Um bunker da Segunda Guerra Mundial pode agora ser arrendado como casa de férias

Will Scott

O bunker, localizado no Reino Unido, foi desativado em 1956. Os arquitetos quiseram torná-lo mais acolhedor, mas manter o aspeto original.

Está sem ideias sobre onde passar as suas férias? Um bunker de betão construído no Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial pode ser o seu destino ideal.

O bunker Transmitter foi comissionado no início de 1941 e fazia parte do sistema de radar Chain Home do Reino Unido, que foi a primeira rede de radar de alerta precoce do mundo e teve um papel crucial durante a Batalha da Grã-Bretanha. O bunker foi finalmente desativado em 1956.

Agora, foi transformado numa casa de férias, pela mão do escritório de arquitetura Corstorphine & Wright e dos engenheiros da Symmetrys. Os especialistas trabalharam para manter o aspeto do bunker, mas dar-lhe um ambiente mais acolhedor, com uma nova janela com vista para a costa.

Will Scott

Além de uma grande nova secção envidraçada, criada para parecer um buraco criado por uma bomba em vez de uma janela bem cortada, o exterior do bunker ficou praticamente intacto e está coberto de vegetação. As paredes ásperas de betão também foram deixadas inacabadas.

O interior mede 60 metros quadrados, muitos dos quais são ocupados por uma ampla sala de estar, que inclui um fogão a lenha. A casa conta ainda com uma casa de banho, dois quartos e uma sala de jantar, escreve o New Atlas.

“O design dos bunkers é completamente único e não há detalhes padrão para lidar com tal edifício. A parte mais desafiante do projeto foi o detalhamento para manter o betão interno original, além de isolá-lo e impermeabilizá-lo. No final, a única opção foi expor completamente a estrutura do bunker, isolar e impermeabilizar o prédio por fora”, explica o arquiteto Jonny Plant, diretor da Corstorphine & Wright.

A janela “explosão de bomba” também foi um desafio. “Ao formar a abertura, queríamos jogar com a história do bunker e decidimos formar uma abertura de explosão para o novo envidraçamento, em vez de uma corte simples”, acrescenta.

Will Scott

O bunker está atualmente disponível para estadias curtas. Os preços variam de acordo com a época do ano, mas os preços não são para qualquer carteira. Para duas noites em março de 2024, por exemplo, teria de desembolsar 1050 euros.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here