Restaurante de Hong Kong torna-se exemplo mundial na luta contra a pandemia

Um grupo de restaurantes em Hong Kong criou um manual com orientações para lidar com a pandemia de covid-19 que está agora a ser seguido por restaurantes em todo o mundo.

De acordo com o site Business Insider, a cadeia de restaurantes Black Sheep foi uma das várias empresas em Hong Kong que teve de encontrar soluções para enfrentar a pandemia de covid-19.

“Tivemos de nos perguntar: Quais são as condições que precisamos para manter os nossos restaurantes abertos? Porque fechá-los significava o total fracasso financeiro da empresa”, explicou o co-fundador do grupo, Syed Assim Hussain.

Então, a equipa resolveu criar um manual com várias orientações, que deviam ser rigorosamente seguidas pelos mil funcionários distribuídos pelos 23 restaurantes. Entre as medidas estão, por exemplo, a verificação da temperatura à chegada dos estabelecimentos e a lavagem das mãos a cada 30 minutos.

Na lista de regras também está banido todo e qualquer contacto físico, como é o caso dos apertos de mãos, explica o site norte-americano, acrescentando que não demorou muito para que a empresa começasse a receber telefonemas de outros restaurantes de Hong Kong, que tinham ouvido falar do manual e queriam ajuda.

A cadeia de restaurantes decidiu tornar este manual público e, agora, o sucesso está a ser tanto que o guia já é seguido por restaurantes em todo o mundo, tendo sido já traduzido em quatro línguas.

A equipa também foi convidada pelo Governo de Hong Kong para aconselhar as autoridades e, pelo menos, metade das normas contidas neste manual são agora regra para todos os restaurantes da cidade.

“A resposta tem sido fenomenal, recebemos centenas de emails e mensagens através das redes sociais de donos de restaurantes que estão a usar o manual, desde estabelecimentos no Brasil até ao Japão”, declarou Hussain.

Há uns dias, também ficou a conhecer-se o projeto de um casal sueco que, inspirado pela pandemia, decidiu abrir um restaurante peculiar, onde apenas pode comer uma pessoa de cada vez e sem ter nenhum contacto com os funcionários.

ZAP //

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