Alemanha emite notas de zero euros para turistas – com autorização do BCE

O Banco Central Europeu autorizou a Alemanha a emitir notas de zero euros que não servem para fazer compras, mas que estão a render bom dinheiro ao estado de Schleswig-Holstein, no norte do país.

Estas notas de zero euros estão à venda por 2,50 euros cada e destinam-se a turistas e coleccionadores. Mas não se pense que se trata apenas de um mero papel a imitar os euros de verdade. Estas notas sem valor algum incluem todo o sistema de autenticação dos euros com valor, incluindo as marcas de água, o selo holográfico, os filamentos de segurança e os relevos.

O Governo da Alemanha teve que aprovar um projecto de lei especial para poder emitir estas notas de zero euros e que recebeu luz verde do Banco Central Europeu.

A primeira edição destas notas sui generis incluía cinco mil exemplares que esgotaram por completo em menos de 24 horas, conforme se anuncia na página do Facebook do turismo de Kiel, a capital do estado de Schleswig-Holstein, onde nasceu a ideia.

A segunda edição das notas de zero euros estará nas bancas daqui a cerca de um mês e as expectativas dos responsáveis de Keil é que esgote tão depressa como a primeira.

“As lembranças não são apenas um negócio importante, também representam uma imagem positiva de uma cidade. Esta nota pouco habitual, com um dos mais importantes pontos de interesse de Kiel, é verdadeiramente especial, única para turistas e, ao mesmo tempo, um valioso item para coleccionadores“, nota o director de marketing do turismo da cidade alemã, Uwe Wanger, citado no portal do serviço.

As primeiras notas colocadas à venda incluíam uma ilustração do navio alemão Gorch Fock II, uma das atracções turísticas de Kiel, e imagens de alguns monumentos europeus, como a Torre Eiffel, o Coliseu de Roma e a Sagrada Família.

SV, ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here