21/01/2017

Europa – O que precisa de saber sobre as Estações do Ano

Publicado em 23/07/2012 por em Dicas de viagem

Márcia Nunes

Embora seja difícil prever o tempo na Europa, com algum grau de exatidão, em geral, existe um certo número de situações recorrentes e sazonais. Trata-se de um clima mais ou menos semelhante ao dos estados-membros do nordeste dos Estados Unidos.

 

Poderemos experienciar um dia quente e ventoso em dezembro na Sicília, ou uma onda de frio no verão, na Escócia e provavelmente até ouvir referências a um “tempo estranho” entre Inglaterra e a República Checa.

A Europa tende a ser um pouco mais húmida do que os Estados Unidos no outono, inverno e primavera e mais seca no verão. A chuva é presença constante durante todo o ano em Inglaterra e a neve nos picos dos Alpes.

Prepare-se para todas as variedades de clima, levando consigo roupas que possa vestir em camadas, roupas interiores longas, um guarda-chuva pequeno e fácil de transportar, e roupas leves para os dias mais quentes.

A Primavera é ótima porque…

Behappyaveiro

Durante esta época do ano (entre a época baixa e alta), o tempo tende a ser agradável, mas imprevisível. As temperaturas podem ser frias o suficiente para esquiar nos Alpes, mas quentes o suficiente para nos sentarmos num café com esplanada em Paris ou Roma. A Primavera Europeia pode ser notoriamente inconstante. Prepare-se para a chuva, chuveiros inesperados, ondas de calor repentinas e/ou também um tempo ameno.

As companhias aéreas, geralmente, oferecem preços mais razoáveis nesta época do que no Verão. Não é uma altura do ano que se destaque por ser muito concorrida, nem muito solitária.

As tulipas florescem na Holanda e jardins em Inglaterra e por toda a Europa florescem.

Mas tenha em mente…

No entanto, esta estação está-se a tornar cada vez mais popular, já que os habituais turistas começam a cansar-se da confusão do verão e pretendem aproveitar as taxas reduzidas das companhias aéreas.

A época baixa vai de outubro à Páscoa, e assim no início da primavera, alguns hotéis e atrações poderão estar fechados.

O verão é ótimo porque…

Tiago Rigo

Todos os serviços de atendimento aos turistas estão de braços abertos e acolhedores – esta é a altura da temporada turística, com excepção dos Resorts de Esqui.

Os inícios do verão, especialmente junho e julho, são as alturas mais populares para visitar a Europa. Coloridos festivais folclóricos, música ao ar livre e apresentações teatrais abundam no verão.

As atrações apresentam-se de forma ainda mais atraente através de iluminações à noite, shows de som e luz e performances artísticas.

Mas tenha em mente…

No verão, a Europa poderá ser como uma excursão de um autocarro gigante. Na verdade, as multidões são a maior desvantagem desta época do ano.

Os preços são os mais elevados do ano – especialmente para as passagens aéreas e Hotéis.

Atrações e museus populares têm longas filas, o que significa que poderemos ter de esperar horas para entrar.

As temperaturas realmente aquecem por toda a Europa em agosto, especialmente durante a segunda metade do mês e o ar-condicionado nem sempre está disponível. Os europeus vão para as praias, deixando as transpirantes cidades para os turistas.

No sul da Europa, o calor pode ser intenso durante todo o verão.

O outono é ótimo porque…

xxxrmt

A maior parte dos turistas já viajaram de volta para os seus países, as vinhas amadurecem e o vinho e festivais que celebram as colheitas abundam.

Como na primavera, o outono traz consigo preços razoáveis em companhias aéreas e algumas oportunidades junto de hoteis.

As temporadas de ópera e concertos para as melhores companhias europeias e grandes salas de espectáculos tendem a ter cada vez maior variedade até meados de outono.

Mas tenha em mente…

O tempo pode mudar de repente, com granizo e ondas de frio ocasionais.

Algumas instalações turísticas – Hotéis, restaurantes e alguns pontos turísticos – fecham a temporada em Outubro e Novembro.

O inverno é ótimo porque…

Felice Caruso

Durante a época baixa (desde meados ou fins de novembro até à Páscoa, excluindo semana do Natal), os preços de hoteis e viagens descem, e temos por vezes, igrejas, museus ou até mesmo pequenas cidades só para nós.

O Natal em Paris — ou Roma ou Londres ou Munique ou Madrid ou Veneza — pode ser extremamente bonito e uma experiência para mais tarde recordar.

Interessante, é também a experiência de esquiar nos Alpes suíços e, depois subir de teleférico.

Mas tenha em mente…

Poderá não querer passar as suas férias agasalhado, e a fugir do frio.

Os destinos típicos de Turismo tendem a reorganizar-se durante este período de acalmia. Os Museus reveem e reorganizam as suas exposições, igrejas e monumentos iniciam restaurações ou limpezas, transportes locais, escritórios de turismo e lojas diminuem o seu período de expediente, enquanto que alguns restaurantes e hotéis fecham por uma semana ou até um mês.

Alguns dos destinos mais populares, tais como ilhas, cidades pequenas que vivem do turismo e spas, fecham quase inteiramente.

Que dicas tem para nós?

Também queremos saber. Que conselhos dá aos demais sobre a meteorologia na Europa. Que cuidados deveremos ter? Deixe o seu comentário.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , , , , , , , ,

1 Comentário para “Europa – O que precisa de saber sobre as Estações do Ano”

  1. Danielle Kahl 27 Janeiro 2015 at 13:27 #

    Quero um roteiro sem ser corrido saindo do RJ para Portugal para duas pessoas:Lisboa 4 dias, Fátima 1 dia, região do 5 dias (tenho parentes onde vamos ficar la)-depois partimos para Madrid 4 dias-! Depois para Itália Veneza 4 dias, Roma 4 dias, Florença 3 dias e terminamos em Paris 5 dias. Total 28 dias. Gostaria de saber se em Outubro já é outono por lá. Como ê a temperatura, pois as poucas vezes que fui foram em Julho e agosto.. bem quente. Os traslados entre países poderiam ser feitos por companhias áreas de Low cust e entre as cidades de trem… não sei para a região do Minho como está de transporte. Como estarei com meu padrasto ja idoso, tudo tem que correr de forma tranquila, não da pra ocupar os dias inteiros desde muito cedo com passeios extenuantes. Aguardo. Sei que a TAP oferece os melhores preços, mas se a diferença não for muito grande dou preferência a tap. Quanto a hotéis estou acostumada com a rede arccor e com uma outra que não estou me recordando que oferece preços bem atrativos e é considerada hotéis para executivos… tudo bem padronizado… só em Paris deve ter uns dez hotéis… Aguardo. Grata.


Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais