Parque de esculturas subaquático vai ser inaugurado em Miami

(dr) OMA

Miami vai servir de casa para um novo parque de esculturas subaquático como nunca viu. O ReefLine é projetado para servir como um recife artificial e vai estar disponível a receber visitantes em dezembro de 2021.

Por esta altura, ainda apenas o primeiro quilómetro estará disponível, embora no futuro se venha a expandir até mais de 11 quilómetros.

A ideia partiu de Ximena Caminos, que percebeu que recifes artificias podem ser podem ser colocados em South Beach, Miami, para ajudar na reposição da sua população de corais.

“Eu pensei: ‘E se criássemos um recife desenhado por artistas?'”, disse Caminos à CNN. “Sempre me interessei em como podemos combinar arte e ciência para abordar questões de sustentabilidade”.

As colónias de recifes de coral promovem a biodiversidade e cerca de um quarto dos peixes dos oceanos dependem delas para sobreviver. O contínuo aquecimento das águas devido ao aquecimento global tem feito com que, cada vez mais, os recifes de coral na Flórida estejam a perder a cor. O problema não é endémico e afeta todo o mundo.

O novo parque ReefLine vai consistir em unidades modulares de cimento, com instalações de arte específicas do local ao longo da costa. Arquitetos, biólogos marinhos, investigadores e engenheiros estão a trabalhar juntos para tornar isto possível.

“A equipa tem que ser interdisciplinar”, disse Caminos. “Artistas, arquitetos, cientistas, conservacionistas e funcionários públicos estão a reunir-se para criar este jardim de esculturas subaquático que vai formar o recife artificial, ajudando a promover o crescimento dos corais destruídos da área e aumentar a resiliência costeira”.

Os primeiros artistas a estrearem as suas obras no ReefLine serão o japonês Shohei Shigematsu, que é o arquiteto responsável por desenhar o parque, e o artista argentino Leandro Erlich. Na próxima fase do projeto, juntam-se obras do artista brasileiro Ernesto Neto e da argentina Agustina Woodgate.

“É uma forma totalmente diferente de experimentar arte”, disse Caminos. “A água também vai proporcionar uma mudança de perspetiva e gravidade. Arquitetos e designers estão muito entusiasmados com essas oportunidades que mudam as perspetivas”.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here