O Turismo de Portugal anunciou a intenção de convidar o adepto francês consolado por Mathis, a criança luso-descendente cujo gesto, após a conquista lusa no Euro 2016, percorreu o mundo.
A autoridade responsável pela promoção do país, que também endereçou a Mathis o mesmo convite, desconhece ainda a identidade do jovem que surge no vídeo.
O Turismo de Portugal está à espera dessa mesma identificação, “de forma a conseguir chegar até ele e convidá-lo a visitar Portugal”, escreve numa nota enviada à agência Lusa.
“Queremos dar-lhe a oportunidade de viver o genuíno acolhimento dos portugueses como prova o gosto que temos em receber bem quem nos visita“, pode ler-se ainda no comunicado.
O gesto de Mathis demonstrou “a forma afável, tolerante e genuína de ser e estar dos portugueses”, conclui Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.
O vídeo, captado pela Euronews, mostra o pequeno a dirigir-se ao adepto gaulês, visivelmente triste pela derrota frente a Portugal (1-0), na final do Euro, e acaba com ambos abraçados.
Graças a este momento, que está a ser partilhado por milhões de pessoas em todo o mundo, já há uma petição online que pede que a UEFA conceda à criança um prémio de “fair play”.
Criado por um cidadão espanhol, o abaixo-assinado considera que Mathis foi o “verdadeiro campeão do Euro” e que deu uma verdadeira lição a todos os amantes de futebol.
Recorde o momento:
ZAP / Move