O parque de diversões Cedar Point, localizado em Sandusky, Ohio (EUA), promete proporcionar uma experiência inesquecível aos visitantes. O espaço vai inaugurar a sua nova montanha-russa – a Valravn Birdseye – em maio de 2016, com a qual irá oficialmente bater 10 recordes mundiais de uma única vez.
Apesar de ser relativamente pequeno, o Cedar Point tem encontrado espaço no decorrer dos anos para criar algumas das montanhas-russas mais aterrorizantes nas quais poderia entrar.
Com um trajeto de mais de 1 km, a Valravn Birdseye vai continuar essa tradição de bater recordes, com os seus 65 m de altura e uma queda inicial de 90º que faz a montanha-russa atingir mais de 120 km/h.
Projetada e construída pela Bolliger & Mabillard, de Monthey, na Suíça, a Valravn Birdseye é a centésima montanha-russa que a empresa cria, e com ela o Cedar Point baterá 10 recordes mundiais diferentes:
- Montanha-russa de queda (“dive coaster”) mais alta (67 m)
- Montanha-russa de queda mais rápida (120 km/h)
- Montanha-russa de queda com trajecto mais longo (1 km)
- Maior número de inversões numa montanha-russa de queda (três)
- Maior queda numa montanha-russa de queda (65 m)
- Maior inversão numa montanha-russa de queda (50 m)
- Maior número de montanhas-russas com mais de 60 m de altura em um parque de diversões (5)
- Maior número de brinquedos num parque de diversões (72)
- Maior número de trilhos de ferro de montanhas-russas num parque de diversões (15,88 m de altura/15,93 km de distância)
- Maior número de trilhos de montanhas-russas num parque diversões (18,32 m de altura/18,34 km de distância)
Para quem não mora nos EUA, ou não aguente esperar até 2016, o Cedar Point criou uma versão em realidade virtual da Valravn Birdseye, onde é possível vê-la no navegador ou usando um headset VR por um app que já está disponível para download.