Sexta-feira, Maio 30, 2025
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Cidade do México pondera celebrar o Dia dos Mortos virtualmente

A Cidade do México pondera celebrar o habitual desfile do Dia dos Mortos, celebrado a 2 de novembro, virtualmente devido à pandemia de covid-19.

Em declarações aos média locais, a diretora do Fundo de Promoção Turística da Cidade, Paola Félix Díaz, disse que esta é uma das opções em cima da mesa para realizar o evento, observando que no desfile do ano passado compareceram mais de 2 milhões de pessoas, tendo a celebração também sido transmitida ao vivo.

Félix Díaz sublinhou que este símbolo nacional representa uma oportunidade de prestar homenagem às pessoas que morreram na sequência da covid-19, sendo simultaneamente “um lembrete de todas as tradições que não podem ser travadas”.

“No final, o importante será mudar o que é este grande desfile na Cidade do México, que gera impactos muito significativos a nível internacional”, defendeu.

A transmissão virtual é apenas uma das hipóteses que estão a ser estudadas pelas autoridades. O México considera também drive-ins ou passeios de carro para celebrar a festividade, que todos os anos leva milhares de turistas à cidade.

A pandemia de covid-19 não parece dar tréguas em território mexicano, que atingiu esta quinta-feira mais de 40.000 vítimas mortais. O Presidente mexicano tem desvalorizou a importância do uso de máscara para conter o vírus.

“Se a máscara fosse uma opção para a reativação da economia, passaria a usá-la imediatamente”, disse López Obrador, citado pela agência Associated Press. “Mas não é assim. Sigo as recomendações dos médicos, dos cientistas”, acrescentou o governante.

// ZAP



Diminuição de viagens à escala mundial fez uma vítima inesperada

Jetstar / Flickr

O número de viagens realizadas em todo o mundo caiu drasticamente por causa da pandemia, fazendo uma “vítimas” inesperada: a previsões do tempo.

Desde que a pandemia de covid-19 se começou a alastrar pelo globo, milhões de pessoas viram-se obrigadas a confinar ou a reduzir os seus contactos pessoais para evitar contrair ou propagar a doença, que nasceu em dezembro passado na China.

Viajar tornou-se numa atividade não essencial. Por isso, milhares de voos e trajetos habitualmente percorridos por navios foram cortados à escala global, tendo havido mesmo empresas que suspenderam toda a sua atividade durante algumas semanas.

Neste efeito dominó, ficaram também afetadas as previsões do tempo e a própria agricultura, consequências menos óbvias fruto da pandemia.

Isto acontece porque, em tempos normais, muitos dos milhares de aviões e navios que cruzam o planeta a transportar pessoas e/ou cargas estão equipados com instrumentos sensíveis capazes de recolher uma série de informações com valor científico sobre o ambiente, explica o portal Scientific American.

Temperatura do ar e do oceano, velocidade do vento e humidade do ar são alguns dos parâmetros que estes meios de transporte ajudam normalmente a recolher e que posteriormente são utilizados pelos cientistas para realizar previsões meteorológicas e projeções climáticas em todo o mundo.

Face à abrupta queda nas viagens mundiais, os especialistas mostram-se preocupados, defendendo que a diminuição no número de viagens está a afetar as suas previsões.

Um estudo científico, publicado recentemente na revista científica especializada Geophysical Research Letters, sugere que o declínio mundial de voos teve um preço: as previsões do tempo tornaram-se menos precisas e as viagens foram um fator importante.

O principal autor do estudo, Ying Chen, da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, defende que não se trata apenas da inconveniência de ter previsões menos exatas.

Muitos agricultores, por exemplo, dependem destas mesmas previsões para proteger as suas plantações. Da mesma forma, há várias empresas de serviços públicos que estimam a quantidade de energia que será consumida num determinado dia com base em previsões de temperatura. Numa onda de calor, a procura por eletricidade tende a subir à medida que as pessoas utilizam os seus aparelhos de ar condicionado.

Se as empresas não conseguirem equilibrar com precisão a energia gerada face à energia consumida, esta situação “pode afetar a estabilidade da rede elétrica“, exemplificou o cientista da universidade britânica, citado pelo Scientific American.

O mesmo parece ter sido registado no mar: uma investigação recente do Global Ocean Observing System, uma iniciativa de monitorização oceânica das Nações Unidas, sugere que vários programas de observação oceânica foram afetados durante a pandemia.

ZAP //



Veneza reduz número de pessoas autorizadas a andar nas famosas gôndolas. Turistas estão mais gordos

Hostelworld.com

A pandemia de covid-19 colocou um fardo pesado no vasto setor do turismo de Veneza, em Itália. Agora, à medida que a cidade emerge do confinamento, há outro tipo de peso que é preciso aliviar nas famosas gôndolas.

Uma nova restrição vai fazer com que a capacidade máxima nas famosas gôndolas de Veneza seja reduzida de seis para cinco. E não é o distanciamento social que motivou a mudança – é o peso médio crescente dos turistas.

“Nos últimos dez anos, mais ou menos, os turistas pesam mais – e, em vez de fazê-los peaar-se numa balança antes de entrar, estamos a limitar o número”, disse Andrea Balbi, presidente da Associação de Gôndolas de Veneza, em declarações à CNN.

A mudança aplica-se aos barcos finos de Veneza, que deslizam ao longo dos seus pequenos canais. A ocupação máxima nas gôndolas maiores, que servem principalmente como táxi no Grande Canal, também foi reduzida de 14 para 12.

Segundo Balbi, cargas mais pesadas significam que as gôndolas absorvem a água, dificultando a navegação dos gondoleiros.

Em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, Raoul Roveratto, presidente da associação de gondoleiros substitutos – um grupo que representa gondoleiros menos experientes – não mediu as palavras para falar do assunto.

“Vêm de alguns países, são como bombas a entrar e quando [o barco] está totalmente carregado, o casco afunda e a água entra”, explicou Roveratto. “Avançar com mais de meia tonelada de carne a bordo é perigoso”.

Atualmente, Veneza tem 433 gondoleiros e 180 substitutos, mas recentemente reduziu o número de gôndolas em serviço devido à pandemia e ao declínio acentuado dos turistas. A quarentena em Itália permitiu até que a água do canal ficasse visivelmente mais clara, devido à redução maciça do tráfego.

No entanto, o país está a voltar timidamente à normalidade e Veneza já está a trabalhar para receber turistas. No início deste mês, a União Europeia concordou com um conjunto de recomendações que permitirão que viajantes de fora do bloco visitem novamente.

Os gondoleiros em Veneza devem passar por um exame rigoroso para obter uma licença ou usar uma que passada de pai para filho.

Os gondoleiros não são o primeiro grupo de trabalhadores da indústria de viagens a fazer alterações com base no peso dos seus clientes. Em 2018, a Grécia proibiu turistas de montarem burros na ilha de Santorini, depois de ativistas terem reclamado que os animais estavam a sofrer lesões na coluna vertebral.

ZAP //



Dos Açores para o mundo

Bensaude Hotels Collection

Falar nos Açores e na ilha de São Miguel é falar, impreterivelmente, no mágico vale das Furnas, uma cratera de 7 quilómetros de diâmetro, envolta num misticismo primordial, no fantástico e centenário Parque Terra Nostra e no hotel único, do qual herda o nome: o Terra Nostra Garden Hotel.

Não estamos a exagerar nos adjetivos: o Terra Nostra Garden merece estes e muitos mais, e não somos só nós que o afirmamos.

O hotel está nomeado pelos World Travel Awards 2020 (apelidados de Óscares do Turismo mundial) pela sétima vez consecutiva, na categoria de Portugal’s Leading Boutique Hotel, e já trouxe o prémio para as Furnas três vezes. As votações são feitas online e estão agora a decorrer – votar demora meros minutos.

Bensaude Hotels Collection

O hotel icónico, que prima por oferecer experiências que dificilmente conseguirá vivenciar noutro destino, insere-se num dos melhores “Green Retreats” do mundo, uma distinção feita pela Condé Nast Traveler.

O Parque Terra Nostra é um jardim botânico nascido no século XVIII, de uma beleza inebriante. É um ex-libris de cartão postal, ou melhor, de fotos dignas das mais exigentes contas nas redes sociais.

No exterior, em pleno parque, o ambiente romântico é criado por um canal serpentiforme, várias grutas, avenidas de buxo e caminhos ladeados de laranjeiras, uma das maiores coleções de camélias do mundo, com mais de 600 variedade, algumas delas só existentes ali mesmo.

A flora endémica dos Açores convive lado a lado com plantas nativas de países de outros continentes. Passear por este parque é quase como dar a volta ao mundo.

Bensaude Hotels Collection

Também as águas minerais férreas quentes maravilham e cativam os visitantes. O tanque de água termal, de grandes dimensões, e os recentes jaccuzzis naturais são uma paragem obrigatória para quem deseja sentir na pele a natureza açoriana no seu estado puro.

E damos-lhe uma dica: se estiver instalado no Terra Nostra Garden Hotel pode usufruir destas águas a qualquer hora – e só esta experiência magnífica merece o nosso voto.

Bensaude Hotels Collection

Já no interior do hotel, as duas alas oferecem ambientes distintos, com a mesma vista frontal para o parque: na ala Art Déco, a decoração chega-nos dos anos 30 do século XX; se preferir, poderá optar pela nova ala, nascida da renovação de 2013.

Para desfrutar tanto do espaço interior, como do exterior, o Terra Nostra Garden Hotel disponibiliza ainda outras experiências, como viagens botânicas pelo Terra Nostra, guiadas pelos agrónomos que cuidam do parque, ou mesmo piqueniques no jardim, preparados pelo hotel.

O bar The Gardener, com a sua paisagem sublime, merece ser desfrutado tranquilamente, bem como o restaurante TN e o seu maravilhoso cozido das Furnas, entre muitas outras iguarias confecionadas com ingredientes regionais.

Bensaude Hotels Collection

Por todas estas razões se conclui que não, não exagerámos nos adjetivos. E somamos ainda outros: exuberante, maravilhoso, inesquecível. Quer tenha já visitado o hotel, quer este esteja na sua lista de desejos, não deixe de votar Terra Nostra Garden Hotel nos World Travel Awards 2020 e de o eleger como o melhor entre os melhores.

aeiou //



Uma viagem às slots com temática de futebol mais divertidas para si

Sabia que, de acordo com um relatório publicado pela Nielsen Sports, Portugal está entre os quatro países na Europa onde mais se assiste a futebol? Ou seja, se é português, é quase garantido que terá um gostinho pelo desporto dentro de si. Se acha que encaixa, e se é fã de slot machines, então este é o artigo perfeito para si.

Aqui verá sugestões dos slots para diversão com tema à volta do futebol, seja para passar o tempo com duas das suas atividades preferidas envolvidas, seja para ganhar dinheiro.

Não deixe também de consultar análises e listas dos melhores casinos online em Portugal, se é um interessado na indústria do jogo!

Football Glory

Se for fã de slots, é provável que já conheça a Yggdrasil. Pois bem, a produtora sueca criou esta slot para os aficionados do desporto mais conhecido do mundo, com um payout máximo de 4000x a aposta inicial! Existe também uma ronda extra chamada Super Star Mode onde pode marcar um penálti que, tal como na vida real, é um risco que quase sempre compensa. Daí chamar-se “grande penalidade”! O Return To Player (RTP) desta slot ronda os 96%.

All Win FC

Prefere as slots não tanto pelas apostas, mas sim pela maluquice e resultados inesperados? Então uma das slots de futebol que não pode perder é a All Win FC, da Microgaming. Possui um RTP surpreendentemente alto, de 96,12%, e uma alta volatilidade. A melhor característica deste slot são os free spins, ou rodadas grátis, onde verá símbolos Wild que se expandem, entre outras funcionalidades vistosas.

Football Superstar

Tal como o nome indica, nesta slot vão aparecer craques famosos do futebol. É uma slot simples e colorida. As funcionalidades extras que se destacam são os free spins e um Wild, nada por aí além.

Se gosta de ler críticas e análises de slots e outros jogos de casino, não deixe de seguir o escritor expert Martim Nabeiro. Sendo um perito da indústria do jogo, Martim é um autor experiente e um crítico consistente.

Super Striker

Esta é uma slot da NetEnt. Com algumas funcionalidades que dão que falar, o payout máximo deste slot é de 5000x a aposta inicial. Vai precisar de algum tempo para usufruir de tudo o que este slot tem para oferecer. Existem nada mais nada menos que cinco níveis diferentes, cada um com free spins e multiplicadores que aumentam a cada nível que passa. Semelhante às outras na lista, esta é mais uma slot com cerca de 96% de RTP, a porcentagem média de retorno do dinheiro investido ao jogador.

 

The Champions

Sabia que o hino da Champion’s League foi inspirado numa composição do músico barroco Georg Friedrich Handel, chamada “Zadok the Priest”? Pode já ter ouvido a expressão “The Champions” na música da Liga dos Campeões, mas este jogo não é de todo vulgar nesta lista. Nesta slot pode mesmo marcar golos ao selecionar um alvo numa das rodas. Com cada golo que marcar, um multiplicador aumentará a sua aposta inicial em 20 vezes.

Knockout Football Rush

Esta é uma sequela do jogo “Knockout Football”, ambos desenvolvidos pela Habanero. É mais um jogo com uma mecânica de penáltis que lhe multiplicará a aposta inicial em 60 vezes. Também tem símbolos Wild e “sticky Wilds”, e ainda um RTP de 96,8%. Não é muito diferente da maioria das slots nesta lista, mas não deixe de a conferir, se gostar de jogar slots por diversão.

Shoot!

Esta slot da Microgaming foca-se em símbolos que lhe trarão nostalgia, se se lembra dos dias do Pelé, de Cruyff ou de Beckenbauer. Alguns dos símbolos do jogo também representam os cromos colecionáveis que eram tão famosos na altura. Talvez esta slot lhe traga lágrimas aos olhos, quando jogar e recordar esses dias dourados de felicidade que já passaram, e não voltam.

A nossa recomendação

Não se esqueça que a maioria destas incríveis slots podem ser jogadas de forma gratuita! Claro que, na maioria dos casinos online, terá de registar-se e efetuar um depósito. Felizmente a maioria dos casinos oferece bónus de boas-vindas, que é muitas vezes uma estratégia para cativar novos jogadores.

De facto, ficaria surpreendido com as técnicas que muitos casinos usam para manter os seus jogadores interessados, ou para apelar a novos jogadores. Se quiser ter uma ideia sólida e estar um passo à frente desses mesmos casinos, visite esta página que lhe dirá como identificar as técnicas de marketing que os mesmos usam.

Conclusão

A diversão é garantida, com esta seleção de slots de futebol que preparámos para si. De que está à espera? A vitória está a um spin de distância!

aeiou //



O ETIAS e o Brexit vão mudar o turismo europeu para sempre ??

Nos próximos anos, ETIAS e Brexit são duas expressões que os viajantes vão ouvir muito  Afinal, há várias coisas a mudar no universo das viagens e turismo, ainda mais na Europa.

Tanto o Reino Unido como os países da UE estão a planear novos sistemas de isenção de visto que devem afetar o modo de entrada nas suas fronteiras. Neste artigo, vamos explicar as novas medidas que os turistas brasileiros podem ter que adotar em férias na Europa.

O que é exatamente o ETIAS ?

ETIAS significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem. Trata-se de um novo tipo de autorização de viagem, que será necessária para todos os visitantes provenientes de países de fora da UE que chegarem ao Espaço Schengen. Espera-se o lançamento total em 2022, com obrigatoriedade para visitantes de países como EUA, Canadá e, claro, Brasil.

Apesar da necessidade de obter uma autorização ETIAS antes de ingressar em um dos 26 países no Espaço Schengen, o cadastro não será um processo complicado.

Em primeiro lugar, todo o sistema será gerenciado online. Você só terá de preencher um formulário de pedido pela internet, enviando algumas informações pessoais e dados de identificação, tais como constam em seu passaporte.

A expectativa é que a aprovação da viagem seja concedida logo, em até 24 horas. Porém, para evitar atrasos, as solicitações devem ser enviadas até 72 horas antes da partida.

Os brasileiros que seguirem corretamente os requisitos do ETIAS vão receber uma isenção eletrônica do visto para entrada na Europa por até 3 meses. Ela terá validade de 3 anos ou até a expiração do passaporte (o que acontecer primeiro) e permitirá que você visite o continente histórico quantas vezes quiser, com finalidade de turismo ou negócios.

Por Que o ETIAS Está Sendo Implementado?

O ETIAS foi desenvolvido como parte do objetivo da União Europeia de aprimorar a segurança do Espaço Schengen.

Ele pré-avalia os passageiros que cruzariam as fronteiras externas da área de 26 países. permitindo que as forças de segurança bloqueiem o ingresso daqueles com intenções criminosas. Isso vai tornar a Europa bem mais segura, tanto para os residentes quanto para os turistas estrangeiros.

Como o Brexit Vai Afetar as Viagens pela Europa?

O Brexit tem causado preocupação em muitos viajantes que vão à Europa. Com a saída do Reino Unido da União Europeia, deve haver diversas mudanças na jornada de europeus e britânicos pelo continente.

A boa notícia é que, até agora, nada indica mudanças para os brasileiros que vão ao país a turismo. O Reino Unido tem um acordo de visto liberado para o Brasil, permitindo o ingresso dos nossos cidadãos apenas com o passaporte, no caso de férias ou viagens curtas.

Todavia, o Reino Unido vem desenvolvendo um novo sistema de isenção de visto, o eTA UK. A expectativa é que ele só seja necessário para europeus em visita a terras britânicas. Mas ainda é possível que isso se estenda a outras nacionalidades nos próximos anos.

O Que Terei de Fazer ao Viajar à Europa a Partir de 2022?

Em 2022, você pode ter mais etapas a realizar antes de viajar ao continente europeu. Para lhe ajudar no preparo adequado de uma viagem a um país da UE ou ao Reino Unido, nós resumimos as providências que devem ser tomadas antes de sua partida

Viajando ao Espaço Schengen

Boa notícia: nada vai mudar no próximo ano. Você continuará precisando apenas de seu passaporte brasileiro para visitar a Europa. No entanto, o ETIAS entrará em vigor em 2022.

Depois disso, ao se preparar para ingressar em um país do Schengen, você vai ter que se cadastrar no ETIAS antes da chegada, como explicaremos a seguir. Isso significa que você precisará informar às autoridades por qual país vai entrar nesse espaço livre-de-passaporte e concluir o processo para obter a isenção de visto.

Será requisitado que companhias aéreas confiram a aprovação do ETIAS dos passageiros antes da partida. Portanto, quem não o tiver pode ser impedido de voar para a Europa.

Na chegada, os guardas da fronteira vão verificar se o passaporte e a autorização ETIAS estão em ordem e na validade. Lembre-se que você deve viajar com o mesmo passaporte do cadastro. Caso contrário, sua isenção de visto será considerada inválida.

Com tudo correto nessas checagens, você será autorizado a entrar no Espaço Schengen e poderá visitar todos os 26 países da área livre de fronteiras sem ter que passar por outros controles de imigração.

Viajando ao Reino Unido Depois do Brexit

No momento, não há expectativa de mudanças quanto ao ingresso de brasileiros no Reino Unido. Basta entrar na fila de imigração ao chegar ao país, como acontece normalmente.

Seu passaporte será checado por um funcionário da Força de Controle de Fronteiras. Você também terá que demonstrar que está visitando o país como turista, comprovando que tem um seguro de viagem válido e um voo de saída programado. Estando tudo correto, você terá permissão para entrada no país.

Porém, é importante lembrar que a partir de 2022 você deve fazer o cadastro no ETIAS se estiver indo do Reino Unido para a Europa na sequência de sua viagem. O Reino Unido não faz parte do Schengen e nem da UE, portanto, você precisa ter essa autorização de viagem ao chegar à União Europeia

Com o avanço da tecnologia, as mudanças na forma de viajar se tornam inevitáveis. Ao estarem preparados para as novidades do Brexit e a implementação do ETIAS, os turistas brasileiros vão poder desfrutar com facilidade e segurança a experiência de viajar à Europa.

aeiou //



Aeroportos europeus só preveem voltar ao normal em 2024

SXC

O Conselho Internacional de Aeroportos na Europa (ACI Europe) diz que a recuperação do tráfego aéreo de passageiros para os níveis registados em 2019, antes da pandemia de covid-19, não deve acontecer antes de 2024.

A previsão deste organismo foi agora revisto para um ano mais tarde, face ao que tinha previsto há um mês, noticiou a agência Efe. Será um ritmo mais lento do que gostaríamos”, destacou o diretor do ACI Europe, Olivier Jankovec, em comunicado, responsabilizando um levantamento de restrições às viagens descoordenado.

O ACI assinalou também que o tráfego aéreo de passageiros em junho caiu 93% em comparação com o mês homólogo no ano passado, apesar de um ligeiro aumento face aos números de maio, que tiveram um decréscimo de 98%. Os aeroportos europeus receberam apenas 16,8 milhões de passageiros em junho, face aos 240 milhões no mesmo mês em 2019.

Estas infraestruturas devem perder um total de 1.570 milhões de passageiros em 2020, o que significará um decréscimo de 64% em comparação com o ano passado. Já a quebra de receitas estima-se num total de 32.400 milhões de euros, uma diminuição de 67%.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 585 mil mortos e infetou mais de 13,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

As medidas para combater a pandemia paralisaram setores inteiros da economia mundial e levaram o Fundo monetário Internacional a fazer previsões sem precedentes nos seus quase 75 anos: a economia mundial poderá cair 3% em 2020, arrastada por uma contração de 5,9% nos Estados Unidos, de 7,5% na zona euro e de 5,2% no Japão.

// Lusa



Companhias aéreas pedem ajuda “de joelhos” aos passageiros

Pai Shih / Flickr

A Associação Internacional de Transportes Aéreos pede aos passageiros que aceitem o reembolso das viagens canceladas em forma de créditos em vez de solicitarem o dinheiro.

As companhias aéreas “estão a pedir de joelhos” a ajuda dos passageiros, aceitando crédito, em vez de solicitar o reembolso pelos voos cancelados devido à crise sanitária, disse, esta quarta-feira, o diretor geral da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).

“Nós estamos a pedir ajuda aos passageiros (…), é verdade, e estamos a pedir ajuda ‘de joelhos’”, afirmou Alexander de Juniac, diretor geral da IATA.

As companhias aéreas apoiadas por França e por outros Estados europeus estão a reembolsar o valor das passagens para voos cancelados “na forma de créditos” e prometem um reembolso em dinheiro – se os consumidores exigirem –, mas com um atraso de pelo menos nove meses devido à grave situação financeira atingida devido à crise provocada pela pandemia de covid-19.

As regras europeias, no entanto, concedem aos passageiros o direito a um reembolso em duas semanas. A posição das empresas do setor tem sido fortemente criticada pelas associações de defesa do consumidor.

Entretanto, Bruxelas iniciou um processo de infração contra dez países da União Europeia, no início de julho, para defender o direito de reembolso aos viajantes em caso de cancelamento de estadias devido à epidemia global do novo coronavírus.

“Ainda estamos a tentar conseguir da Comissão Europeia a possibilidade de apresentar ativos para (…) adiar o reembolso”, disse De Juniac, reconhecendo que se trata de uma posição “difícil” e que “não é apreciada por todos”.

“Por que pedimos isto? Não é por prazer. A nossa atividade pretende agradar os passageiros e não apresentar dificuldades e problemas, especialmente problemas financeiros. Mas (…) a situação financeira das empresas está num estado absolutamente apocalíptico”, disse o responsável da IATA e ex-presidente do Conselho de Administração da empresa Air France-KLM.

// Lusa



Noites grátis, 3.000 dólares se for infetado e vouchers. Há países a tentar atrair turistas em tempos de pandemia

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia. A chegada dos visitantes está a ser prejudicada e há países a tentar atrair turistas.

Desde que o mundo se fechou em casa, em março, muitas pessoas começaram a fazer uma lista mental de todos os lugares que querem visitar quando recuperarem a total liberdade no pós-pandemia.

Agora que as fronteiras estão a reabrir e as restrições estão a ser levantadas, a perspetiva de viajar tornou-se real, outra vez.

O impacto da covid-19 no setor do turismo revelou a importância deste para a economia mundial. Este verão, o número de viajantes é o mais baixo de sempre, pelo que há países a recorrer a ofertas para tentar atrair os que se atrevem a viajar.

De acordo com a CNN, a região caribenha do México lançou um programa de 2×1: por cada duas noites num hotel, o turista terá direito a duas noites grátis ou por cada dois dias de carro alugado, terá direito a outros dois.

Já a Sicília tem ao dispor um programa de vouchers para apoiar o turismo local, uma medida na qual prevê gastar cerca de 84 milhões de dólares. Segundo o Insider, a ilha italiana anunciou o pagamento de metade dos custos dos voos e um terço das despesas com hotéis aos visitantes.

No caso do Chipre, a oferta é um pouco diferente, uma vez que se aplica aos visitantes que fiquem infetados com o novo coronavírus. Neste caso, conforme realça o DN, alojamento, alimentação e cuidados de saúde estarão a cargo do país. Da mesma forma, o Usbequistão garante uma indemnização de três mil dólares a quem ficar doente.

A Islândia, à semelhança da Madeira, oferece testes grátis a todos os que chegam. Se o turista testar positivo, terá que ficar 14 dias em quarentena.

Já a Grécia apostou no corte dos impostos sobre o setor dos transportes. Na prática, tal medida deve significar uma diminuição dos preços dos voos para o país.

ZAP //



Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da covid-19.

“No mês em que a Uber celebra seis anos de operação em Portugal, a aplicação vai passar a ter cobertura em todo o país“, pode ler-se num comunicado.

No entender da empresa, motoristas e parceiros de serviços de transporte em veículos ligeiros de passageiros descaracterizados (TVDE) passam a ter acesso a mais oportunidades económicas num ano em que muitos portugueses vão passar as suas férias em Portugal.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a Uber clarificou que a operação abrangerá todos concelhos. “Quando dizemos todo o território nacional referimo-nos a todos os concelhos. Neste momento, a Uber permite que qualquer motorista TVDE possa operar seja qual for a zona do país”, salientou.

Citado no comunicado, o diretor-geral da plataforma em Portugal, Manuel Pina, considerou que a medida é uma forma de os motoristas ajudarem as comunidades locais, referindo que a aplicação pode ser vista como “uma oportunidade económica”.

“Numa altura em que precisamos de flexibilidade e inovação para ultrapassar a crise, queremos que todos possam ter acesso aos nossos serviços, estejam onde estiverem”, realçou, lembrando que a Uber não terá “a mesma rapidez em todas as localizações”.

De acordo com Manuel Pina, a fiabilidade de serviço em todas as regiões será aumentada de forma gradual.

“Queremos pôr a nossa tecnologia ao serviço de todo o país, seja para oferecer viagens mais seguras e acessíveis, para enviar encomendas e bens de primeira necessidade ou apoiar a mobilidade de populações que normalmente têm menos acesso a serviços essenciais”, afirmou o dirigente.

Segundo a Uber, fora dos grandes centros urbanos, a aplicação vai permitir o registo de novos parceiros com veículos elétricos e não elétricos, devido a constrangimentos no acesso a carregadores.

Com mais de três milhões de downloads desde a chegada a Portugal, a Uber recordou ainda que, a partir de 16 de julho, a plataforma vai aceitar apenas veículos elétricos nas maiores cidades do país.

“A regra é aplicável a novos veículos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, distritos de Braga e de Faro relativamente ao principal serviço UberX, bem como ao Comfort. Os parceiros vão poder continuar a adicionar veículos não elétricos no caso de substituição de um veículo já registado na plataforma ou para os serviços Uber Black ou UberXL”, concluiu a empresa, no comunicado.

// Lusa



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