Norrköping – monumentos e edifícios de raríssima beleza, na Suécia

Norrköping Sweden

Norrköping situa-se no sudeste da Suécia, na província de Östergötland, junto às margens do rio Motala ström em Bråviken, um braço do mar Báltico. Foi fundada em 1350. A força da água e o bom porto foram fatores que ajudaram ao enorme desenvolvimento da cidade que no século XVII já era um enorme centro têxtil, sendo atualmente conhecida como a “Manchester da Suécia”, Pequim” ou Surbullestan, um apelido local para os trabalhadores da indústria têxtil

.

carregue no play para ver fotos

Norrkoping é uma cidade essencialmente industrial, mas numa visita mais atenta pelas ruas da cidade, encontram-se monumentos e edifícios de raríssima beleza, como o edifício Ferro “Strykjärnet” construído em 1916 sobre o rio Motala, em betão armado, com a sua forma peculiar a fazer lembrar um ferro, alojava a indústria têxtil.

Atualmente pode visitar no mesmo espaço, o museu do trabalho, pode observar a escultura de Jan Svenungsson “a chaminé” de 1999, uma chaminé de 14 metros construída em tijolos no meio do rio Motala.

A praça principal de Norrkoping é rodeada de casas do século XVI e XVII. Aqui pode visitar a casa de Tesdorpfska, construída em 1827 pelo comerciante de vinhos Jacob Tesdorf, a Waseska e Eschelsonska, foi construída em 1730 e foi o primeiro banco da cidade.

O teatro Egees Theatre, foi a sede da primeira apresentação em todos os países nórdicos da peça Romeu e Julieta de Shakespeare, em 1776.

A cidade tem uma enorme tradição de teatro e espetáculos onde se destacam o Arbisteatern construído em 1865 e o Östgötateatern, o maior teatro regional da Suécia construído em 1947.

Os museus mais conhecidos da cidade são o Arbetets Museum, onde se pode compreender e conhecer melhor toda a história da cidade e o Stadmuseum onde pode conhecer o dia-a-dia da vida dos trabalhadores da indústria têxtil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here