Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai “nascer” em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá metade do custo de construção de uma casa de tijolos.

Com três divisões e uma área útil de 43 metros quadrados, a casa Prvok od Burinky será construída camada por camada, usando um braço de robô adaptado da indústria automóvel. Esse braço depositará betão especialmente formulado, com fibras de nano-polipropileno, plastificantes e aceleradores de mistura, a uma taxa de 15 centímetros por segundo.

De acordo com o NewAtlas, as paredes serão impressas com camadas interna e externa e, provavelmente, o interior será preenchido com material isolante.

Em 24 horas, o betão vai definir a dureza padrão da fundação da casa e, após 28 dias, o seu endurecimento ficará concluído ao ponto em que seja tão forte como uma ponte. A estrutura e os materiais foram projetados para durar 100 anos.

Esta casa será construída num pontão flutuante, com um piso de madeira ao redor.

O interior será um espaço bastante pequeno para dois, com um quarto, uma sala e cozinha e uma casa de banho.

As paredes assimétricas e em camadas dão uma ideia de como seria uma futura estética doméstica impressa em 3D: em forma livre, sem a necessidade de ângulos retos ou linhas retas.

A casa será equipada com a ecotecnologia necessária: chuveiro com recirculação, teto verde e reservatórios para água potável, sanitária e de esgoto. Além das suas credenciais ecológicas, este tipo de estrutura criará até 20% menos dióxido de carbono do que um prédio de tijolos equivalente e “várias vezes menos resíduos de construção e demolição”.

As habitações impressas em 3D ameaçam instalar-se na sociedade há vários anos, mas ainda estão num estágio embrionário. Além da rapidez com que permite a construção de estruturas, também deve ser super flexível em termos de plantas baixas e projetos externos.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here