês em circulação.

Confuso? A nota de zero euros é para colecionadores ou turistas e tem imagens típicas de Portugal, como a Nossa Senhora de Fátima ou o Castelo de São Jorge. Portugal entrou agora para o pequeno grupo de nações europeias a possuí-las.

Mas desengane-se: a nota de zero euros não serve como moeda de troca, é apenas para coleção ou lembrança. As notas são produzidas de forma idêntica às verdadeiras, que usamos diariamente: têm o mesmo selo holográfico, marcas de água, relevos, filamentos de segurança e número de série.

Serão vendidas junto ao Castelo de São Jorge e, segundo declarações à Lusa de Benjamin Busch, presidente executivo da empresa Euro Souvenir Portugal, vão ser imprimidas cerca de 10 mil notas, “metade das quais já foram reservadas por colecionadores”.

Euro Souvenir Portugal

Após a venda das notas em que o Castelo de São Jorge aparece ilustrado, a empresa considera lançar uma nova edição em janeiro do próximo ano, onde se esperam vender 23 mil notas.

Perspetivas para a nota de zero euros

Há ainda a possibilidade de o Castelo de Guimarães vir a ser também ilustrado no futuro, assim como contactos com a Madeira que estarão já a ser feitos.

Durante o primeiro ano a Euro Souvenir Portugal espera ter a circular 100 mil exemplares de 10 notas diferentes. Ao fim dos primeiros três anos, esperam ter 500 mil exemplares com cerca de 50 notas diferentes sobre Portugal.

Benjamin Busch, empresário francês, professor de alemão e apaixonado pela filatelia – a arte de colecionar -, viu a oportunidade de desenvolvimento do país através da aposta no colecionismo.

A filetelia de notas é considerada um dos negócios com maior crescimento nas vendas de lembranças por turistas que visitam diversos países e tem vindo a atrair colecionadores. A ideia surgiu em 2015 pela mão de Richard Faille, em França, e já existe em países como a Espanha, Alemanha, Bélgica, Suíça, Países Baixos e Áustria.

A circulação da nota de zero euros em Portugal foi autorizada pelo Banco Central Europeu (BCE) no início deste mês. De acordo com a Euro Souvenir Portugal, já não podem ser feitas mais reservas deste tipo de notas.

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